Cleuber de Figueiredo Felix in Engenheiros e Técnicos, Informática Oficial, Video Games Suporte Técnico (Estágio) Mar 25, 2020 · 2 min read · 1.4K

Como reduzir o tamanho das ISO's de PS2

Vamos a mais um tutorial de play station 2. Hoje vamos aprender a diminuir o tamanho das iso’s dos seus games de PS2, poupando assim espaço no seu dispositivo de armazenamento, seja ele pen drive ou hd externo. 


Programa(s) necessário(s):

→ PSSPLEX
→ PSSDOWN
→ ULTRAISO


Como reduzir o tamanho das ISO's de PS2


O processo consiste em diminuir a qualidade dos vídeos do game, consequentemente diminuindo o tamanho final da imagem. Baixe PSSPLEX e PSSDOWN no link abaixo: 


https://drive.google.com/file/d/1Uo_I9eNy3rK7AYGDyHMFwjod0RuWq8lM/view?usp=sharing


Vale ressaltar que não funcionará em todos os jogos, mais vale a tentativa. Primeiramente instale o programa pssplex em seu computador (instalação padrão como de outros programas), e logo em seguida abra o pssdown(não necessita instalação), será mostrada sua tela inicial 



 Agora temos que usar o ultraiso para extrair os arquivos de vídeo da iso do seu game, no meu exemplo vou utilizar a iso do game Resident Evil Code Veronica X:



Clique em ARQUIVO e em seguida em ABRIR e abra a iso do seu game:


Crie então uma pasta, selecione todos os arquivos da iso e copie para ela: 



Agora temos que colocar os arquivos de vídeo do game no programa pssdown. O formato aceito pelo programa é o .pss. Geralmente eles ficam na pasta movie, mais pode variar de game pra game. Alguns games vão ter vídeos que não estão nesse formato, não sendo possível editá-los com o pssdown.

Verifique o tamanho total dos arquivos da sua iso para verificar o quanto o programa irá diminuir:


Vá então até a pasta movie e arraste os arquivos .pps para pssdown já aberto anteriormente:


A configuração importante aqui é o DOWNSAMPLE RATE, onde quanto menor a porcentagem menor a qualidade do vídeo e consequentemente o seu tamanho. Vou deixar em 30%(quando for testar o game e o vídeo estiver muito ruim repita o procedimento aumentando a porcentagem):



Volte até os arquivo de vídeo .pps, selecione-os e clique com botão direito e vá até propriedades e desmarque a opção SOMENTE LEITURA:
 


Por fim clique em GO no pssdown e aguarde o processo terminar: 



Clique então em OK e pode fechar o programa. Vamos verificar o tamanho final da iso:
 


O programa diminui cerca de 220 Mb, que já pode ser considerado um valor bacana. Volte então ao ultra isso clique em ARQUIVOS → NOVA → IMAGEM DVD PS2: 



Abra então o arquivo SYSTEM.CNF que se encontra dentro da pasta onde está os arquivos do game:



Clique então em ARQUIVOS → SALVAR COMO escolha o local e por fim clique em SALVAR.

Pronto, sua iso reduzida está pronta, teste seu game para ver se rodará normalmente.

Veja o vídeo do tutorial: