Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Marketing e Comunicação Auxiliar Nível 2/Motorista 22/11/2016 · 5 min de lectura · +800

CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

Muitos fatores exercem papel determinante no sucesso ou no fracasso de sua presença online. No entanto, poucos são tão significativos quanto o que está embutido nestas três letras: CTA, abreviatura em inglês de “Call-to-Action” (chamada de ação). Encontramos CTAs na internet o tempo todo sem nos darmos conta disso, mas quando se cria um site é indispensável dar total atenção às chamadas.

Neste artigo, vamos esclarecer como os CTAs funcionam para garantir o mais alto desempenho de qualquer site, em especial, os sites comerciais. Em seguida, vamos mostrar os passos essenciais para criar CTAs poderosos que trazem resultados de verdade, melhoram as taxas de conversão do seu site e colocam você no caminho certo para um crescimento profissional e financeiro.


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

O que são CTAs?

CTAs são pequenas frases que induzem seu público a tomar uma ação de imediato. No contexto de um site, são quase sempre textos, imagens ou botões clicáveis que encorajam os visitantes a seguir a orientação do site e tomar uma certa atitude que pode ser fazer o download de um arquivo, comprar produtos, se inscrever para um serviço, se cadastrar como membro, entrar em contato com sua equipe, começar um período experimental e muito mais. Veja aqui alguns exemplos:


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

Basicamente, os CTAs dizem aos visitantes do seu site o que você quer que eles façam. Se o seu conteúdo como um todo já cria dita o clima, o papel do CTA é induzir seus visitantes a dar o último passo e clicar para completar a ação. É assim que os CTAs impactam diretamente o sucesso de todo o seu site. CTAs fortes e persuasivos vão fazer você conseguir mais vendas, mais seguidores, uma maior exposição e assim por diante.

Vamos agora para a parte divertida: como criar CTAs que tragam resultados de verdade.

Como Criar CTAs Perfeitos

Definir Seus Objetivos

O primeiro passo para aperfeiçoar os CTAs leva você aos fundamentos da sua presença online. Você precisa ter uma compreensão muito clara de quais são seus objetivos. Vamos colocar as coisas desta maneira: para começar, quais os motivos que levaram você a criar um site? O que você pretende alcançar? A resposta a esta questão vai determinar como você vai usar os CTAs.

Seu objetivo e a ação que você espera dos usuários precisam corresponder um ao outro. Por exemplo, se a meta do seu site é incrementar seus serviços de “life coaching”, a ação esperada é marcar uma consulta e o CTA deve ter um texto como “Marque Sua Primeira Sessão Aqui” ou “Marque uma Consulta Grátis”.

Em alguns casos, você pode estar interessado em direcionar seus visitantes para mais do que uma ação. Por exemplo, você pode querer que comprem um dos seus produtos e curtam sua página no Facebook. Neste caso, você vai ter mais do que um CTA no site e precisa priorizá-los. Você pode escolher ter um CTA mais destacado em uma página e o outro em outra. Você também pode dividir o layout da sua página de tal forma que possa ter ambos os CTAs sem criar uma competição entre eles.

Saber o que Seu Público Deseja

Saber o que você quer alcançar é um bom começo, mas você não vai chegar muito longe se não levar em consideração os desejos e necessidades de seu público. O que eles fazem em seu site? O que esperam realizar? Qual o tom de voz e que tipo de vocabulário lhes agrada?

Não faria mal algum começar esta etapa pesquisando seu público alvo e criando um perfil da maioria dos visitantes do seu site (ou diversos padrões dos visitantes). Se você conseguir ter uma noção do que motiva seu público, vai poder redigir o texto dos CTAs de forma muito mais eficiente. Não tenha receio de olhar o que faz a concorrência. Você pode aprender muito com o sucesso e o fracasso de outras pessoas.


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões


Não Passar Despercebido

Nunca é demais reforçar que um CTA tem que ser claramente visível. Todo o seu esforço para criar os CTAs será inútil se seus visitantes não conseguirem visualizá-los no site. Veja a seguir como se certificar de que serão visíveis:

  • Sua paleta de cores deve fazer seu CTA se destacar. Escolha uma combinação de cores que acentue o CTA e que chame a atenção. Obviamente, você não quer cegar os visitantes do site usando cores gritantes (este guia da teoria das coresvai ajudar a evitar isso), mas é preciso ter um contraste que ajude o CTA a se destacar na página.
  • Tamanho é documento. As proporções dos botões ou textos dos CTAs devem refletir a sua função exclusiva em seu site. Devem ter um tamanho tal que nitidamente destaque o CTA como uma parte crucial do site e que não passe despercebido. Moderação também vai bem neste caso. Usar metade de uma página para um botão vai te render no máximo um monte de visitantes frustrados.
  • Localização é essencial. O local escolhido para colocar o CTA pode impactar totalmente o seu desempenho. As principais diretrizes recomendam que os CTAs devem ser posicionados em locais de destaque; o espaço em torno deles deve estar livre e não podem competir pelos cliques com outros botões na mesma área. Você não deve partir do princípio que os CTAs vão obrigatoriamente funcionar melhor se colocados no topo da página à direita. Lembre-se, você está pedindo aos visitantes para tomar uma ação específica e portanto esse pedido só deve estar presente no momento em que os visitantes estão prontos para isso. Normalmente, o CTA deve estar em seguida ao conteúdo que prepara o terreno para ele. Não pode simplesmente ficar flutuando pelo site sem qualquer explicação e sem relação com o restante do site.

Curto e Claro

Aqui não é o local para fazer observações espirituosas ou grandes descrições dos benefícios que você promete. CTAs são concisos e diretos ao ponto. Descrevem a ação de forma simples: Faça o Download da sua Cópia, Cadastre-se para um Período Experimental Grátis, Compre,  Inscreva-se e Ganhe R$50,00 de Desconto, Reserve seus Lugares, etc.

Este tipo de redação pode soar um pouco sem graça ou até meio desagradável por ser tão direta. Não esqueça que os CTAs são apenas o passo final de um processo. O design do seu site, as imagens que o enfeitam e o seu conteúdo textual, proporcionam a atmosfera, a informação e a motivação para seguir essa chamada de ação, enquanto o botão do CTA está ali só para dar o empurrão final.

Linguagem Orientada para a Ação

É preciso uma linguagem proativa para cativar os visitantes do site a realizarem uma ação. Não é por coincidência que o texto dos CTAs começa com um verbo poderoso no modo imperativo, o que incisivamente vai determinar o que acontece em seguida. Este tipo de estímulo explícito aumenta a motivação das pessoas para seguir seu CTA e completar a ação.  O foco passa a estar nelas e em sua decisão fortalecendo assim sua própria confiança na escolha de clicar e seguir adiante.


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

A Hora é AGORA

Incluir um sentido de urgência fortalece o impacto do CTA da mesma forma que usar verbos fortes. Um poderoso CTA motiva os visitantes do site a tomarem de imediato a atitude desejada, a não refletir muito a respeito e, provavelmente, a esquecer tudo sobre seu site. Incluir palavras como “Agora”, “Aqui”, “Hoje” aos seus CTAs ajuda a incentivar reções rápidas. Outros exemplos de redação que evocam este tipo de determinação são “Tenha Acesso Imediato”, “Consiga um Código de Desconto” ou “Aproveite Nossa Melhor Oferta”.

Oferecer Incentivos

Quando você pede aos visitantes do seu site que façam alguma coisa, é melhor estar preparado para lhes dar algo em troca. Com a abundância de opções e toda a informação disponível online, os usuários da internet têm todo o poder para levar em conta a relação custo-benefício e tomar decisões com base em fatos. Se você quer que os CTAs atraiam os visitantes que estão devidamente informados, precisa se certificar que está bem claro o que você está oferecendo e que isto realmente agrada ao seu público-alvo.

Por exemplo, CTAs como “Comece Seu Período Experimental Grátis”, “Crie Seu Próprio Blog” ou “Faça Download Diretamente em Seu Dispositivo” oferecem um certo incentivo que permite que as pessoas visualizem o benefício do ação.

Não Negligenciar o Restante do Seu Site

Este artigo se foca especificamente na arte de criar CTAs, mas tão importante quanto isso é a arte de criar um bom ambiente para o CTA. Lembre-se, o CTA é o ponto final do seu discurso para os visitantes do seu site. Mesmo o mais perfeito dos CTAs vai falhar se o site que o rodeia não conseguir levar os visitantes a completar a ação.

Para começar, todo o design do seu site deve dar suporte ao CTA. Isto significa, apenas como um exemplo, que num ambiente de navegação normal, o layout da página deve direcionar o olhar diretamente para o CTA. Também significa que você deve liberar espaço em branco em torno do CTA para se certificar que nada vai distrair a atenção e tirar o foco do botão do CTA.

O conteúdo do site também é crucial para eliminar receios, incertezas e dúvidas. Já mencionamos anteriormente que o texto dos CTAs deve ser curto e portanto não pode resolver todas as preocupações e questões que os visitantes possam ter sobre você, seu negócio ou organização. Você precisa se certificar que seu site tenha todas as respostas de forma que os clientes fiquem tranquilos para seguir o CTA sem preocupações.

Monitorar e Analisar Seus Resultados

Nenhum dono de site que se leve a sério ficaria satisfeito em seguir todos os passos mencionados acima sem monitorar seu impacto. Analisar a taxa de sucesso do seu CTA é fundamental para avaliar o desempenho geral do seu site e é um passo vital na melhora da estratégia para o seu crescimento. Uma medida importante que pode ajudar a direcionar sua avaliação é a taxa de conversão, que basicamente fornece as ferramentas para medir as taxas de sucesso do seu CTA.

Testar para Melhorar

Depois de analisar e conferir o desempenho do seu CTA, você já tem o conhecimento necessário para experimentar, comparar e melhorar diversas combinações de “chamadas para ação”. Na sua análise, você pode verificar que algumas cores trazem mais cliques que outras ou que a frase “Compre Agora” é mais eficiente que “Adquira Agora”. Monitore seus diferentes testes para ter uma melhor compreensão do que faz disparar a ação no seu público alvo e continuar a aprimorar seus CTAs de acordo isso.


Publicado pelo WIXBlog


Nelson Rogério 23/11/2016 · #2

E verdade gostei temos que viver estudando formas cada veis melhores para evoluir nossas vendas https://www.magazinevoce.com.br/magazineeutiamo/

+1 +1
Thiago Smicelato 23/11/2016 · #1

Excelentes conselhos!

+2 +2