Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Comerciais Publicitários Auxiliar Nível 2/Motorista 12/10/2016 · 3 min de lectura · +500

5 Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

Já dura algum tempo este cabo de guerra na internet: o conteúdo evolui muito rápido, e nem sempre é acompanhado pela expansão da infra-estrutura. E é claro que o conteúdo não para de evoluir. Os sites, que antes eram feitos apenas de texto e imagens de baixa resolução, agora incluem vídeos, animações, imagens de altíssima qualidade e novos recursos que surgem a cada dia. Quem pensa em criar um sitenão quer ficar para trás e precisa de um site que seja incrível e rápido!

Estudos recentes indicam que o tempo de carregamento da internet como um todo aumentou 21% nos últimos anos. Mesmo nos países mais desenvolvidos, as áreas que tiveram acesso à internet antes possuem velocidade de navegação inferior às áreas novas, onde já foram instalados equipamentos mais modernos e mais rápidos.

Para aprender como lidar com esta realidade sem precisar abrir mão do conteúdo que desejamos adicionar aos nossos sites, conversamos com os especialistas no Editor Wix, que nos deram algumas dicas.

5 Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

Decisões inteligentes

Você pode adicionar tudo que quiser ao seu site. Sério mesmo, qualquer elemento que achar interessante pode ser inserido no site. Por outro lado é preciso decidir com inteligência a posição de cada elemento, e as páginas onde serão adicionados. Você pode reposicionar alguns elementos, movendo-os para outra página, e abrir espaço para outros elementos considerados “pesados”, mas que são essenciais àquele conteúdo.

Tenha também uma lista de prioridades! Por exemplo: se você deseja usar uma fonte específica, mas ela não é nativa da maioria dos navegadores, será mais um elemento a ser carregado para abrir seu site. Você pode contornar isto usando a fonte apenas no título, ou até mesmo inserir este título como uma imagem, e escrever a maioria dos textos de seu site, inclusive os parágrafos longos, com fontes mais simples, comuns a todos os navegadores.

Objetivos claros

Cada página de seu site deve possuir um objetivo, um foco principal para onde você deseja atrair a atenção do visitante. Muitos elementos adicionais podem distrair e levar o visitante a não apreciar seu novo vídeo, ou não acessar sua galeria de produtos. Se você está lançando um novo produto, ele deve ser a principal estrela da página. Boas fotos, uma descrição bem escrita – sem a necessidade de uma galeria de vídeos ou posts do blog para roubar a cena. Ajude o visitante a se encontrar em seu site!

Pode parecer antiquado, mas pegue um papel e um lápis. Agora faça um “mapa” do seu site, incluindo as páginas, seu conteúdo (não precisa ser muito detalhado) e o objetivo. Veja se há páginas onde há muito conteúdo, e o objetivo acaba não sendo alcançado. Uma banda, por exemplo, pode ter a página “Música” em seu menu, com apenas as faixas que acha mais atrativas. Isto ajudará no carregamento do site, e direcionará a atenção dos visitantes para a melhor parte do repertório. Um botão nesta página interna pode levar os interessados a uma página secundária com as demais faixas, sem que haja uma “competição” entre os elementos pela atenção do visitante.

5 Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

Conhecer seu público-alvo

Este é um pilar do marketing que deve ser adaptado ao seu site! Pode ser que a sede da sua empresa seja em um edifício comercial na parte central da cidade, com uma conexão à internet super rápida para atender a centenas de escritórios. Mas quem vai acessar o site são os clientes. Se eles estão em uma cidade ou um bairro específico onde a internet não é tão boa, ou se a maioria acessa seu site pela rede celular (3G ou 4G), leve isso em consideração!

Claro que ninguém quer ter um site com aparência simplória, que não inspire confiança nos visitantes. Há vários recursos de design que podem ser úteis para criar um site simples que seja incrível, e transpareça a qualidade do seu negócio. O flat design, por exemplo, com seu enfoque minimalista no conteúdo, contribui para que o site carregue mais rapidamente e tenha um desempenho melhor – e está entre as principais tendências atuais!

Usar imagens com sabedoria

Ninguém quer ver fotos pixeladas. Mais ainda: ninguém quer exibir fotos pixeladas! Ainda que muitos apontem as imagens entre as principais suspeitas de prejudicar o tempo de carregamento dos site, elas são importantíssimas e devem estar sempre presentes. Uma quantidade exagerada de fotos na mesma página pode comprometer a experiência de navegação, afinal, quem gosta de ficar rolando para baixo repetidas vezes? Mas você pode – e deve! – exibir fotos em alta resolução.

Use preferencialmente o formato JPG (ou JPEG), e evite as opções “Salvar para Web” e “Exportar para Web”, que comprometem a qualidade das imagens. Faça upload de imagens com dimensões próximas do que deseja usar em seu site e use a Ferramenta de Edição de Imagens que existe dentro do próprio Editor Wix para fazer as edições que deseja. Nossa Central de Ajuda possui um artigo detalhado sobre este tema, com informações técnicas.

5 Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

Página inicial

A primeira impressão é a que fica. Você desejará atrair a atenção dos visitantes com uma página inicial bonita, que carregue rápido e exiba o conteúdo de seu site de maneira organizada. Mantenha os conteúdos mais pesados e que requerem a atenção do visitante por mais tempo, como vídeos e blog, para as páginas internas. Isso permitirá que as pessoas entrem em seu site pela primeira vez e logo se familiarizem com as seções, entendendo rapidamente onde está cada tipo de conteúdo.

Encare a primeira página como a recepção, de onde os visitantes são encaminhados para as diferentes áreas, de acordo com seus interesses. Você pode até usar umapágina sem cabeçalho e rodapé, com um menu diferente, ou apenas alguns botões direcionando para páginas internas. Se você é um profissional autônomo, sua página inicial pode conter uma foto e a sua biografia resumida, por exemplo, com links para galerias de fotos, para o seu blog e para marcar um horário.


Publicado pelo WIXBlog