Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, Cidade de São Paulo, Marketing e Produto Figurante para Tv, Cinema e Internet • Pellegrini Eventos 23/9/2016 · 5 min de lectura · +800

Como Calcular e Aumentar a Taxa de Conversão do Seu Site

Como Calcular e Aumentar a Taxa de Conversão do Seu Site

O primeiro grande sucesso de qualquer futuro dono de site é a decisão de criar um site e avançar em seu planejamento. Uma vez dado esse primeiro passo, há mais do que somente uma maneira de medir o desempenho e o sucesso de sua presença no mundo virtual, incluindo aí o número de visitas ao site, o tempo médio de cada visita e a quantidade de seguidores nos canais sociais e outros.

Talvez a métrica mais poderosa para avaliar o desempenho do seu site seja a taxa de conversão. Você pode até se perguntar: como eu posso medir essa taxa? O que exatamente está sendo convertido? Como eu posso entender a taxa de conversão do meu próprio site? E será que é possível aumentar a taxa de conversão do site para ter um crescimento maior? É justamente isto que nós vamos ensinar a você, hoje mesmo.

Como Calcular a Taxa de Conversão do Seu Site?

Para calcular a taxa de conversão do seu site, vamos começar por definir o que exatamente você espera que os visitantes do seu site façam enquanto estão em seu site. Comprar alguma coisa na sua loja virtual? Agendar um serviço com você? Fazer download de música ou eBooks? Assinar sua newsletter por e-mail? O que quer que seja, vamos chamar de “ação primária”.

A taxa de conversão é o número obtido quando você pega o número de ações primárias desempenhadas num determinado intervalo de tempo e divide pelo número total de visitantes no seu site neste mesmo período.

Como Calcular e Aumentar a Taxa de Conversão do Seu Site

Digamos que você é músico e criou um lindo site. Conseguir divulgar sua música para mais e mais pessoas na internet é excelente, mas, no fim do mês, você ainda precisa pagar o aluguel, então você usa o site para vender ingressos para seus shows. No mês de março, o seu site teve 1.176 visitantes e destes, 156 compraram ingressos para seus shows. Você vai dividir 156 por 1.176 e vai ter uma taxa de conversão de 0,132 ou aproximadamente 13%.

Entendendo as Estatísticas do Seu Site

A essa altura, você já deve ter se dado conta de que, para calcular a taxa de conversão, precisa regularmente monitorar as estatísticas de desempenho do seu site. Se ainda não começou a fazer isso, agora é um excelente momento para começar. Com o Wix você tem algumas excelentes ferramentas para monitorar suas estatísticas.

O