Carlos Ribeiro

há 6 anos · 4 min. de leitura · ~100 ·

Blogging
>
Blog por Carlos
>
Verão 2018: Como Fotografar o Pôr do Sol

Verão 2018: Como Fotografar o Pôr do Sol

49114be2.png


“O homem que viaja de férias, tira as melhores fotos do pôr do sol” – pode ser que você nunca tenha ouvido esta frase, mas alguém disse isso outro dia aqui no escritório e todos acharam bonita. E se você quer deixar as pessoas impressionadas com suas imagens do pôr do sol (e com inveja das suas férias), é bom aprender todos os truques do seu equipamento fotográfico.


ecdb4b57.png

Por do Sol: o desafio

Por que fotografar o pôr do sol é desafiador de uma maneira geral? Boa pergunta! Veja alguns motivos que tornam este estilo de fotografia mais difícil que a maioria:

  • Ser pego de surpresa e sem o equipamento adequado
  • As condições à sua volta se modificam rapidamente
  • Há muita luz no início, mas pouquíssima no final
  • As fotos podem ficar superexpostas
  • Você quer que a sua se destaque em meio a milhões de fotos do pôr do sol
  • O crush já tá irritado que você dá mais atenção para a câmera do que para ele

A gente não vai poder ajudar muito com a última questão, mas os demais desafios podem facilmente solucionados se você seguir as dicas abaixo.

Resista à tentação

As cores parecem perfeitas, a composição é magnífica, e parece que a foto dos sonhos está a um clique de ser capturada. Ainda que isso tudo possa ser verdade, e você esteja destinado a deixar seus seguidores do Instagrammortos de inveja, capturar imagens do pôr do sol que sejam genuinamente encantadoras requer um pouco de preparação. Perca (ou melhor, invista!) um tempo encontrando o melhor ângulo e tire algumas fotos de teste – no futuro, você poderá usá-las como referência para observar como cada configuração da câmera resulta em uma foto impressa (e não quando vistas no visor da câmera).

Enquanto o sol se põe, o tempo voa

Um pôr do sol dura cerca de 30 minutos, durante os quais as condições se alteram rapidamente, sem grande espaço para improvisação. Se você escolher o local com antecedência, tente chegar pelo menos meia-hora do sol começar a se pôr. Você pode usar qualquer app (ou site) de cálculo do pôr do sol disponível hoje em dia para saber a exata hora e o exato ângulo em que o fenômeno ocorrerá no local escolhido. Depois, é só deixar a mágica acontecer na hora e no lugar certos.

Prepare o equipamento adequado (alguém aí disse “tripé”?) e certifique-se de verificar a previsão meteorológica também. Não fique frustrado se o ar estiver com bastante poeira ou fumaça – esses elementos acabam contribuindo para uma foto de pôr do sol incrível! Aliás, um dia chuvoso tem um potencial surpreendente para um belo pôr do sol, com os raios de luz surgindo por entre as nuvens, como uma pintura.


161d129a.png

Que comece a composição

De acordo com a regra dos terços, uma em cada três fotos do pôr do sol fica perfeita. Brincadeirinha😉  Mencionamos a onipresente regra da composição fotográfica como lembrete de sua atemporal relevância: tente posicionar a parte mais importante da foto (como o horizonte, ou o sol) fora do centro. Isto ajuda a criar uma cena equilibrada, agradável aos olhos de quem vê. Por exemplo, se o pôr do sol é lindo, dê a ele mais espaço posicionando a linha do horizonte no terço inferior. Se o que está em primeiro plano chama mais a atenção, é recomendado posicionar a linha do horizonte no terço superior do imagem.

Outra boa ideia é incluir silhuetas. Pode ser um barco, uma rocha, ou um casal de mãos dadas – esses elementos têm o potencial de se tornar o grande show da imagem, destacando-se com um pôr do sol incrível ao fundo. O que funciona melhor como silhueta? Qualquer forma que seja facilmente identificada e esteja entre você e o sol, através da qual o sol poente possa brilhar.

A escolha da composição certa também depende da posição do sol. Por exemplo, se o sol estiver muito alto no céu, a luz pode se tornar intensa. A melhor forma de lidar com esta situação é esconder o sol (ou esconder-se do sol, dependendo do ponto de vista) atrás de um objeto do primeiro plano, como uma torre de farol, uma árvore, ou uma silhueta. Desta forma, as cores se mantém ricas, mas sem o brilho excessivo. Por outro lado, se você quer dar ao sol o papel principal em sua imagem, será necessário esperar até que se aproxime da linha do horizonte. Mesmo que luz não esteja mais tão forte, você ainda precisará fazer um ajuste fino na exposição para capturar a imagem perfeita.

Estabeleça limites

Uma grande-angular é excelente para fotografar paisagens, mas tendo o sol como estrela (literalmente), pode ser melhor usar zoom ou escolher uma lente com um ângulo menor. Aquele tripé que você trouxe se mostrará bastante útil neste momento. Mas evite preparar o zoom diretamente quando o sol ainda estiver alto, pois pode ser prejudicial aos seus olhos e ao sensor.

É hora de se expor

Um pôr do sol é a oportunidade perfeita para apreciar um bom vinho, e também para desativar as configurações automáticas da câmera. Agora é o momento para testar diferentes exposições, sem deixar a câmera tomar todas as decisões por você. Na verdade, variadas aberturas de diafragma e velocidades do obturador para alcançar resultados lindos, e várias opções de foto para escolher.

Comece por pouca exposição: uma velocidade de obturação rápida no modo manual para capturar a cena com cores mais dramáticas e ricas. Em seguida, tente diferentes configurações de exposição. Aqui estão dois truques excelentes:

  • Bracketing. A ideia é tirar a mesma foto várias vezes, a primeira com as configurações recomendadas da câmera e depois com superexposição. Se sua câmera não tem este recurso, é possível reproduzi-lo manualmente usando a exposição recomendada como referência.
  • Usar a opção de travar a exposição automática. Enquadre algo mais escuro que o pôr do sol (o chão, por exemplo), e aperte o botão de travamento automático da exposição (em muitas câmera, intitulado AE+L). Agora reposicione o enquadramento incluindo tudo que deseja capturar. Desta forma, o pôr do sol será superexposto.

9c745c7d.png

Aliás, se estiver fotografando próximo a um corpo de água (mar, rio, cachoeira, etc.), vale muito a pena testar a exposição longa para capturar o movimento da água.

Equilíbrio para o balanço de branco

Se você deseja que o resultado final reflita a intensidade de cores que seus olho vêem, a opção Configuração do Balanço de Branco é a solução. Deixar o balanço de branco no automático fará com que a câmera corrija as cores sozinha, o que reduzirá sua intensidade. Para deixar as cores do pôr do sol mais quentes, configure o Balanço de Branco para “Nublado” ou “Sombra”, de forma que a câmera compensará o calor das cores como se estivesse em uma situação mais escura. Tons dourados, aqui vou eu!

Fotos em RAW

Quaisquer que sejam as configurações que você escolher no fim, é altamente recomendado fotografar em RAW, e não em JPEG. Desta forma, você poderá corrigir o balanço de branco e a saturação das cores em seu computador posteriormente.

Mantenha a curiosidade

Este horário e estas configurações oferecem muitas oportunidades para fotos interessantes. Seria uma pena não capturá-las! Dê uma olhada à sua volta e procura por cenas que não pareçam tão óbvias. Que sabe você não encontra um objeto, uma construção ou um espelho d’água com um belo reflexo do céu? Conforme o dia vai se esvaindo, é possível capturar um retrato lindo, uma macro ou uma foto de paisagem para completar sua aventura.

Publicado pelo WIXBlog


Comentários

Carlos Ribeiro

há 6 anos #1

#1
Obrigado Isabel \ud83d\udc1d D\u00edaz Dur\u00e1n pelos seus comentários e compartilhe com outras colméias relevantes á fotografia . E você é da Espanha ou de outro país?

Artigos de Carlos Ribeiro

Ver blog
há 4 anos · 4 min. de leitura

Guest Post21 de janeiro de 2020 Nota do editor: Esta é uma postagem de convidado do G2G · Quem já jo ...

há 4 anos · 9 min. de leitura

Saber trabalhar em equipe é uma característica que requer constante atenção, independente da química ...

há 4 anos · 3 min. de leitura

Dan Breslaw 1 de março de 2020 · Na Payoneer, estamos atentos ao Coronavírus. Como grande parte do ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Kado Brasil Rh

    operador de caixa

    Encontrado em: Talent BR C2 - há 2 dias


    Kado Brasil Rh Lauro de Freitas, Brasil Contract

    Nível: Operacional · Escolaridade: Ensino médio - Completo · Tipo de contrato: Período determinado · Jornada de trabalho: 44H SEMANAIS · Responsabilidades da posição: Responsabilidades e atribuições do cargo de OPERADOR DE CAIXA: · Realizar operações de caixa, recebendo pagamento ...

  • Cronoshare

    Encanadores para água da caixa vazando de caixa d'água

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 15 horas


    Cronoshare Andradina (São Paulo), Brasil

    Necessito um serviço de Encanadores com as seguintes características:Qual serviço de encanador está precisando? · Água da caixa vazando · O que precisa de conserto/manutenção? · Caixa d'água · Que tipo de problema necessita resolver? · Inundação · Qual é o local do serviço? · Cas ...

  • Cronoshare

    Ilustrador para ilustração de pessoas

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 2 dias


    Cronoshare Goiânia (Goiás), Brasil

    Necessito um serviço de Ilustradores com as seguintes características:Que tipo de ilustração você precisa? · Ilustração de pessoas · Que técnica de ilustração você deseja? · Técnica manual (lápis, aquarela, pintura...) · Qual a finalidade da ilustração? · Pessoal · Quando precisa ...