Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, Cidade de São Paulo, Negócios e Empresas Auxiliar Nível 2/Motorista 28/9/2016 · 2 min de lectura · 1,0K

Como Um Bom Café Aumentará A Satisfação Da Sua Equipe

Como Um Bom Café Aumentará A Satisfação Da Sua Equipe

Você já tem uma marca cativante, um site incrível, um produto atraente ou um serviço de altíssima qualidade. Para seu negócio funcionar com perfeição, é hora de montar uma equipe talentosa, composta de pessoas com diferentes experiências e muita vontade de trabalhar. Uma das maneiras mais gostosas (e baratas!) de aumentar a disposição de seu time de funcionários e envolvê-los com a história da sua empresa é ter café de boa qualidade no escritório.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. E tem sido assim há mais de 150 anos. Também estamos entre os primeiros em qualquer lista de países que mais tomam café. Nada mais natural, afinal, o café está presente na vida de todos nós. De manhã (claro!), de tarde (sempre!) e de noite (por que não?), após a refeição, acompanhando um bom livro, temos sempre tempo para apreciar um bom cafezinho.

O consumo total de café no Brasil simplesmente dobrou nos últimos 20 anos. Esta mudança não ocorreu apenas na quantidade de café que tomamos, mas também em sua qualidade. Os cafés acompanharam outros estabelecimentos, da hamburgueria à sorveteria, passando pelas fábricas de cerveja e pelos bares, em um processo de sofisticação que trouxe maiores variedades e inéditos combinações.

Infelizmente, um dos locais que ainda têm o estigma do café ruim é o escritório. Em empresas de todos os tamanhos, nas mais diversas localidades, ainda reina a garrafa térmica, o café requentado e o café solúvel. Atualmente, além de remuneração compatível com o mercado e possibilidade de crescimento profissional, tem muita gente de olho em um bom ambiente de trabalho na hora de considerar uma proposta de emprego. E o café pode ser um pequeno diferencial. Neste artigo destacamos algumas possibilidades de introduzir a cultura do bom café em diferentes tipos de empresas.

Ter um café no escritório

Isso mesmo. Seus funcionários vão adorar! Se você tem uma empresa de porte um pouco maior, esta opção deve ser considerada seriamente. Tudo que você precisa é uma sala de tamanho médio, com algumas poltronas e uma mesinha de centro, ou um cantinho mais agradável em um corredor, com um sofá. Um balcão, uma boa máquina de espresso, um barista simpático e um cardápio com as opções mais populares (espresso, cappuccino – não precisa ter nada muito complexo) vão ser suficientes.

Se a sua empresa quer estimular a criatividade dos funcionários, ou a cooperação entre profissionais de diferentes equipes, você rapidamente vai perceber o impacto que ter um café no seu escritório pode ter. Este espaço vai ser o mais concorrido para reuniões curtas, ou para impressionar aquele cliente que vocês querem conquistar. O café pode funcionar durante todo o horário comercial ou ter um horário especial – por exemplo, a partir do meio da tarde, como um mimo para quem precisa trabalhar algumas horas a mais.

Como Um Bom Café Aumentará A Satisfação Da Sua Equipe

Oferecer café de boa qualidade

Mesmo que a sua empresa ainda não ocupe um grande espaço, e não disponha de um cantinho que possa ser transformado em café, você pode oferecer uma experiência agradável. É provável que você tenha uma copa, ou uma pequena cozinha. Que tal equipá-la com uma boa máquina de café? Pode ser uma daquelas máquinas que funcionam com cápsulas e estão na moda, ou uma máquina que trabalha com grãos ou café moído. O importante é que seja fácil de usar!

Claro que apenas a máquina não é suficiente, é importante também ter sempre café de qualidade. Se você ainda não tem espaço ou orçamento para um barista, oferecer leite e um espumador (ou ter esta função na sua máquina de café) é uma divertida opção para seus funcionários libertarem sua criatividade criando drinques de café oufazendo arte com a espuma do leite.

Educação e treinamento sobre café

De nada adianta investir em uma máquina incrível para depois descobrir que seus funcionários continuam tomando café solúvel, pela simples razão de que é difícil demais operar o equipamento. Uma atividade divertida para realizar com sua equipe é trazer um especialista no assunto, que pode contar um pouco sobre o café, ensinar duas ou três receitas fáceis e tirar algumas dúvidas antes de ir embora. Se for um sucesso, você pode até realizar palestras parecidas sobre outros temas, uma vez a cada três ou quatro meses com certeza cabe no seu orçamento!

Se alguém no seu escritório é um entusiasta de café, ou um chef amador, pode ser ainda mais divertido se esta pessoa aceitar fazer uma apresentação no escritório. É sempre legal poder exibir o outro lado dos funcionários, valorizar seus hobbies e quebrar um pouco o gelo. Outra possibilidade é encontrar um funcionário em sua empresa que gostaria de fazer um treinamento de barista e ficar responsável por um happy hour quinzenal ou mensal. Vai ser o dia mais esperado no escritório!

Publicado pelo WIXBLOG


Carlos Souza Ribeiro 28/9/2016 · #2

#1 É verdade, uma ótima sugestão, rs!

+2 +2
Henri Galvão 28/9/2016 · #1

No meu caso, se no seu texto a palavra "café" fosse substituída por "chá", aí sim seria perfeito :-)

+1 +1