Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Blogueiros Auxiliar Nível 2/Motorista 8/11/2016 · 3 min de lectura · +700

Como Escrever Um Bom Post Para Seu Blog

Se você está pensando em começar seu próprio blog ou almeja lapidar seus talentos atuais, você chegou ao lugar certo! Manter um blog traz muitos benefícios, como estabelecer seu nome ou apresentar sua marca como um nome central no ramo, ou dar um impulso ao SEO do site de seu negócio.

Relaxe, não há com que se preocupar. Escrever o post perfeito para seu blog é uma tarefa alcançável. Não sabe nem como começar? Milhões de pessoas usam o recurso de blog do Wix para criar seus impérios, e você também pode ser um deles. Com tantos templates de blog, tudo que você precisa fazer é pegar um papel e uma caneta – metaforicamente, claro.

Abaixo estão os sete passos para o post perfeito.


Como Escrever Um Bom Post Para Seu Blog

O Título Perfeito

A primeira impressão é a que fica. Se o título não atrair a atenção do público, aquele seu post excelente não vai receber nem metade dos cliques que merece. Por isso, é importante não errar neste aspecto, para já começar arrasando!

Como criar um título que se sobressaia em meio à multidão? Aqui estão algumas dicas para deixar os leitores curiosos:

Estes tipos de títulos atraem muitos leitores e podem fazer maravilhas por seu site.

Investimento na Introdução

Parabéns! Seu título foi bastante convidativo e trouxe muitos leitores para o artigo. Agora vamos ao próximo passo: manter a audiência no post.

Sem dúvidas, a parte mais importante da sua introdução são aquelas primeiras frases. As pessoas querer saber se chegaram ao lugar certo. Tanto para que tem um site zen de yoga quanto para quem compartilha deliciosas receitas, são as primeiras linhas que definem o tom do artigo para que os leitores saibam o que lhes espera. São muitas opções, então deixa a criatividade fluir e se divirta!

Dica dos profissionais: Não escreva uma introdução de duas páginas. Manter a introdução curta é a melhor forma de garantir que os leitores não vão desistir da leitura antes de chegarem na parte principal do texto.

Escreva Pensando na Leitura em Diagonal

Sim, leitura diagonal. Muita gente, talvez até mesmo você, começa a ler os artigos dando uma olhada geral nos títulos dos parágrafos antes de assumir o compromisso de ler o texto completo. Tudo bem, não precisa ter vergonha, nós também fazemos isso, e por uma boa razão! Principalmente em posts longos, é importante separar pedaços de texto grande com títulos que auxiliam a compreensão, o que permite que os leitores confiram se a informação disponível é exatamente o que estão procurando. Este método de escrita não beneficia apenas o leitor, mas também funciona muito bem com os mecanismos de busca, como o Google. Eles analisam seus posts para entender o assunto principal do seu site e de seus artigos, de forma que esta organização permite que seu blog apareça nos resultados de busca mais adequados.

Além de subtítulos perfeitos para cada seção do artigo para atrair os olhos dos apressadinhos, sugerimos exibir o conteúdo em diferentes formatos, para melhorar a “digestão”. Não economize em tabelas, gráficos e todo tipo de diagramas esquemáticos para ilustrar suas idéias, e use negrito para destacar informações importantes, especialmente links. Todos estes recursos podem ser úteis para atrair a atenção do leitor para conceitos centrais do seu artigo.


Como Escrever Um Bom Post Para Seu Blog

Imagens Enriquecedoras

Nada melhor do que lindas imagens para ilustrar e valorizar um artigo bem escrito. É importante que as imagens escolhidas agreguem valor ao tópico do artigo, e não estejam apenas preenchendo espaço no post. Usar imagens é uma maneira de oferecer um rápido intervalo ao leitor, ao mesmo tempo em que transmite sua mensagem.

Hoje em dia, os leitores de blogs esperam alta qualidade, então é de bom tom evitar aquelas imagens mais pixeladas. Se você tiver boas imagens, aos leitores associarão esta característica à sua marca. Isso quer dizer que, se é você quem tira as fotos para o blog, é bom ter esses macetes na manga.

Quantidade Não É Qualidade

Artigos curtos ou artigo longos, esta é a questão. Você precisa ponderar alguns fatores antes de escolher o seu lado neste eterno debate que divide os blogueiros desde os tempos mais primórdios.

Alguns alegam que posts com mais de 1500 palavras têm mais chances de serem destacados no Google. Além disso, os leitores passarão mais tempo digerindo o conteúdo e acabarão mencionando e até compartilhando o que leram. Mas tenha cuidado: de nada adianta um artigo de duas mil palavras se a sua ideia pode ser exposta em duzentas. Repetir-se e fugir do tópico central do artigo desagrada os leitores, que podem acabar desistindo da leitura antes do final. O Google considera todos estes fatores e filtra os posts que cometem pecados. A verdade é que não há fórmula mágica quanto ao tamanho dos posts, mas a sua avó já dizia que “menos é mais”.

Quem Compartilha, Amigo É

Um bom começo para viralizar seus posts é conectar o blog a todos os seus perfis sociais. Quanto mais seus seguidores forem expostos a você e à sua marca, mais envolvimento sentirão, e vão ajudar a expandir seu público.

Se a maioria dos seus seguidores está no Facebook, não deixe de adicionar o app Compartilhar no Facebook que é muito fácil de usar, está disponível no Wix App Market e, o mais importante, vai facilitar para seus leitores compartilharem o conteúdo com os amigos. Se o seu perfil é mais Pinterest, é só adicionar o app Pin do Pinterest para os visitantes poderem fazer pin no seu site e nas imagens incríveis que você adicionar. Não se esqueça de manter todos os leitores atualizados sobre novos artigos do blog publicando-os nas redes sociais. Por fim, a cereja em cima do sundae, incentive os visitantes a assinarem a sua newsletter com apps fáceis, como o Get Subscribers. Esta opção é muito importante para criar uma legião fiel de seguidores, que receberão cada artigo novo diretamente por email.


Como Escrever Um Bom Post Para Seu Blog

Mantenha o Ritmo

Todas estas dicas ajudarão na criação da estrutura dos posts de seu blog e na melhora dos resultados. No entanto, o sucesso do blog depende muito do assunto que você cobre, da forma como o aborda e na frequência com que publica seu conteúdo. São necessários muito esforço, muita pesquisa e um bom estilo de escrita. Os primeiros artigos não sairão tão bons, mas é preciso começar de algum lugar e seguir melhorando a cada post. Escreva sempre que possível para desenvolver sua capacidade analítica e a evolução serão notável!


Publicado pelo WIXBlog