Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, Cidade de São Paulo, Marketing e Produto Auxiliar Nível 2/Motorista 18/10/2016 · 2 min de lectura · 1,1K

Como Fazer uma Loja Virtual com Poucos Produtos Ser um Sucesso

Todas as lojas virtuais têm um objetivo em comum: vender o máximo de produtos possível. Além disso, as lojas virtuais diferem umas das outras em diversos pontos, incluindo o formato, design, recursos, público alvo, entre outros. Tendo isso em mente é extremamente importante que os negócios de eCommerce criem lojas virtuais que sejam o mais adequadas possível ao seu próprio perfil.

Uma das categorias que mais influenciam a estrutura e características de uma loja é o número de produtos. Vários pequenos negócios se especializam em produzir uma quantidade limitada de produtos artesanais ou personalizados que definitivamente têm seu charme, mas talvez não sejam bem apresentados visualmente, mostrando uma página quase vazia.


Como Fazer uma Loja Virtual com Poucos Produtos Ser um Sucesso

Será que isto significa que não vale a pena criar uma loja virtual tendo um número pequeno de produtos? Nem pense nisso! Isto só significa que é preciso prestar mais atenção a certos aspectos do processo de criação da mesma. Com toda a certeza, você pode criar uma belíssima loja virtual que venda muito bem independente do número de produtos disponíveis, especialmente se seguir estas dicas do Wix eCommerce:

Invista em Fotografias Profissionais de seus Produtos

É sempre uma prioridade usar imagens de alta qualidade para fazer a promoção de sua marca, mas é mais importante ainda fazer isso quando você trabalha com uma base de produtos limitada. Fotógrafos profissionais irão apresentar seus produtos da melhor forma possível, o que irá melhorar significativamente o design geral do seu site.

Se seu site de eCommerce presta um serviço em vez de vender um produto, contrate um fotógrafo para fazer uma série de fotos suas ou de seus clientes em atividade.

Pensamento Grande, Design Grande

Com poucos produtos não há muito que possa postar em seu site. Você precisa evitar “espaço branco” (locais vazios não usados para nenhum elemento de design) em excesso no seu site usando elementos maiores, como imagens, textos, títulos, etc. Quando for trabalhar com elementos de design grandes é importante evitar demasiada desordem. Use o espaço que você tem e distribua bem. Não deixe tudo junto ou acabará levando seu site ao caos.


Como Fazer uma Loja Virtual com Poucos Produtos Ser um Sucesso


Dedique uma Página para Cada Produto

Lojas virtuais que têm uma grande seleção de produtos, normalmente dividem tudo em diferentes categorias. Já com uma seleção pequena, talvez seja uma ideia melhor criar uma subcategoria para cada produto isoladamente e usar uma página inteira para promover o produto da melhor maneira possível.

Uma maneira muito útil para fazer isso é considerando cada produto como uma “submarca”, com nome e identidade individuais. Por exemplo, em vez de criar uma página separada para sabonete de lavanda, sabonete de mel ou ainda sabonete de pepino, tente alguma coisa como “sensação de frescor”, “profunda tranquilidade” ou “revitalizante e refrescante”.

De Olho nos Detalhes

Aproveite a oportunidade para apresentar seu produto de maneira significativa, comunicando todos seus benefícios. Você não precisa se limitar a uma simples lista. Dê uma imagem mais completa do seu produto, use múltiplas fotos, mostre o processo de fabricação ou as diferentes variações do produto, como tamanhos, cores e tipos de material.

Isto é muito importante porque uma loja com poucos produtos pode não parecer muito séria ou profissional para alguns consumidores de lojas virtuais. Adicionando informação e conteúdo você mostra que é confiável e sério o que dará ênfase à qualidade e não à quantidade.


Como Fazer uma Loja Virtual com Poucos Produtos Ser um Sucesso

Dê Vida ao Seu Produto

Clientes em potencial precisam visualizar seu produto como fazendo parte de suas vidas. Para isso facilite as coisas mostrando-lhes porque precisam do seu produto. Você pode conseguir isto incluindo fotos reais de pessoas usando seu produto (melhor do que o produto só aparecer estático num fundo branco), produzindo vídeos promocionais ou instrutivos, usando uma redação em tom amigável e listando dicas e recomendações para maximizar o valor de seu produto.

Inclua Depoimentos de Clientes Satisfeitos

O poder da opinião positiva é verdadeiro e tem um grande impacto especialmente em eCommerce, já que os consumidores querem verificar se estão fazendo um bom negócio, mesmo à distância. Com uma seleção pequena de produtos, ter um feedback positivo de clientes anteriores vai lhe garantir o selo de qualidade que você precisa para poder apresentar uma identidade de marca confiável. Para isso, você tem duas opções a considerar: ou você cria uma página “Depoimentos” em separado (pode usar o aplicativo Inffuse Testimonials) e concentra todos os depoimentos ali ou inclui na página do produto os depoimentos específicos pertinentes a esse produto.


Publicado pelo WIXBlog