Carlos Souza Ribeiro en Cidade de São Paulo, Marketing e Produto, Marketing e Comunicação Auxiliar Nível 2/Motorista 4/10/2016 · 3 min de lectura · +800

Onde Encontrar Inspiração para Web Design

Onde Encontrar Inspiração para Web Design

O design do seu site atingiu um bloqueio criativo? Você acha que os deuses do design estão te abandonando? Não se desespere! Muitos designers talentosos e experientes conhecem bem a luta contra o bloqueio criativo, mas isso não os impede de continuar seguindo em frente com suas carreiras. E também não deveria lhe impedir.

Uma coisa que você deve se perguntar enquanto cria um site: você esta tendo inspiração visual suficiente para te guiar durante este processo? Você não vai acreditar como é útil aprender com os sucessos e, ainda mais importante, com os erros de outros designers. Manter os olhos abertos para essas influências é como fazer um pequeno curso de web design.

Para te ajudar a seguir na melhor direção, nós preparamos uma lista de objetos de estudo offline e online que são particularmente úteis no treinamento do seu olhar criativo e para ajudar a superar aquele bloqueio.

Encontre Inspiração Offline:

Design de Embalagem: A embalagem é um elemento chave no branding de um produto. Mais do que uma simples questão de conveniência, a embalagem é, normalmente, a primeira interação do cliente com um produto. Tente perceber como os designers criam o layout de uma embalagem. O que eles consideram importante incluir na embalagem? Como eles asseguram o despertar da curiosidade e do interesse dos clientes? E de forma mais prática, como eles trabalham com logos, fontes, cores e todos os outros elementos de design para fortalecer o branding de um produto através de sua embalagem?

Vitrines: Com o aumento do varejo online, as vitrines se encontram sob uma crescente pressão para atrair potenciais clientes. Essa pressão acabou gerando muita criatividade no campo do design de vitrines. Os proprietários de lojas online, particularmente, têm muito a ganhar observando como lojas de sucesso arrumam suas vitrines.

Onde Encontrar Inspiração para Web Design

Arquitetura: O principal ganho que um web designer pode ter a partir da observação da arquitetura é perceber como grandes arquitetos conseguem manter um equilíbrio entre beleza e funcionalismo. Essa é uma grande questão com a qual os web designers se deparam frequentemente. Aprenda através da experiência dos arquitetos. Eles passam toda a sua carreira pensando sobre isso.

Capas de Livros: Único caso em que julgar um livro por sua capa é exatamente o que você deveria fazer. É muito desafiador criar a capa que vai reunir o tema, o humor e o estilo de um livro num único visual. Você vai encontrar muitos bons exemplos que demonstram como criar um design que diz mais com menos.

Onde Encontrar Inspiração para Web Design

Desfiles de moda: A passarela é o lugar onde alguns dos mais inovadores designers revelam seus mais recentes trabalhos. Mesmo moda e websites parecendo ser bem distantes no que diz respeito à função e objetivos, você ainda pode aprender muito sobre questões fundamentais do design como a manutenção de uma uniformidade ou até como comunicar através de uma única voz.

Procure por Inspiração Online:

Usuários Wix Power: Uma infinita fonte de inspiração para o time de designers do Wix são os sites criados pelos nossos próprios usuários. Nós aprendemos muito ao observar os usuários do Wix explorarem as possibilidades de templates e também nosso editor de sites. A criatividade dos usuários é realmente hipnotizante e nós recomendamos que você também dê uma conferida no que essa galera está produzindo.

Videoclipes: Ok, tecnicamente, isso deveria ser uma inspiração offline, mas quem ainda assiste a videoclipes musicais, primeiramente, se não através da internet? De qualquer forma, videoclipes normalmente apresentam uma liberdade artística que outras mídias não têm. Essa liberdade, às vezes resulta em vídeos incrivelmente lindos que são de abalar as estruturas. Os clipes da Lady Gaga são um exemplo sensacional de como videoclipes podem ser criativos (e estranhos).

Onde Encontrar Inspiração para Web Design

Pinterest: Com o Pinterest, você pode conseguir mais inspiração do que imagina. Alguns “boards” que são selecionados por usuários do Pinterest são tão bons que pode ser muito difícil parar de navegar e começar a trabalhar. O Pinterest é particularmente útil porque te permite visualizar criações relacionadas ao seu próprio campo de trabalho e, além disso, você ainda pode checar o design de outros sites, o design de anúncios online, de logos e outros pontos de comparação úteis para qualquer web designer.

Sites de Fotografia: Todos os sites, não importa sobre o que são, têm potencial para se tornar fonte de inspiração. A razão pela qual mencionamos fotografia, especificamente, é porque sites de fotografia são um ótimo exemplo de combinação de formas de conteúdo que muitos outros sites acabam replicando – fotos, animações, textos curtos, textos mais longos, ferramentas de contato, entre outros. Dessa forma, podem ser considerados um exemplo perfeito de conteúdo diversificado no web design.

Aplicativos Mobile: Com, cada vez mais, usuários mobile direcionando seus hábitos de navegação para as interfaces dos aplicativos e não mais para os browsers, as tendências mais específicas de design que aparecem através da indústria dos apps são dinâmicas e fascinantes de se observar. Assim como seu site, os aplicativos também precisam que seu design facilite uma navegação longa, frequente e agradável pelo usuário final. Tenha em mente conferir como eles atingem esse objetivo (ou então em como eles falham) e utilize esse aprendizado para um melhor desenvolvimento de seu site.

Publicado pelo WIXBlog