Cristiane Bittencourt Spinelli in Coaching Brasil, beBee em Português, Desenvolvimento Humano Coach de vida e relacionamento • Coach Cristiane Spinelli Jul 12, 2017 · 2 min read · 1.8K

A Arte de Liderar com o poder do Coaching

 O que é ser um bom líder para você?

 Há diversos livros e excelentes autores sobre o assunto, e, de acordo com alguns artigos e livros já estudados, chego a conclusão que liderar pessoas, será sempre um assunto complexo. O Ser Humano é regido por emoções e, um bom líder precisa ter o autoconhecimento, para conseguir entender o outro. Obviamente, um líder precisa se livrar de crenças limitantes, estar atento sobre as diferenças que existem entre perfis comportamentais e saber mediar conflitos. 

 Recentemente, assisti uma palestra onde se falava dos "P's" programadores, isto é, os pais, pastores, padres, parceiros, pares, palestrantes, etc. São pessoas que ouvimos suas experiências, conselhos, sugestões e acreditamos como verdades absolutas e, levamos para a vida toda. Porém, é válido lembrar que embora essas pessoas em algum momento tiveram e/ou ainda tenham um papel importante em nossas vidas, se faz necessário sempre questionar algumas informações. Um exemplo disso, são as diversas coisas que ouvimos, tais como: "Você não vai conseguir", "Isso é muito difícil", "Você não tem o perfil para isso", etc. 

 Imagine se Walt Disney acreditasse no que foi dito a ele por um Jornal no qual  fora demitido por falta de imaginação e não apresentar ideias originais? 

The Beatles ouviram que não teriam futuro no show business e, chegaram a ser rejeitados por gravadoras. 

 Por que citei esses exemplos? Porque vale refletir que nem sempre o que ouvimos sobre o nosso respeito, devemos acreditar como total verdade. Pois, a partir do momento que acreditamos criamos crenças limitantes que prejudicam ao longo da vida. E, naturalmente, haverá alguém na equipe de trabalho que carrega esse tipo "crença", que normalmente impacta na relação com seus pares e na entrega de resultados. Neste cenário, um líder coach tem a capacidade de identificar e atuar como peça fundamental para despertar em seus liderados o poder da autoconfiança, e quebra de paradigmas inúteis que atrapalham a performance da equipe. 

 A liderança é uma posição de total responsabilidade, porque um bom líder não tem que dizer o que fazer, mas deve questionar, fazer o outro refletir e encontrar o seu próprio território e dar o poder de decisão sobre suas escolhas e autodesenvolvimento.  Cada pessoa tem a sua ótica sobre o mundo, através de suas vivências e crenças. Por este motivo, um líder de verdade age como mestre, através de exemplos e abertura para o outro seguir o seu próprio "mapa mental", e desenvolver a capacidade pessoal de tomada de decisão e responsabilidades. 

 De acordo com Jack Welch, CEO da GE (General Eletric), "Todo Líder deve ser Coach". Quando ele afirma este pensamento, ele menciona que liderar vai muito além de motivar pessoas, dizer o que elas precisam fazer e ter inúmeros seguidores. 

 A Diferença de um líder comum para um líder coach, é que o líder coach não precisa de seguidores, ele simplesmente segue o ser humano com objetivo e foco de expandir o melhor do outro. 

 O processo de coaching permite a condução de ferramentas de alta performance que facilitam na identificação de talentos e orienta no alcance de resultados com propósitos. 

 Liderar realmente é uma arte, desenvolver o potencial humano é um talento espetacular, conduzir a pessoa ao alcance de suas metas pessoais e profissionais é incrível e, para que tudo ocorra com sincronia e sucesso, este líder precisa AMAR o SER HUMANO. Gostar de pessoas, ser orientado a resultados e entender que cada indivíduo tem as suas particularidades e que devem ser respeitadas sem jamais julgar, mas sempre apresentar ferramentas de reflexão e questionamentos válidos para que o outro identifique suas fraquezas e forças para superar os obstáculos que bloqueiam o desenvolvimento de competências. 

“Muitas empresas acreditam que pessoas podem ser trocadas entre si. Pessoas realmente talentosas nunca são. Elas têm habilidades únicas. Pessoas assim não podem ser forçadas em posições na quais não se encaixam, e nem deveriam. Líderes eficientes permitem grandes pessoas fazerem o trabalho para o qual nasceram para fazer.” – Warren G. Bennis, professor. 

Toda empresa deve identificar seus talentos e permitir o desenvolvimento profissional a fim de confiar a elas o poder de decisão sobre o negócio. Um líder Coach tem a expertise em colaborar no alinhamento da cultura organizacional com os propósitos e engajamento de sua equipe. E, todo esse processo consiste na escuta atenta, empatia, observação e respeito. Um líder coach é um parceiro estratégico e transformador de paradigmas. Todo ser humano é bom em alguma coisa, possui inteligência em algum assunto e habilidades em determinadas ações. Todo esse poder precisa ser descoberto, aproveitado e desenvolvido, seja para o sucesso pessoal e/ou dentro das organizações que buscam resultados através de seu capital intelectual. PESSOAS!


A Arte de Liderar com o poder do Coaching


Inspire. Desenvolva. Transforme. Encante.


Cristiane Spinelli. ;-)


Fico grato por ter a onra de ter lidoessas palavras 

0