Carlos Souza Ribeiro en E-commerce & Marketing, Empreendedores e Empresários, Cidade de São Paulo Auxiliar Nível 2/Motorista 7/11/2016 · 4 min de lectura · +700

Como Construir a Estratégia de Marketing do Seu eCommerce

Dizem que basta abrir a loja e as pessoas virão. Bem, quando se trata do mundo do eCommerce isso não é inteiramente verdadeiro. Criar seu site de eCommerce é o primeiro passo para construir seu império online mas, se você quer alcançar o topo, seus possíveis clientes precisam saber mais a seu respeito. Fazer o marketing da sua loja virtual é a parte mais divertida e podemos te indicar maneiras simples para passar de uma empresa desconhecida a um nome bastante familiar no mercado.


Como Construir a Estratégia de Marketing do Seu eCommerce

Construa seu Público

Se a sua marca é novata no mercado, você precisa dar os passos certos para construir um público com quem possa fazer negócios. Primeiro é necessário espalhar seu nome e começar a criar um buchicho. Há algumas maneiras bem simples e grátis para começar a atrair as pessoas para seu site.

Seu site precisa ser encontrado

Para conseguir um grande público, você precisa ter certeza de que seu site pode ser encontrado. A melhor forma de ficar visível na internet é um SEO poderoso. Para cair nas graças do SEO (otimização dos motores de busca) crie um nome de domínioque seja fácil de lembrar e que também possa realçar sua marca. Em seguida certifique-se que suas URLs não têm caracteres especiais nem IDs das páginas, ou seja, URLs limpas. Assim que estiver com tudo pronto, você deve otimizar o SEO de sua loja virtual onde for possível.

Esteja presente nas redes sociais

Quando se trata de construir sua base de clientes, qualquer empresa com presença online deve tirar proveito das redes sociais, abrindo contas nos canais onde acha que pode encontrar seu público alvo. Pense sobre qual o tipo de conteúdo que vai querer postar e crie uma agenda dividida por tópicos e um cronograma de postagens. Além de conteúdo escrito e imagens dos bastidores, crie também algumas competições legais para espalhar as novidades sobre o seu negócio. Lembre-se, não existe sucesso do dia para a noite, por isso comece a compartilhar suas páginas sociais com amigos e familiares. Encoraje-os a curtir e comentar e comece a ver crescer o envolvimento das pessoas com seu site.

Use um aplicativo como o Smart Social Icons e se certifique de ter adicionado todos os ícones sociais ao seu site, de forma que seus visitantes possam se conectar com você a qualquer momento. Quer mostrar seus produtos através das redes sociais?Adicione os ícones sociais às suas páginas de produto, assim seus clientes podem compartilhar os produtos do seu site com seus amigos.

Comece um Blog

Quer mais uma maneira grátis para espalhar seu nome por aí? Crie um blog. Se posicione como uma pessoa que pode influenciar e escreva sobre o que acontece no seu campo de trabalho. Use essa rede de seguidores que você já conseguiu na mídia social para compartilhar seu blog. Ter um blog em seu site vai ajudar a conseguir um tráfego orgânico, obviamente se você estiver fazendo a otimização da forma correta. Mergulhe no Wix Blog e aprenda como alavancar o SEO do seu blog e, em última análise, direcionar mais leitores para o seu blog e mais visitantes para seu site. Quer expandir seu alcance mais ainda? Chame blogueiros convidados para postar em seu blog e se ofereça em contrapartida.

Deixe os Clientes Animados para Comprar

Nunca se escutou alguém falar “Vamos voltar naquela loja virtual que nunca oferece qualquer promoção ou oferta”. Se você quer criar um agito entre seus clientes em potencial e fazer seus atuais clientes voltarem para comprar mais, precisa fazer com que fiquem animados para isso. Com o Wix, é fácil criar qualquer tipo de cupom e fazer seus clientes ficarem com vontade de comprar. Quer oferecer uma promoção tipo “leve dois e pague um”? Fácil! Você também pode oferecer um cupom comporcentagem de desconto ou um cupom de desconto no preço final. Você até pode criar um cupom de frete grátis ou um cupom por ter alcançando um valor específico em seu pedido. Se você quer simplesmente atrair a atenção para um item recém chegado ou uma peça com edição limitada você pode adicionar uma fita ao produto e dessa forma atrair os olhares justamente para esta mercadoria.

Lembre-se, consumidores satisfeitos são os que mais provavelmente vão retornar, por isso qualquer coisa pode virar desculpa para uma oferta. Tenha na agenda as festas nacionais e claro, uma mega promoção em sua venda inaugural. Quer ver mais uma ideia legal que é fácil de realizar com Wix? Ofereça todos os produtos da sua loja ou uma coleção inteira a uma preço específico. E não deixe de divulgar por aí a sua generosidade, anuncie sua mais recente promoção nas redes sociais e em sua newsletter.

Anuncie Online

Se você está pronto para alcançar um público maior, leve em consideração algumas diferentes formas pagas de fazer propaganda online. Você pode anunciar nas redes sociais ou nos motores de busca, como Google e Bing, dependendo de qual público você deseja alcançar.

Se você está procurando atingir um público alvo com base no que as pessoas buscam na internet, não deixe de pensar a respeito de propaganda PPC – pagamento por clique. Com um programa como o Google Adwords, você pode escolher palavras-chave que de certa forma representam o seu negócio e fazer uma oferta por elas. Assim, quando alguém procurar por essas palavras-chave, seu site vai aparecer. O melhor de tudo? Você só paga por aqueles cliques em seu site. Se precisar de ajuda para começar, pode usar o SearchBoost que cria para você uma propagandapersonalizada com base no seu orçamento.

Se você está procurando anunciar para um grupo específico de pessoas que já curtem sua página no Facebook, então leve em consideração a propaganda no próprio Facebook. Pense duas vezes se acha que precisa contratar alguém para ajudá-lo nessa tarefa. O SocialBoost cria anúncios para você alcançar aquele seu público específico. Agora, tudo o que você precisa fazer é sentar e assistir ao tráfego chegando em seu site.

E-mail Marketing

Quando você já tem o seu público, as pessoas ficam ansiosas para saber mais sobre você. Adicionando ao seu site de eCommerce o aplicativo Get Subscribers você consegue coletar as informações de contato dos visitantes do seu site para que possa deixá-los sempre por dentro das novidades. Em seguida, usando o Wix ShoutOutvocê cria e-mails bonitos para informar aos seus clientes sobre as liquidações da estação, novas competições ou até para enviar seu mais recente post do blog. A partir daí, você pode compartilhar seus e-mails nas redes sociais para alcançar um público maior ainda! E-mail marketing é essencial para promover seu site de eCommerce e é uma maneira excelente de começar a construir um relacionamento com seus clientes. Dedique um dia por mês, ou ao menos algumas horas, para programar sua newsletter e trazer um conteúdo divertido e com novas ideias para sua base de leitores.

Otimize

Se você quer alcançar todo o seu potencial, precisa estar preparado para otimizar tudo. Comece por compreender seu mercado e preste muita atenção ao que os seus concorrentes estão fazendo. Tente descobrir o que funciona e o que não funciona, e procure encontrar uma forma para dar um toque exclusivo ao seu negócio. Claro que é estudando as suas próprias práticas de negócios que você vai tirar suas mais importantes conclusões. Use o Google Analytics para monitorar o comportamento dos seus visitantes e anotar onde e o que você pode melhorar. Você também precisa prestar atenção para saber de onde está vindo o tráfego do seu site. Se a maior parte do seu tráfego está vindo do Facebook, é ali que você deve ter um maior foco de sua estratégia. Além de estudar as suas análises, você deve ir direto na fonte: seus clientes. Com o aplicativo Comentários, disponível no Wix App Market, você oferece uma plataforma onde seus clientes podem falar o que quiserem, fazer seus comentários e mostrar a você como está funcionando seu site. Escute o que eles têm para dizer e otimize a partir daí.


Publicado pelo WIXBlog


zeca dilaon 7/11/2016 · #1

Esta comentario ha sido eliminado

0