Carlos Souza Ribeiro en Marketing y Producto, beBee em Português, Marketing e Comunicação Figurante para Tv, Cinema e Internet • Pellegrini Eventos 14/9/2017 · 3 min de lectura · +500

Marketing Digital: 5 Dicas de Personalização para Melhorar as Vendas

Marketing Digital: 5 Dicas de Personalização para Melhorar as Vendas

Cada pessoa é única. Temos a tendência de esquecer este fato quando estamos na Web. Todos nós navegamos na internet mais ou menos nos mesmos sites e, no entanto, cada um de nós tem necessidades e expectativas diferentes. Dirigir-se pessoalmente a cada cliente é algo muito natural quando se é um comerciante com uma loja física. Mas como se faz isso tendo uma loja virtual?

Podemos dizer que personalizar é conhecer as necessidades do cliente para poder lhe oferecer um produto adaptado às suas expectativas. Trata-se de construir um relacionamento privilegiado com o consumidor. Fazendo isso, você não vai apenas tornar a experiência do cliente muito mais agradável, mas vai ter grandes chances de aumentar as suas vendas. Só há um problema: você não tem os meios de uma multinacional para processar todos os dados. Não precisa entrar em pânico, veja a seguir 5 técnicas de personalização que são muito simples de colocar em prática e que vão te permitir alavancar consideravelmente a receita de seu empreendimento.

1. Personalize seus e-mails

Um visitante largou seu site? Nem por isso você deve se dar por vencido. É verdade que você perdeu uma batalha, mas ainda não perdeu a guerra! Para fazê-lo voltar você pode usar a técnica do e-mail automático. E o que é isso? São mensagens programadas que serão enviadas sistematicamente a seus visitantes em certas situações.

Veja alguns exemplos que são fáceis de adotar. Você tem um novo cliente visitando seu site? Imediatamente deseje-lhe boas vindas. Você perdeu o contato com seu cliente mais fiel? Faça ele se lembrar da sua presença online e proponha que recuperem o tempo perdido. Da mesma forma, quando um cliente fizer uma compra em seu site, envie umas palavras de agradecimento.

Preste atenção para não confundir personalização com perseguição: 4 e-mails no mesmo dia é um pouco demais. Mas uma mensagem de tempos em tempos (principalmente se for no momento certo) é sempre agradável e aumenta a simpatia que os clientes têm pela sua marca. Mais ainda, esta é a ocasião de dar um empurrão em um ou dois produtos que possam interessar ao seu cliente e, quem sabe, conseguir uma nova venda.

Use o