Carlos Souza Ribeiro en Empreendedores e Empresários, beBee em Português, Comerciantes e Vendedores Narrador e Dublador • Editora Zona 8/1/2018 · 5 min de lectura · 1,7K

Papo Sobre SEO: Como Escrever Um Bom Título

Papo Sobre SEO: Como Escrever Um Bom Título

Se você está lendo este artigo, provavelmente sabe como criar um site. Já tendo esse conhecimento, o próximo passo é saber como fortalecê-lo com uma boa dupla. Como em todos os duetos da história (Romeu & Julieta, Claudinho & Buchecha, etc.), seu site também tem uma cara-metade que deve ser levada em consideração. Claro que estamos falando da Otimização para os Mecanismos de Busca (ou SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization). Para falar a verdade, seja você um pequeno empresário ou um blogueiro, é crucial melhorar seu posicionamento nos resultados de busca, pois é assim que a maioria das pessoas na internet vão chegar às suas páginas. Já viu alguém dizendo “procura no Google”? Pois é…

Assim como em uma boa receita, um SEO forte é uma combinação de diversos ingredientes. Neste artigo, nos concentraremos em apenas um deles, mas que é considerado bastante relevante segundo as diretrizes do Google: a tag de título do SEO. Você pode encontrá-la sob diversos codinomes – título de SEO, metatítulo, título da página, ou o mais conhecido: tag de título. Resumindo, é o título dado a cada uma das páginas do seu site. Assim como o título de um livro ou de um filme atrai bastante atenção, a tag de título é a primeira coisa que os usuários vêem na página de resultados de busca. Além disso, é o que os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, enxergam inicial quando estão rastreando seu site. Mas apenas preencher o espaço do título não é suficiente, é preciso escolher algo claro, descritivo e atraente.

Não se preocupe, nós vamos mostrar exatamente o que fazer. Prepare-se, pois vamos mergulhar a fundo no quê, por quê e como escrever uma tag de título campeã para as páginas de seu site.

1. O que é uma tag de título?

Técnicamente, uma tag de título é um pedacinho de código HTML usado para indicar aos motores de busca qual é o “nome” da sua página. Por ser a primeira coisa a ser encontrada, a tag de título é um fortíssimo indicativo para os robôs dos mecanismos de busca entenderem sobre o quê é cada página. A tag de título é parte dos metadados, assim como a meta-descrição da página. Ambos os elementos são imperceptíveis aos visitantes de seu site, mas aparecem nas páginas de resultados de busca (ou SERP, sigla em inglês para Search Engine Results Page): a linha azul é o metatítulo (ou título) e aquele texto curto em preto é a meta-descrição.