Carlos Ribeiro in Empreendedores e Empresários, beBee em Português, Comerciais Publicitários Narrador e Dublador • Missuga Séries - Contos e Histórias Jun 3, 2020 · 4 min read · 1.8K

5 ferramentas gratuitas para freelancers: diversas imagens e músicas para criadores

5 ferramentas gratuitas para freelancers: diversas imagens e músicas para criadores

Nota do Editor: Este é um post convidado por Anastasia Grebneva, profissional de marketing digital freelancer da Icons8 .


Quando se trata de freelancer, especialmente para iniciantes, trabalhar em projetos geralmente significa usar uma variedade de recursos e ferramentas diferentes e procurar novos para maior diversidade e flexibilidade. Embora muitas ferramentas apareçam quando você as pesquisa no Google, muitas podem ser caras e, mesmo que um freelancer possa encontrar vários serviços de baixo custo, provavelmente precisará usar várias delas em um mês.

Aqueles que começaram como freelancers são mais propensos a trabalhar em tarefas diferentes, tentando obter mais clientes, entender que tipo de trabalho é melhor para eles e, é claro, ganhar dinheiro.

Se for um projeto único e / ou o orçamento for apertado, os clientes preferem trabalhar com freelancers que já possuem assinaturas das ferramentas. Imagine uma situação em que o custo do projeto varia de US $ 250 a 300. Ele ficará bem em seu portfólio, mas para concluir a tarefa, você precisa de várias assinaturas mensais no valor de US $ 100-150.

Aqui estão cinco ferramentas gratuitas a serem consideradas pelos criadores.


1. Música grátis para vídeos



Ao procurar músicas gratuitas, um freelancer deve considerar o seguinte:

  • As faixas de música são gratuitas para uso? Algumas bibliotecas de música oferecem faixas apenas para serem ouvidas.
  • Eles são gratuitos para uso comercial? Uma associação gratuita pode significar "apenas uso pessoal".
  • A licença gratuita permite um uso específico que você precisa? Por exemplo, alguns sites permitem o uso de música em sua conta pessoal de mídia social, mas impedem de adicioná-lo a uma postagem ou anúncios aprimorados.
  • Eles precisam creditar o músico ou a fonte? Dependendo do tipo de licença, pode haver requisitos diferentes.
  • A música é boa ou é genérica demais e não será benéfica o suficiente para o projeto? Algumas bibliotecas cuidam do tipo de música que estão oferecendo com cuidado, enquanto outras enviam quase tudo. Normalmente, aqueles que escolhem seus rastros são os mais caros.

Uma das bibliotecas de música gratuitas para criadores de vídeo que permite o uso pessoal e comercial é o Fugue . É mais seletivo do que outros mercados: todas as músicas adicionadas são escolhidas entre milhares de faixas por músicos profissionais.


Há uma divisão para Temas, Gêneros e Humor na biblioteca do Fugue que ajuda os usuários na pesquisa, além de cada faixa ter tags. As músicas que não podem ser usadas gratuitamente têm marcas de Content ID e PRO (um criador pode vê-las imediatamente). Para uso gratuito, o Fugue requer um link para o site deles.

2. Ferramenta de Ilustração Grátis

Designers da Web e da interface do usuário, criadores de boletins e gerentes de mídia social frequentemente precisam de ilustrações.

Não é surpresa, existem muitas ofertas para gráficos gratuitos. No entanto, encontrar o caminho certo não é tão simples quanto parece, mesmo considerando o fato de que existem milhares de ilustrações gratuitas em toda a Internet e em imagens. Portanto, considere os seguintes pontos:

  • O estilo da ilustração ressoa com a marca (imagens e cores da empresa)?
  • Existem ilustrações adequadas suficientes no mesmo estilo para o projeto ou você precisa procurar um estilo semelhante para obter imagens ausentes?
  • Todas as ilustrações representam a ideia que você ou seu cliente deseja expressar?

Apresentando uma ferramenta chamada Vector Creator . Os usuários podem criar ilustrações personalizadas de mais de 9000 elementos em 20 estilos. O Vector Creator é uma ferramenta online e não requer habilidades de design. É grátis para usar com atribuição.

3. Ferramentas de ícone grátis

Além das ilustrações, os criadores podem usar ícones para sites, interfaces de usuário, apresentações, boletins, infográficos e capas de destaques do Instagram.

As lutas que estão enfrentando são semelhantes a encontrar ilustrações adequadas: não há ícones suficientes no mesmo estilo, procurar todos os ícones necessários em estilos semelhantes parece uma perda de tempo desnecessária e projetos diferentes exigem estilos diferentes de ícones. Assim, um pacote de 1000 ícones não funciona.

Se alguma coisa acima parecer familiar, o aplicativo Web Icons8 e seus aplicativos de ícone na área de trabalho para Windows e Mac, chamado Pichon, podem ser uma solução. Essas ferramentas têm mais de 30 estilos, com milhares de ícones em cada (100K + ícones no total). Além disso, se um usuário não encontrar o ícone de que precisa, há uma opção grátis Ícone de solicitação.

O aplicativo Web oferece todos os ícones PNG de até 100x100px e os ícones mais populares (e necessários) no SVG gratuitamente. Os usuários podem recolorir ícones em alguns cliques antes de baixá-los.



Além disso, aqueles que trabalham com softwares de design populares como Adobe Photoshop, Illustrator, Figma, Sketch e outros podem arrastar e soltar ícones diretamente em seus projetos. Além disso, os designers que trabalham no Figma podem experimentar o Plugin Icons8 para o Figma e usar os ícones ainda mais facilmente.


Descubra A Nova Técnica Secreta Para Vender Na Amazon Através Do Dropshipping E Encontrando Produtos Rentáveis ​​Em Poucos Minutos FÁCIL…


4. Fotos Diversas Gratuitas 

Uma das principais dificuldades dos freelancers iniciantes que ainda não têm nenhum projeto para mostrar é convencer os clientes em potencial a contratá-los. A maneira mais fácil de fazer isso é criar um portfólio de projetos conceituais. Com isso, quero dizer criar designs reais de sites, modelos de anúncios, boletins, mas para marcas inexistentes ou para uma empresa aleatória. O objetivo é mostrar habilidades. Sem dúvida, os criadores precisarão de fotos para a maioria dos designs.


Além disso, os clientes não têm todas as fotos necessárias para seus projetos e ter uma boa biblioteca de fotos com fotos gratuitas ajudará a economizar tempo e dinheiro. Além disso, como muitos criadores freelancers geralmente trabalham com clientes de todo o mundo, eles precisam de imagens diversas.

A biblioteca de fotos Moose pode ajudar com isso. Ele distribui milhares de fotos criadas por uma equipe. Todas as imagens estão em alta resolução. Os filtros ajudam a encontrar modelos com os recursos desejáveis ​​do corpo na biblioteca e, como todas as fotos são tiradas com base nas diretrizes de uma única equipe, essas imagens funcionam bem em um design.


5. Ferramenta de criação de fotos grátis 

Quando as fotos de estoque não são suficientes, por exemplo, se elas não contarem a história que se encaixam ou se um freelancer precisar criar uma imagem simples rapidamente, a opção para experimentar é o Photo Creator .



É uma ferramenta on-line com imagens de modelos, objetos e planos de fundo mascarados. Com ele, qualquer pessoa pode criar suas fotos misturando elementos prontos para uso e adicionando imagens personalizadas, se necessário. Além disso, o Photo Creator possui uma troca de rosto em alguns modelos (é possível alterar as expressões faciais de um modelo ou alterar completamente uma face). Como resultado, o usuário obtém uma imagem PNG em alta resolução ou otimizada para a Web, que pode usar em seu trabalho.

Conclusão

Os primeiros meses de freelancer podem ser bastante desafiadores, e o estresse adicional em encontrar ferramentas e recursos que funcionem para suas tarefas e não esgotam sua carteira é algo que você deseja evitar.

A lista de ferramentas acima é perfeita para qualquer iniciante que queira criar um portfólio ou cujos clientes estejam com um orçamento apertado. No entanto, freelancers experientes podem economizar tempo e dinheiro usando-os.


Anastasia Grebneva é uma profissional de marketing digital freelancer da Icons8 e tem experiência em marketing de mídia social e promoção na web para negócios e projetos criativos.

O Icons8 cria ferramentas e recursos de design, como ícones, ilustrações, fotos, biblioteca de músicas e software de design.