Cristian Fernandes en Tecnologia e Inovação, Java Brasil, Desenvolvedores / Programadores / Front-End Atendente • Carrefour 2/12/2016 · 2 min de lectura · +600

Desenvolvendo Aplicativos com Cordova

O que é o Cordova?

Desenvolvendo Aplicativos com Cordova

O Apache Cordova é uma plataforma de desenvolvimento móvel com APIs que permitem que o desenvolvedor acesse funções nativas do dispositivo, como a câmera ou o acelerômetro.

O desenvolvimento com o Cordova é feito com HTML, CSS e JavaScript e pode ser feito em conjunto com frameworks mobile como jQuery Mobile, Dojo Mobile, Sencha Touch, Ionic, Lungo, Mobile Angular UI.

O que é App Nativo e Hibrido?

   App Nativo

Os aplicativos nativos são instalados e armazenados dentro do dispositivo mobile para rápido acesso, baixados através de uma loja específica para cada plataforma (como iOs ou Android). Eles são feitos usando os SDKs e as linguagens nativas de cada uma dessas plataformas, o que facilita o acesso a funcionalidades do sistema operacional e sensores como GPS e a câmera.
Uma das grandes vantagens de concentrar o desenvolvimento em um aplicativo nativo é a facilidade de otimizar o código por tratar diretamente com as bibliotecas do sistema operacional do dispositivo. A desvantagem é que um aplicativo nativo custa mais caro, precisa de desenvolvedores com conhecimento mais específico e ainda tem que passar pela aprovação da loja que vai publicá-lo.
http://buff.ly/2h2MOvo

App Híbridos 

Aplicativos híbridos são feitos usando linguagens e tecnologias de web apps e usam wrappers ou frameworks para serem convertidos em um aplicativo instalável no dispositivo do usuário. Esse tipo de app também é publicado na loja e funciona de forma similar aos nativos. Sua grande vantagem é exigir apenas conhecimento de desenvolvimento web e, portanto, tem um custo menor de desenvolvimento.
Alguns frameworks têm bibliotecas para facilitar a integração de aplicativos híbridos com várias funcionalidades de dispositivos, mas sempre podem ocorrer problemas de compatibilidade e por conta de atualizações que quebram fácilmente o framework.
Outra possibilidade de aplicativos híbridos é apenas renderizar uma web view que insere a página web diretamente no aplicativo, limitando o acesso às funcionalidades do dispositivo. No entanto, ainda é a alternativa mais barata para garantir presença do seu aplicativo em todas as app stores.
http://buff.ly/2h2MOvo

Cordova (PhoneGap)


O Cordova é feito das linguagens HTML, CSS e JS empacotado em um app instalável nos sistemas operacionais móvel, em geral. Ele seria como uma "casca" - quase nativa da plataforma. Isto permitirá que o aplicativo funcione em tecnologias que, geralmente, usávamos na Web.

Na verdade, não teremos um navegador, em vez disso, teremos o que chamamos de WebView - uma forma que todas as plataformas (iOS, Androide outras) de executar HTML, CSSe JS, dentro de si mesmas, porém fora de um navegador. 

O que o Cordova irá fazer por nós? Ele irá criar a WebView da plataforma, jogará o HTML dentro e executará o código. Como não estamos rodando em um navegador, isto significa que o HTML funcione como um app realmente, sem as característica do navegador na plataforma. Quais as vantagens disto?

Teremos um app instalável, publicável na loja (e com todas as vantagens que correspondem), porém implementada com um código plataforma. 

Aonde o Cordova entra e por que desenvolver com ele? como dito anteriormente o Cordova ou Phonegap usa as linguagens HTML, CSS e JavaScript, então para começar a desenvolver com ele, este é requesito básico. A partir daí posso desenvolver app para diversas plataformas como Android, ios, windowsPhone, BlackBerry com uma única linguagem, antes disso, se eu quiser desenvolver nativamente para cada, exemplo para Android eu teria que saber - Java, IOS - Objetive - C,  WindowsPhone - .Net e BlackBerry - Qt, isto é, para cada plataforma uma linguagem especifica. Com o Cordova eu desenvolvo para diversas plataformas alem das citadas com uma única linguagem de programação. Lembrando sempre Cordova não é Web.

Site no Cordova - Mostrando todo processo básico de desenvolvimento.

http://buff.ly/2ghs6Uf


Jean Holguim 21/12/2016 · #1

Interessante, assim poderemos desenvolver apps com maior flexibilidades e praticidade.

0