Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Marketing e Comunicação Auxiliar Nível 2/Motorista 10/11/2016 · 3 min de lectura · +400

Como Um Blog Pode Destacar Seu Negócio

A gente sabe, quem tem tempo pra essas coisas? Se você tem um pequeno negócio, você está sempre trabalhando. E se a sua empresa é nova, então os intervalos são ainda mais raros, e o conceito de “tempo livre” não passa de uma nebulosa lembrança do passado – parece até que foi em outra vida! Mesmo diante de tantas questões urgentes, como criar um site incrível e encontrar os melhores fornecedores, também é importante dedicar uma ou duas horinhas semanais em um esforço de longo prazo, que pode se tornar uma fonte significativa de acesso ao seu site e de negócios para seu empreendimento.

Mas este tempo separado para pensar no longo prazo não deveria ser investido em planejamento de campanhas de marketing, investimento em publicidade e estudo de mercado? Também, claro. Acontece que que criar um blog da sua empresa pode ser mais vantajoso para sua reputação e seu SEO do que parece à primeira vista!


Como Um Blog Pode Destacar Seu Negócio

Mas por que um blog?

Talvez a ideia que lhe vem à mente quando pensa na palavra “blog” precise ser modificada de uma vez por todas. Esqueça os diários online criados pelos adolescentes há dez ou quinze anos. Também não pense no conteúdo gerado pelos jornalistas, sempre buscando o próximo furo e noticiando fatos em ritmo constante. Encare o blog como uma oportunidade de compartilhar algumas de suas idéias com seu público-alvo.

A internet já é uma realidade em nossas vidas há alguns anos, e o marketing realizado através dela mudou bastante. Aprendemos a ignorar banners e ocultar janelas pop-up, e estamos em busca de conteúdo. Muitos consumidores hoje em dia preferem chegar até as marcas e os prestadores de serviço, em vez de esperar passivamente que alguém os alcance com um anúncio ou panfleto.

Um casal decorando seu primeiro apartamento destina um bom tempo à pesquisa e à leitura sobre temas como “as poltronas mais bonitas por até 200 reais” ou “como escolher a cor da parede do quarto do bebê”. Se você é um arquiteto, e tem justamente este conteúdo no seu blog, esta pesquisa pode se tornar um negócio!

Sobre o que escrever?

As pessoas estão na internet procurando opiniões sinceras e imparciais, para tomar suas decisões com base em fatos concretos. Muitos profissionais não têm consciência da quantidade de informações que possuem sobre suas áreas de atuação. Um post com alguns “segredos”, escrito por um especialista como você, pode ser exatamente o que um cliente em potencial está procurando. Um instrutor de pilates, por exemplo, pode publicar um guia sobre os horários em que se pode praticar sua atividade, e como esta escolha influencia na maneira como cada pessoa leva seu dia.


Como Um Blog Pode Destacar Seu Negócio

Outra tendência crescente na internet são as marcas se esforçando para serem mais transparentes e espontâneas, e os clientes adoram estes posts “dos bastidores”. O caminho óbvio para cumprir este objetivo são as redes sociais: uma foto no Instagram exibe em primeira mão a próxima criação de uma designer de moda, e o chef do restaurante pode anunciar os pratos do dia diretamente da cozinha através um curto vídeo no Snapchat. Por outro lado, um post no seu blog lhe permitirá ir além: se você possui uma loja de bebidas, por que não entrevistar seu gerente que acabou de voltar da França e trouxe algumas caixas de vinhos especiais? Ele com certeza tem alguns detalhes interessantes sobre os novos produtos!

Como escrever?

Deixamos claro no início deste artigo que você não deve usar o blog como um diário, nem almejar ser uma fonte de notícias quentíssimas sobre seu ramo de negócios. O importante aqui é a criação de conteúdo de qualidade, publicado com uma certa frequência – e você pode dividir esta responsabilidade com outras pessoas na sua equipe. Trace uma meta: você só precisa publicar duas ou três vezes por mês para ter um acervo de cerca de 30 artigos ao final de um ano. Não é algo impressionante?

Há vários estilos de posts que você pode usar, de todos os tamanhos. Um “relatório” pode ser um post para contar sobre sua participação em um congresso ou treinamento, e divulgar algum novo serviço que agora você está oferecendo no seu salão de beleza. Uma série de “perfis” pode divulgar aos poucos os diferentes sapatos a venda em sua loja. O estilo de “comparação” evidencia as diferenças entre o azeite português e o espanhol, muito além de preço e marca. As possibilidades são infinitas, basta você adaptá-las ao seu negócio!

É claro que muita gente se sente enferrujada, pois não escreve desde a época da escola. Mas o blog da sua empresa será sobre o seu negócio, o assunto no qual você é especialista. Você pode inserir o processo de criação dos posts no seu dia-a-dia, tirando idéias das perguntas que os seus clientes mais fazem – porque não um post de Dúvidas Frequentes com material retirado de emails antigos? Suas próprias reflexões ou conversas com colegas e parceiros também podem ser fontes riquíssimas de conteúdo. Os assuntos mais comuns no happy hour do banco, por exemplo, são exatamente o que os leitores procuram ler em um blog sobre finanças!


Como Um Blog Pode Destacar Seu Negócio

E o que eu ganho com isso?

Não vamos mentir, seu blog vai consumir algumas horinhas a cada semana. E tempo é dinheiro. Mas você deve encará-lo como um investimento. Primeiramente, criar um blog é grátis e o nome de sua empresa será divulgado, junto com o conhecimento de sua equipe sobre o que vocês fazem. Você sabe como é difícil construir uma reputação, e como é gratificante poder divulgá-la.

Por fim, há o SEO. Essa sigla mágica do marketing online. Os sites de busca gostam de conteúdo original, criado organicamente. Isto significa que, após a publicação do seu site de fotografia de casamento, ele será indexado uma vez, e mais algumas quando você decidir fazer alterações. Mas os mecanismos do Google e do Bing dão grande visibilidade para o conteúdo fresco, e um blog é a maneira mais fácil de estar sempre gerando novo conteúdo, que mencionará de maneira natural as palavras-chave mais comuns do seu negócio.


Publicado pelo WIXBlog


Nelson Rogério 23/11/2016 · #1

E verdade temos que viver estudando formas cada veis melhores para evoluir nossas vendas https://www.magazinevoce.com.br/magazineeutiamo/

0