Cyntia Gonzales en DISC, Comportamentos do Indivíduo por William M. Marstom, Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção de Pessoas Analista de RH • Shopping Cidade Sorocaba 27/9/2016 · 1 min de lectura · 4,1K

POSICIONAMENTO DO CANDIDATO AO RECEBER FEEDBACK DE ENTREVISTA DE EMPREGO

POSICIONAMENTO DO CANDIDATO AO RECEBER FEEDBACK DE ENTREVISTA DE EMPREGO

Muito se fala sobre as empresas que não retornam a resposta de um processo seletivo ao candidato.

Assim como o pretendente a uma vaga é convidado a participar da seleção de uma vaga de trabalho, as empresas deveriam via de regra, agradecer ao final do seletivo, a participação dos candidatos que não foram contemplados com a admissão.

Não ser escolhido para a vaga muitas vezes, frustra o profissional.

Ele vem cheio de sonhos, de ambições e desejo em ser o mais novo contratado da companhia.

Pode até ter tanta certeza de que ninguém que está ali nas mesmas condições que ele, tem a capacidade de tomar este lugar que já é certo ser seu!

Às vezes por ele dominar o segmento, as características da vaga e principalmente, ao pensar que o entrevistador o acolheu, tratou tão bem como amigos de tanto tempo, que ele já dá por certo ser dele a oportunidade.

Mas então, vem aquele e-mail......

“Agradecemos sua participação na seleção desta vaga.

Seu currículo apresenta várias competências importantes para agregar nosso negócio, porém, não foi selecionado neste momento.

Fique certo de que havendo outra oportunidade, entraremos em contato novamente.

Boa sorte!”

E aí? O que você faz?

Triste e decepcionado por não ter conseguido, você pensa em responder este agradecimento; acima de tudo, educação!

Então, começa a redigir poucas palavras e envia: “agradeço muito esta oportunidade em ter conhecido a empresa e saber que meu currículo estará com vocês na lembrança de uma outra chance de ser contratado. ”

Ou, você agradece de forma seca: “Obrigado. ”

“ O destinatário desta mensagem confirma leitura. ”

Ou ainda: “Gostaria de saber o motivo de não ter sido escolhido pois tenho certeza de que meu perfil se encaixa perfeitamente ao que vocês estão procurando. ”

Agora, se coloque do outro lado: você é a empresa e recebe a resposta.

Você não conhece o candidato a fundo; sabe de seu perfil pelo resumo de sua vida, grafado em uma folha sulfite A4.

A primeira impressão é a que fica!

Por isso, tire suas próprias conclusões e pense agora como o candidato:

Agradecer de forma cordial talvez seja o melhor caminho pois ao contrário, poderá parecer que você tem um perfil questionador ou que não aceita derrotas.

Nem para uma vaga na área comercial em que uma empresa busque um profissional arrojado e corajoso deixaria uma boa impressão, você não acha?

��



manoel getulio 3/10/2016 · #14

Tbm concordo com esse raciocínio, pois quando um cidadão se dispõem a fazer uma entrevista, ele se enche de expectativa, e acaba sendo frustrado por falta do retorno.

+2 +2

@Marcos Vinicius Fernandes Ferreira quando eu li meu comentário novamente, achei que ficou áspero e com muita emoção, pois é algo que eu sofri, só queria demonstrar que estamos no mesmo barco. ^^ kkk

+5 +5

Estamos completamente de acordo @Flávio Rodrigues Vieira. Inclusive quanto ao fato de que problemas que existem (e nao podemos negar) e de que a mudança deve partir de nós! Creio que não discordamos em nenhum momento! ;)

+3 +3

É isso aí @Franciane Nunes Paciência Torres! É preciso lutar pelas mudanças e, sobretudo, dar o exemplo!

+3 +3

@Marcos Vinicius Fernandes Ferreira esse é o ponto, talvez possa ter me interpretado errado, a mudança começa em nós, para assim o próximo também mudar, não é necessário agir com desprezo ou com indiferença, o fato é seguir adiante, obrigado por escutar e ter discernimento para apontar com extrema coerência o seu ponto de vista.

+3 +3

Concordo plenamente com você @Flávio Rodrigues Vieira! E a luta pela mudança, como você mesmo e a @Cyntia Gonzales disseram, é absolutamente legítima! Ainda sim, independentemente do comportamento que possam ter as empresas em relação a nós, tenho a convicção que ser cordial e buscar ter uma postura exemplar sempre que possível, nos torna melhores profissionais e seres humanos.

+3 +3