Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, beBee em Português, Comerciantes e Vendedores Narrador e Dublador • Editora Zona 4/6/2018 · 3 min de lectura · 1,3K

Boas práticas para postar no Facebook e aumentar o engajamento

Boas práticas para postar no Facebook e aumentar o engajamento

Para além do impulsionamento dos posts, há uma série de boas práticas que ajudam a atingir ótimos resultados no Facebook. A seguir, separamos algumas dicas essenciais para postar no Facebook e ter sucesso. Confira!


No início do ano, o Facebook anunciou mais uma mudança preocupante para os produtores de conteúdo que têm páginas nesta rede. O tão temido algoritmo — que define e organiza como as milhares de publicações serão entregues ao público — foi alterado novamente.

Desde então, tem-se priorizado postagens feitas por pessoas comuns, como amigos e familiares, em detrimento do que é produzido pelas páginas. Mas não se assuste: ainda é possível postar no Facebook e alcançar muita gente, aumentando o engajamento de sua página.

E engana-se quem acha que os anúncios são a única solução. Para além do impulsionamento dos posts, há uma série de boas práticas que ajudam a atingir ótimos resultados.

A seguir, separamos algumas dicas essenciais para postar no Facebook e ter sucesso. Confira!

Abuse dos vídeos

Vídeo tá na moda. Isso não é mais novidade para ninguém. Tem até emissora de televisão pedindo para os telespectadores enviarem depoimentos nesse formato. Seja no Instagram, no WhatsApp ou no Facebook, tal tipo de conteúdo caiu no gosto popular.

Mas não se trata de qualquer vídeo: é preciso chamar a atenção das pessoas de alguma maneira. E a melhor forma de conseguir isso é produzindo um material que seja interessante e relevante para seu público.

Não adianta nada fazer um vídeo lindo e muito bem produzido se o tema não despertar a curiosidade das pessoas que curtem sua página, não é mesmo? Então, antes de postar no Facebook, planeje a criação dos materiais: os curtos, com menos de um minuto, geralmente engajam mais.

Sobre qual assunto seu público tem dúvidas? Fazer uma enquete antes de produzir o conteúdo é uma boa opção. Ah, nada de postar link do YouTube, ok? O recomendado é subir o vídeo diretamente no Facebook, pois isso influencia bastante no engajamento.

Fique ligado nos melhores horários

Que tal aproveitar melhor as informações que a própria rede social oferece sobre sua audiência? No Facebook Insights, é possível saber em quais horários a maior parte de seu público está on-line, aumentando, assim, as chances de que os interessados sejam impactados por suas publicações.

Seria um desperdício produzir conteúdos interessantíssimos e divulgá-los quando a maioria das pessoas não está conectada, concorda?

Então, antes de postar no Facebook, recomendamos que você acesse o gerenciador da página, clique em Informações e, depois, em Publicações. Nesta seção, é possível descobrir quais são os dias e horários em que o maior número de fãs está conectado. Trata-se de uma forma simples de otimizar o alcance de suas publicações.

Use o Facebook Lead Ads

Com tanta gente produzindo conteúdo e diante das mudanças anunciadas pelo Facebook, é desafiador destacar-se, não é mesmo? Além de produzir conteúdo de qualidade, que atenda aos anseios de seu público, é importante utilizar o Facebook Ads da melhor maneira possível para atingir mais pessoas.

As opções para quem quer criar uma campanha são variadas, tanto em relação ao formato quanto ao objetivo, passando pelas diversas possibilidades de segmentação. Aliás, trata-se de um ponto central para ser bem-sucedido nesse quesito.

Melhor do que tentar atingir todo mundo é chegar a quem tem mais chances de se interessar pelo negócio. Portanto, definir muito bem um público-alvo é essencial para o sucesso dos anúncios.

Não entende muito disso? Não se preocupe. Há ferramentas que auxiliam nessa missão, como o Facebook Lead Ads. Com ele, é possível automatizar várias tarefas, aumentando significativamente as oportunidades de negócio e, consequentemente, o engajamento de sua página.

Recicle conteúdos antigos

Sabe aquele post que bombou muito há três meses, batendo recorde de interação na página? Que tal publicá-lo novamente, com outra roupagem? Não há problema nenhum em repetir conteúdo.

De lá para cá, seu público pode ter crescido ou vários de seus seguidores podem não ter visto tal post. Sendo assim, abordar o tema que fez sucesso um tempo atrás é mais do que recomendado.

A postagem original foi um card com link? Por que não fazer, agora, um vídeo curtinho? Ou um álbum de fotos? Com o assunto definido — e já sabendo que é de interesse das pessoas —, fica mais fácil usar a criatividade para abordá-lo.

Não se esqueça do CTA

Você já se deparou com frases do tipo “se concorda, compartilha; se discorda, curte!” ou “marque seu amigo que ficaria ótimo com essa camisa!”, não é mesmo? Essa é uma técnica muito comum e eficiente para envolver as pessoas em uma publicação.

Estamos falando dos famosos CTAs (Call to Action, em inglês, ou chamada para ação). Sem dúvida, um link que é postado com uma chamada neutra não tem o mesmo engajamento de quando se adiciona um CTA como “clique e saiba mais!”.

Pode parecer óbvio que o link é divulgado para ser acessado, mas as pessoas agem mais quando há um comando explícito. Portanto, para postar no Facebook e ter um bom engajamento, não se esqueça de adicionar um CTA atraente.

Converse com o público

Ao contrário dos meios de comunicação em massa, em que o público é apenas receptor das informações, há a opção de fácil interação nas redes sociais. As caixas de comentários desses canais e dos blogs e não devem ser desprezadas.

Dialogar com as pessoas é essencial para saber qual caminho seguir para agradá-las e qual conteúdo produzir para despertar o interesse de cada uma delas. Portanto, faça enquetes, perguntas ou concursos, responda aos comentários e estabeleça uma conversa.

Sem dúvida, ao se sentir parte de sua comunicação, o seguidor ficará muito mais estimulado a falar bem de você ou do produto/serviço que é oferecido.

Fique de olho no timing

Na internet, os famosos memes surgem e somem a uma velocidade impressionante. Por isso, é importante ter agilidade para não ficar de fora.

O assunto que viralizou tem a ver com você? É possível utilizá-lo sem forçar a barra? Então, corra! Ações criativas que aproveitam bem as oportunidades são ótimas para aumentar o engajamento no Facebook.

Mas atenção: não deixe que o tiro saia pela culatra. Avalie bem se vale a pena entrar em alguma polêmica, afinal não compensa ser engraçadinho e gerar buzz a qualquer custo. Antes de postar no Facebook, pense bem em seu público e no ele que acharia de determinados conteúdos.

Como você pôde ver, com algumas ações relativamente simples, é possível postar no Facebook de maneira otimizada e, assim, aumentar o engajamento de sua página. Que tal compartilhar nossas dicas nas redes sociais? Assim, seus contatos vão poder colocá-las em prática também!



Artigo publicado pelo E-goi


Hugo Pascoal

9 maio, 2018


MOCCATO


Receba em casa café single origin das
melhores fazendas do Brasil.

Café não é tudo a mesma coisa.
Curioso?

A PARTIR DE
R$ 39,00
MENSAIS
Saiba Mais

https://cafe-moccato.ofertas.mobi/assinatura-capsula-cafe-fhera