Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, beBee em Português, Marketing Online Narrador e Dublador • Editora Zona 7/12/2017 · 4 min de lectura · +700

Chatbots do Facebook: Por quê e Como Usar

Chatbots do Facebook: Por quê e Como Usar

Muitos anos atrás, as salas de bate-papo eram as centrais da atividade social online. Um terreno encantador onde a garotada de 10 anos dizia que tinha doze e os pré-adolescentes de doze juravam que eram alienígenas orbitando em torno do planeta Terra antes de uma invasão! Se você perguntasse a alguém o que era um chatbot no final dos anos 90, provavelmente diriam que era um meio de jogar para fora da sala de bate-papo alguém que estaria prestes a explodir.

No entanto, hoje em dia, os chatbots são muito mais que apenas um alvo para adolescentes tentando usar novos xingamentos que acabaram de aprender. Eles podem ser o exército robótico que você sempre sonhou em ter, mas que nunca teve coragem de pedir para a sua mãe. Basicamente é um programa de computador criado usando Inteligência Artificial (IA ou, em inglês, AI de Artificial Intelligence) para simular uma conversa com usuários humanos. Parece algo futurista, mas os chatbots já estão presentes no planeta Terra! Se ao criar seu incrível site Wix você adicionar o aplicativo do chatbot isso já será um grande começo, mas nas mídias sociais você consegue realmente levar as coisas para um outro nível. Não faz muito tempo, o Facebook lançou uma nova ferramenta robô de mensagem que permite um engajamento automático das páginas com os usuários, oferecendo suporte e serviço de venda 24 horas através do Facebook Messenger. Quer ter este poder de controle e gerar seu próprio terminal de atendimento ao cliente? Leia mais.

Por que chatbots?

Chatbots são muito mais que apenas um recurso fofinho. Se você está se perguntando se realmente vale o esforço, pense no tempo que sua equipe de atendimento ao cliente fica todos os dias respondendo a questões básicas. Você sabe aquelas questões bem simples que podem ser resolvidas com uma rápida visita à página de FAQ do seu site? Tirar esse peso dos seus ombros e ter um robô para resolver simples conversas de atendimento ao cliente vai liberar seus talentosos funcionários para focar em assuntos bem mais complexos.

Achou que esse é o único bom motivo para ter um chatbot? Pense duas vezes. Digamos que você tem uma loja virtual de música, e fica sugerindo álbuns para seus clientes com base em suas compras anteriores e suas preferências. Você pode elevar as coisas a outro patamar com a ajuda do robô do Facebook Messenger, capaz de verificar rapidamente a análise de dad