Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, beBee em Português, Comerciantes e Vendedores Narrador e Dublador • Editora Zona 14/3/2018 · 3 min de lectura · 3,4K

4 Segredos sobre Planejamento de Custos que Você deve Saber

4 Segredos sobre Planejamento de Custos que Você deve Saber

O que é planejamento de custos?

O planejamento de custos é a análise dos gastos relacionados à atividade principal do negócio. Pode envolver a compra de matéria prima ou mesmo de mercadorias, salários, impostos, etc. O principal objetivo é prever os gastos ao longo de um período determinado e criar estratégias para reduzir os custos, auxiliando na precificação dos produtos ou serviços.

O controle de custos é uma atividade essencial para qualquer empresa e é responsável direta pela solidez, lucratividade e durabilidade do negócio.

Como implantar o planejamento de custos na empresa?

O primeiro passo para fazer o planejamento de custos da sua empresa é identificar os gastos fixos e variáveis do negócio. É importante ter uma planilha de orçamento empresarial ou um sistema ERP online para identificar o percentual gasto com cada tipo de custo.

Com a análise dos custos se tornarão visíveis as oportunidades de redução de despesas e otimização de investimentos que podem fazer grande diferença no orçamento da empresa.

O planejamento de custos exige bastante disciplina, não apenas pelo levantamento e registro das informações, mas também pela realização das análises que permitem a identificação das atitudes financeiras cabíveis ao cenário organizacional.

Planejamento de custos e a precificação de produtos

O planejamento de custos é fundamental para estabelecer o preço dos produtos ou serviços prestados pela empresa. Sem o conhecimento de todos os custos envolvidos, o valor praticado pode não ser o ideal e, dependendo do caso, até ser o responsável por problemas financeiros da empresa.

Quando o custo do produto ou serviço é identificado corretamente a empresa pode incluir a margem de lucro e estabelecer um preço justo, que garanta a saúde financeira do negócio.

Caso contrário, o preço praticado se basearia em suposições, que poderiam gerar preços mais baixos do que o ideal, ocasionando o não pagamento dos custos básicos, ou mesmo preços muito acima do necessário, que podem afastar os clientes e reduzir o número de potenciais vendas.

Planejamento de custos e o Marketing Digital

O orçamento é uma das partes essenciais de uma estratégia de marketing digital, pois ele permite a visualização de todos os custos relacionados às atividades de marketing da empresa.

Ter um planejamento de custos de marketing ajuda a manter o plano estabelecido e evitar o surgimento de imprevistos e gastos extras. Além disso, conhecer os valores investidos em marketing digital permite a verificação do retorno do investimento para os mais diferentes aspectos do seu plano.

A estimativa precisa das despesas é essencial para o sucesso dos objetivos, que podem ser medidos através da comparação das despesas reais com os custos projetados. Assim, o planejamento de custos de marketing se torna uma importante referência para estratégias futuras.

Dicas para o planejamento de custos da empresa

1. Tenha um software de gestão empresarial ERP

O controle financeiro e de informações de uma empresa pode ser bastante facilitado com a utilização de um sistema de gestão empresarial integrado. Esse software permite o registro de informações e centraliza os dados em um único sistema, permitindo o acesso facilitado e a análise das informações.

Oferece diversos módulos integrados como controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e fornecedores, gestão financeira, fluxo de caixa e muitos outros.

Além disso, garante a acessibilidade de qualquer local e em qualquer horário através do recurso de armazenamento na nuvem, proporcionando maior segurança às informações da empresa.

2. Invista na administração de estoque

O estoque bem administrado pode ser um grande aliado para o sucesso da empresa. Quando a empresa compra em grandes volumes, consegue aproveitar preços de atacado que normalmente são melhores.

Mas é preciso manter um equilíbrio entre os itens em estoque e a utilização já que quantidades em excesso podem favorecer o consumo desnecessário, assim, é importante observar a utilização de materiais para evitar o desperdício.

3. Esteja preparado para as situações fora do comum

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, apesar de ser difícil se preparar para algo imprevisível, é importante criar um fundo de emergência que possa suprir as necessidades eventuais.

Pode ser preciso contratar um funcionário temporário para cobrir uma licença, ou realizar a manutenção ou a compra de algum equipamento e a empresa deve ter um saldo de reserva que permita pagar por esses custos extras.

É difícil prever o valor necessário, mas em regra, o ideal é ter o valor suficiente para cobrir 3 meses de custos da empresa.

4. Negocie com fornecedores e credores

Com o planejamento de custos é possível prever os valores necessários para o pagamento das despesas da empresa nos meses seguintes e se organizar para não haver problemas.

É importante identificar períodos em que haja sobra de valores para renegociar com fornecedores. Com dinheiro na mão as chances de descontos são maiores e isso pode gerar uma economia grande. Faça o mesmo com credores de dívidas da empresa, se houver.

Conclusão

O planejamento de custos representa um grande passo na direção do sucesso empresarial, e prepara seu negócio para oportunidades de crescimento.

É importante buscar um profissional experiente para orientar esse processo e ajudar a empresa a criar essa cultura entre seus colaboradores. A gestão de custos é uma mudança de conceito de gestão empresarial e abre muitas possibilidades para alcançar resultados melhores.

Seguindo essas dicas certamente sua empresa conseguirá realizar um bom planejamento de custos e alcançará o crescimento esperado, com resultados ainda maiores.


Gabriela da Cruz

23 fevereiro, 2018

Publicado pelo Blog - Egoi


Cursos Online -  Expert em Risottos - Aprenda tudo sem sair de sua casa - http://bit.ly/CursoExpertRisottos





Carlos Souza Ribeiro 16/3/2018 · #2

#1 Obrigado @Inácio da Costa e seus comentários foi de grande relevância para todos , continue expondo suas idéias e opiniões nos meus posts , abraços!

0
Inácio da Costa 15/3/2018 · #1

O planejamento de custos envolve amplo conhecimento dos gestores sobre todos os gastos da empresa, que de forma sucinta são materiais, mão de obra, equipamentos, leis sociais, gastos com locações e serviços terceirizados, impostos, gastos com despesas de escritório e finalmente lucro almejado.
O planilhamento preciso destes ítens possibilita conhecer o custo real de cada produto e serviço e o valor de venda ideal.
Desta forma pode-se oferecer ao cliente soluções confiáveis que se adaptem aos recursos disponíveis e que gerem lucro para o negociante.
Gostei de seu artigo Sr. Carlos Souza Ribeiro!

+1 +1