Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Marketing e Comunicação Auxiliar Nível 2/Motorista 22/11/2016 · 5 min de lectura · +800

CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

Muitos fatores exercem papel determinante no sucesso ou no fracasso de sua presença online. No entanto, poucos são tão significativos quanto o que está embutido nestas três letras: CTA, abreviatura em inglês de “Call-to-Action” (chamada de ação). Encontramos CTAs na internet o tempo todo sem nos darmos conta disso, mas quando se cria um site é indispensável dar total atenção às chamadas.

Neste artigo, vamos esclarecer como os CTAs funcionam para garantir o mais alto desempenho de qualquer site, em especial, os sites comerciais. Em seguida, vamos mostrar os passos essenciais para criar CTAs poderosos que trazem resultados de verdade, melhoram as taxas de conversão do seu site e colocam você no caminho certo para um crescimento profissional e financeiro.


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

O que são CTAs?

CTAs são pequenas frases que induzem seu público a tomar uma ação de imediato. No contexto de um site, são quase sempre textos, imagens ou botões clicáveis que encorajam os visitantes a seguir a orientação do site e tomar uma certa atitude que pode ser fazer o download de um arquivo, comprar produtos, se inscrever para um serviço, se cadastrar como membro, entrar em contato com sua equipe, começar um período experimental e muito mais. Veja aqui alguns exemplos:


CTA: Como Criar Botões de Ação que Geram Conversões

Basicamente, os CTAs dizem aos visitantes do seu site o que você quer que eles façam. Se o seu conteúdo como um todo já cria dita o clima, o papel do CTA é induzir seus visitantes a dar o último passo e clicar para completar a ação. É assim que os CTAs impactam diretamente o sucesso de todo o seu site. CTAs fortes e persuasivos vão fazer você conseguir mais vendas, mais seguidores, uma maior exposição e assim por diante.

Vamos agora para a parte divertida: como criar CTAs que tragam resultados de verdade.

Como Criar CTAs Perfeitos

Definir Seus Objetivos

O primeiro passo para aperfeiçoar os CTAs leva você aos fundamentos da sua presença online. Você precisa ter uma compreensão muito clara de quais são seus objetivos. Vamos colocar as coisas desta maneira: para começar, quais os motivos que levaram você a criar um site? O que você pretende alcançar? A resposta a esta questão vai determinar como você vai usar os CTAs.

Seu objetivo e a ação que você espera dos usuários precisam corresponder um ao outro. Por exemplo, se a meta do seu site é incrementar seus serviços de “life coaching”, a ação esperada é marcar uma consulta e o CTA deve ter um texto como “Marque Sua Primeira Sessão Aqui” ou “Marque uma Consulta Grátis”.

Em alguns casos, você pode estar interessado em direcionar seus visitantes para mais do que uma ação. Por exemplo, vo