Carlos Ribeiro

há 6 anos · 6 min. de leitura · ~10 ·

Blogging
>
Blog por Carlos
>
Os 10 Critérios Mais Decisivos para Compras Online

Os 10 Critérios Mais Decisivos para Compras Online

10 critérios
que influenciam

r |
vendas online
q

) - —

ro
Pr ——— g

A cada segundo, dezenas de transações são realizadas na internet. Isso faz da rede o maior shopping centre do mundo! Bijuterias, móveis ou cosméticos, é possível encontrar de tudo. A quantidade de lojas virtuais não para de crescer e a consequência é que o setor de eCommerce vai muito bem. Qual o motivo para as pessoas comprarem online? A rapidez, a escolha e as boas ofertas. E de que forma se compra online? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

Nós conhecemos todas as técnicas da venda tradicional. Já no planeta da Web, as regras são diferentes. Você sabe por que um internauta escolhe fazer suas compras em um site e não em outro? Nós sabemos! Veja os 10 critérios que influenciam uma compra online – os números comprovam.

1. O web design

93% dos consumidores consideram a aparência visual como o elemento chave da decisão de compra.

Na internet a concorrência é dura. Para destacar-se de seus concorrentes, você deve criar o efeito “Uau!”. Para conseguir isso, você precisa ter um design impecável. Não só seu site deve ser claro e organizado, mas também precisa criar o efeito surpresa.

Aqui no Wix, temos diversos meios que permitem cativar os internautas de imediato. Acrescente animações ao seu site para criar um agito em suas páginas (como faz a usuária Tamar Shalem em seu site – veja abaixo). Você também pode incluir um efeito de rolagem Parallax: onde o background rola numa velocidade diferente do restante dos elementos. Parece até um efeito 3D que vai com certeza impressionar todos os seus visitantes.

2. A experiência do usuário (UX)

76% das pessoas dizem que a coisa mais importante é a facilidade de utilização do site.

É certo que seu site precisa ser bonito, mas só isso não é suficiente: também precisa ser funcional! Você gosta de fazer suas compras numa loja onde os produtos estão bem organizados e onde você encontra facilmente tudo o que deseja, certo? Na internet é exatamente a mesma coisa, ninguém gosta de ficar horas procurando, mesmo que esteja confortavelmente sentado num sofá.

Para isso existe uma técnica simples: a regra dos 3 cliques. Os visitantes devem ter acesso a qualquer informação do seu site com apenas 3 cliques. Crie um menu para organizar suas páginas e adicione âncoras para facilitar a navegação. O objetivo é oferecer a seus clientes a melhor experiência de usuário (também conhecida pela sigla em inglês – UX). Quanto mais fácil a utilização do seu site, mais os internautas vão gostar de passar um tempo nele e maior a sua chance de conversão.

Esta regra é válida tanto para computador quanto para dispositivos mobile. Hoje em dia, a maioria das compras são feitas a partir de smartphones e tablets, por isso não negligencie estes clientes em potencial. A versão mobiledo seu site deve ser impecável: as imagens, os textos e os menus devem ser adaptados para a navegação mobile. Não há maior erro que esquecer as telas pequenas.

3. Os vídeos

73% dos consumidores ficam mais inclinados a comprar um produto ou serviço se primeiro puderem ver um vídeo explicativo.

Se uma imagem vale mil palavras, quanto você acha que vale um vídeo? Não é necessário fazer contas, você pode confiar quando dizemos que o vídeo é o formato mais apreciado na internet. Não é somente cativante, mas também atrai a atenção do visitante e viraliza – uma combinação imbatível.

Boas notícias! O Wix permite mostrar facilmente todos os seus vídeos em seu site e ainda de forma gratuita. Graças ao Wix Video, com apenas alguns cliques você pode fazer upload de todas as suas criações a partir do seu computador ou de uma plataforma online. Crie a sua galeria e personalize-a da forma que você quiser e de modo a ficar em total sintonia com o design do seu site. Você também pode criar canais de vídeo e permitir que seus visitantes se cadastrem para seguir suas novidades mais recentes.

Só que você é comerciante, não é cineasta ou diretor de cinema. Que tipo de filme você poderia fazer? Depoimentos de clientes, demonstração de produtos, apresentação da sua equipe. Você ficará surpreso de ver tudo o que pode impactar positivamente suas vendas. Quer saber mais? Veja aqui os 5 tipos de vídeos para ter em seu site e como produzi-los de forma simples e com baixo custo. Pronto? Ação!

4. A página de produto

A página de produto é a página mais importante antes da compra.

Se você tem uma loja virtual deve ter uma página dedicada a cada produto, é a página de produto. Parece óbvio? Veja a seguir uma lista de conselhos para fazer as suas páginas de produto serem o mais eficientes possível:

  • Fotos profissionais. As imagens devem valorizar o seu produto. Para uma foto perfeita, preste atenção na iluminação, na captura da imagem e no material usado. Não se preocupe, não vamos te deixar na mão, veja aqui 11 dicas para fotografar seus produtos. Mais ainda, fotografe-os de todos os ângulos e também faça fotos dos produtos em diferentes situações. Assim você dá ao cliente a possibilidade de saber exatamente o que está comprando e a confiança necessária para efetuar uma compra online.
  • Uma descrição detalhada. As imagens não são suficientes, você deve acrescentar todos os detalhes possíveis e imagináveis sobre o seu produto: as dimensões, o material, as cores, opções de tamanhos diversos, etc.
  • Chamada de ação (CTA) ou os botões de ação em bom português. Na internet não há vendedores para dizer para onde a pessoa deve ir. Acrescente botões claros para direcionar seus visitantes enquanto compram e se assegurar que não vão se perder no caminho para finalizar a compra.

5. Tempo para carregar o site

Aproximadamente 65% dos consumidores não estão dispostos a esperar mais de 3 segundos  para que um site carregue.

Hoje em dia queremos tudo ali na hora! As pessoas não querem esperar nada, e menos ainda se for para carregar um site. Se o pequeno ícone que mostra que o site está carregando ficar rodando parado na tela as pessoas passam direto e esquecem o site.

Mas então, como evitar o pior? Há alguns elementos sobre os quais você não tem nenhum controle, como por exemplo, a conexão de internet ou a velocidade do computador do internauta. Por outro lado há outros que você pode controlar sim e que têm um impacto significativo na velocidade de carregamento do seu site. Em primeiro lugar, as imagens: use apenas formatos compactados tipo JPEG para deixar seu site mais leve. Em segundo lugar, a tipografia: evite usar mais de 3 fontes diferentes numa mesma página. Além de deixar o site mais difícil de ler, você também corre o risco de deixá-lo mais lento. Para evitar esse drama, leia as nossas dicas para criar um site que carregue rápido.

6. Opções de pagamento

Os comerciantes que aceitam plataformas de pagamento consolidadas, como Paypal, têm 30% mais de utilização do site.

Na loja física, assim como na virtual, deixe seus clientes escolherem a forma como querem pagar suas compras: cartão, dinheiro, cheque (ou permuta). Quanto mais formas de pagamento você oferecer, maior a sua chance de efetuar vendas.

Em sua loja virtual Wix você tem as melhores escolhas para pagamentos: online (PagSeguro, MercadoPago e assim por diante) ou offline. Cabe a você escolher e configurar o que for melhor para você.

7. O preço

36% dos consumidores de lojas virtuais abandonam o processo de compra porque encontram um preço melhor.

Um dos motivos pelos quais gostamos de fazer compras online é para ganhar tempo, mas também estamos sempre procurando pelos preços convidativos. Adoramos promoções, ofertas especiais e códigos promocionais! Na internet, o preço é um critério extremamente importante. Os internautas visitam diversos sites e comparam preços antes de tomar uma decisão.

Para aumentar sua taxa de conversão faça promoções regularmente. Qualquer ocasião é boa para baixar os preços: dia das Mães, Natal, dia dos namorados… Nós reunimos para você os 5 tipos de promoção que funcionam melhor na internet. Mesmo se você tem o melhor preço no planeta, isso precisa ser divulgado. Com o Wix você pode acrescentar faixas em todos os seus produtos em promoção.

8. As redes sociais

3 em cada 4 compradores online declaram usar as redes sociais e 43% encontraram produtos novos nas redes sociais.

Você sabia que as redes sociais podem ajudar a aumentar suas vendas? Criando canais em suas plataformas preferidas você constrói sua comunidade e ganha em publicidade. Mas isso não é tudo, você também pode apresentar ali seus produtos e se engajar em conversas com seu público. Jogando com o lado informal e humano das redes sociais, você vai alcançar seu objetivo de outra maneira e esta é uma forma excelente para aumentar sua taxa de conversão. Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest,YouTube, todos são úteis cada um de sua forma. Em 2017, na era do digital e da super comunicação, as redes sociais não são mais só uma opção, são uma obrigação.

9. As avaliações dos consumidores

30% dos consumidores desistem de uma compra por causa de avaliações negativas.

Qual é a primeira coisa que se faz depois de descobrir um produto ou serviço online? Obviamente que vamos ver sua nota no Tripadvisor. As avaliações dos consumidores têm uma grande importância na decisão de fazer uma compra.

Sabemos que o que você está oferecendo é perfeito, mas as outras pessoas também sabem disso? Mostre em sua página todos os depoimentos positivos para influenciar seus visitantes. Para isso, nada mais fácil que adicionar gratuitamente o aplicativo Comentários que você encontra no Wix App Market. Dessa forma, seus clientes podem dar suas avaliações e depoimentos. Em seguida mostre essas avaliações em suas páginas nas redes sociais. Não seja tímido, você bem que mereceu todas esses belos depoimentos – e as vendas também.

10. Serviço de atendimento ao cliente

57% dos clientes que compram online preferem contactar o vendedor por telefone.

Claro que a transação aconteceu através de um computador, mas nem por isso você deve esquecer o contato humano. Interagir com seus clientes é muito importante para conquistar a sua confiança. Quando os clientes têm um problema, você deve escutá-los e responder adequadamente. Isso terá um enorme impacto em suas vendas e não esqueça que um cliente satisfeito é um cliente fiel.

O Wix Engage é a ferramenta que te permite manter uma ligação com todos os seus visitantes. Você pode seguir suas ações e as mensagens que eles lhe enviam através de um formulário de contato. Esteja sempre disponível e acessível para seus clientes, eles saberão devolver em dobro!


Publicado pelo WIXBlog

Comentários

Artigos de Carlos Ribeiro

Ver blog
há 3 anos · 9 min. de leitura

Hoje em dia, as pessoas estão encontrando formas criativas para se conectar com os outros a partir d ...

há 4 anos · 5 min. de leitura

E Breslaw 4 de fevereiro de 2020 · Você levou o seu negócio de comércio eletrônico o mais longe po ...

há 4 anos · 5 min. de leitura

Vikram Priyadarshi 9 de dezembro de 2019 · Se você está envolvido no comércio eletrônico, seja com ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Jobbol

    Engenheiro de Alimentos

    Encontrado em: Talent BR 2A C2 - há 2 dias


    Jobbol Curitiba, Brasil Efetivo

    Empresa de saúde e higiene admite Engenheiro de Alimentos em Curitiba (Parolin). · Principais Responsabilidades:Irá atuar em Industrias como consultor de processos de higiene profissional, tratamento de água, Industria alimentícia, CIP e OPC, tratamento de membranas entre outros ...

  • Grupo DPSP

    Gerente De Contabilidade Sênior

    Encontrado em: Jobtome BR C2 - há 4 dias


    Grupo DPSP Osasco, Brasil

    Como Gerente Contábil, você será o líder da área contábil de nossa empresa. Sua missão envolverá a realização de análises de processos e implementação ...

  • Cronoshare

    Assistência técnica para manutenção de máquina de lavar

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 2 dias


    Cronoshare Joinville (Santa Catarina), Brasil

    Necessito um serviço de Reparação lavadoras com as seguintes características:Qual serviço você procura? · Manutenção · Para qual/quais eletrodoméstico(s)? · Máquina de lavar · Qual é o problema encontrado? · Manutenção /revisão, barulho · Qual é a antiguidade do(s) aparelhos? · 3 ...