Cristina Farto da Silva Brancalião en Secretarias Executivas, Secretárias e Recepcionistas, Secretárias Executivas Bilíngues Secretária Executiva Bilíngue - Gabinete do Embaixador • Embaixada da República Islâmica do Irã 21/9/2016 · 1 min de lectura · 4,1K

Diálogo

DiálogoPor definição:

substantivo masculino

1fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa.

2p.ext. contato e discussão entre duas partes (p.ex., em busca de um acordo); troca de ideias.

Há diferentes tipos de diálogos e interlocutores. Nos diálogos amistosos, há troca de olhares, sorrisos – nos corporativos, apenas troca de informações e cortesias.

Há os “diálogos monólogos”, onde o comunicante transmite a mensagem que, aparentemente, alcança o receptor – só que não! Frases são ditas em direção ao outro, mas se perdem pela falta de atenção e respeito de quem deveria, no mínimo, ouvir fingindo interesse. Depois, caso queira desconsiderar, tudo bem.

O pior de todos os cenários é quando você quer se comunicar, quer dialogar mas não consegue porque o outro simplesmente vai despejando sobre você as informações, sem ouvir as respostas às perguntas que vêm misturadas à fala, e você tenta interromper para informar, explicar ou pedir mais detalhes para que possa continuar e tudo vira uma verdadeira anarquia de palavras. Neste ponto, especialmente o meu cérebro, bloqueia minha fala e descarta qualquer tentativa de diálogo – quando uma pessoa não quer ouvir, não há o que fazer – ou melhor, há sim: deixe-a falar até esgotar por completo. Ouça com atenção e ao final de tudo, em tom suave, pausado e bem baixo, procure responder ou agradecer e informar que vai processar tudo aquilo (para ver se sobra algo de útil) e retornar mais tarde pois naquele momento não é possível atendê-lo.

Neste último caso o fato foge completamente à definição – lamentável, uma vez que quando a comunicação falha ou até mesmo cessa, os prejuízos são imensuráveis.

Para encerrar, para quem não quer ouvir nosso silêncio é a melhor resposta.


Esta comentario ha sido eliminado

0
Tifany Rodio 21/9/2016 · #1

Ótimo artigo, Cristina. Quem não se comunica, se trumbica 😉

+3 +3