Declev Reynier Dib Ferreira en Turista Profissional, Estudantes, Artes plásticas Editor - Fotógrafo • Blog Turista Profissional 11/10/2016 · 1 min de lectura · +700

Frida Kahlo: a rainha do "selfie"

As “selfies” realmente caíram no gosto popular e tomaram conta da internet, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Mas eis que o autorretrato não é de hoje.

    Jardim de Monet em Giverny

    Sabe-se que muitos pintores, como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Van Gogh fizeram autorretratos, mas Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida apenas como Frida Kahlo, facilmente pode ser considerada a rainha das “selfies”. Ao todo, foram 55 autorretratos, o equivalente a 1/3 da obra da artista mexicana.

    Frida Kahlo: a rainha do "selfie"

    Em 1926, Frida sofreu um grave acidente de ônibus, tendo uma barra de ferro atravessada na bacia até a região púbica, resultando em uma tripla fratura da pélvis, da coluna, das costelas e da perna e do pé direito. Durante a convalescença, a mãe de Kahlo colocou um espelho no teto da estrutura da cama, e foi quando a nossa rainha da “selfie” começou a fazer seus primeiros autorretratos.

    As pinturas da artista mexicana são provocativas e mostram a forma como se sentia em relação a diversas fases da vida pelas quais passou, como o acidente de ônibus supracitado que a fez passar por 32 intervenções cirúrgicas; a separação de Diego Rivera por causa das constantes traições do marido, sendo uma delas com sua irmã mais nova; dois abortos que a impediram de realizar o sonho de ser mãe; entre outras coisas. 

    Embora tendo vivido muitas tragédias, Kahlo se definia como "la gran ocultadora" e, de fato, seus autorretratos exibem feições mais estáticas e sóbrias, resultado de grande autocontrole durante o desenvolvimento de seus quadros, que passam uma imagem infensa aos sentimentos, bem ao contrário do conteúdo de seu diário.

    Sobre sua obstinação por autorretratos, Frida justificou: "Pinto a mim mesma porque estou sozinha a maior parte do tempo e porque sou o assunto que conheço melhor".     

    Existe muito mais sobre Frida Kahlo para descobrir. 

    Mas existem também inúmeros "mundos" a se descobrir através da arte. Veja alguns exemplos no nosso blog: