Denise Da Vinha Ricieri en Rede Innovares de Conhecimento (Innovares Hive), Professores e Educadores, Médicos e profissionais da área da saúde Professor e Pesquisador (colaboração técnica) • Universidade Federal do Ceará 14/10/2016 · 5 min de lectura · 3,0K

BeBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Uau! Meu home office mudou hoje!

Fui surpreendida pela chegada de um mimo es-pe-ci-al!, que é o retrato do que se faz por aqui, no beBee: pensar em algo ágil, criativo, empático e compartilhar com pessoas especiais. Me senti especial...

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Há pouco mais de um ano descobri a plataforma digital BeBee como alternativa para rede de relacionamentos digitais profissionais internacionais. Desde então, sintonizada com a proposta empática de "affinity networking", iniciei meu trabalho por aqui.

Tenho tido as melhores surpresas possíveis por aqui, coisa que não encontrei antes em nenhuma outra plataforma. E olha que tenho perfis no Linkedin, Research Gate, OrcID e Lattes (pelo menos). Interagir por meio da beBee tem me feito pensar e analisar as subliminaridades que fizeram com que o jardim, dessas abelhas e colmeias, tenha se espalhado tão rapidamente e de forma tão satisfatória, para seus usuários pelo mundo afora.

Em cada um dos itens que recebi (o combo é perfeito! A-m-e-i-!) conta uma história (ao menos para mim), e essa história expressa a visão e a missão dessa nova e inovadora plataforma de conexão profissional digital. 

Então, deixa eu contar a minha versão dessa história de doces relações entre uma startup que chegou em 2014 e, em pouco mais de ano e meio, já está zunindo em plena Big Apple!


beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Para quem também acredita que o melhor na vida é fazer, e não apenas falar, o lugar para hospedar um perfil profissional ativo, interativo, engajador e altamente personalizado, é seguramente, a plataforma beBee.


1- A presença e o mindset beBee são fortes

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Sou pesquisadora e, quando me engajo em algum projeto, é porque percebo sintonia e genuinidade entre o que ele professa e como ele atua. Isso acontece fartamente na beBee, de fato e de direito.

Ponto para a ideia de se lançar no planetinha azul com mindset de startup e atitude de high performance behaviour.

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Aliás, a camiseta diz tudo (é a minha cara!): beBee atua como um unicórnio charmoso (no sentido startup da expressão) de terno e gravata(que sabe o que quer), e que voa espalhando simplicidade e eficiência, com criatividade.


2- A identidade beBee cativa aqueles que acreditam nos processos colaborativos como novo mindset profissional

O glossário beBee é outra manifestação da singularidade que caracteriza o time de elite, que comanda a plataforma, e que foi incorporado com facilidade pelos usuários!

O sentimento de pertença que emerge dos conceitos paralelos existentes entre a abelha e colmeia, enquanto linhas claras de trabalho e de processos colaborativos, identifica a todos aqueles que aspiram a algo mais, nas redes de contatos profissionais.

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes


Produzir mel, como chamamos as produções de textos por aqui, tem tudo a ver com o princípio de construção colaborativa do conhecimento, de nutrição de informações que se partilham para o crescimento do coletivo, sem se descolar do sujeito como indivíduo, como "persona".

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes


3- A logo beBee e o abandono (definitivo) da "caixa"

Uma das expressões que espelha a transformação trazida pela era da tecnologia é o "pensar fora da caixa", que se tornou sinônimo de pensar empaticamente e buscar soluções criativas, coletivas e colaborativas.

Intencional ou acidentalmente (não importa) o logo em hexágono da beBee traduz perfeitamente essa sintonia: desde sua logo, beBee está "fora da caixa" e compactua positivmente com uma era disruptiva, cujos laços e comportamentos profissionais são pautados mais pelas pessoas do que por seus currículos.


"Think outside the box' originated in the USA in the late 1960s/early 1970s. It has become something of a cliche, especially in the business world, where 'thinking outside the box' has become so hackneyed as to be rather meaningless. Various authors from the world of management consultancy claim to have introduced the phrase.
The earliest citation that I have found comes from the weekly magazine of the US aviation industry - Aviation Week & Space Technology, July 1975: "We must step back and see if the solutions to our problems lie outside the box." 

-The meaning and origin of the expression "think outside the box"


Ademais, não percebo, na atualidade, nenhum concorrente para beBee, porque ela é única. Uma ideia que floresceu do encontro de um pensamento de vanguarda dos idealizadores, e se alinhou (com conspiração do universo a seu favor!) ao descontentamento de um gigante do ramo, que despersonalizou totalmente seus próprios usuários, desconfigurando o trabalho de anos em nome de controlar a distribuição de informações. Esse advento de conjunturas criou uma verdadeira sincronia astral para um novo modelo de plataforma digital profissional.

Ironicamente, o tal gigante do ramo tem duas identidades visuais em sua logo que caracterizam bem um modelo do passado (o quadrado - ou a caixa, e o elo de corrente - ou o Linked ), que vem sendo facilmente superado pela proposta do hexágono, que possui precisão geométrica traduzida como "uma manifestação da harmonia divina na natureza".


beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Imagem feita do trecho do livro "Geometria sagrada: simbolismo e intenção nas estruturas religiosas", disponível online.

Aos que estão aqui pelas afinidades (como eu), esse foi o primeiro padrão que me chamou a atenção para beBee: o pensar fora da caixa azul (entendedores entenderão) e passar a mais ângulos - ou pontos de vista - porque hexágonos amarelos ou dourados (cores da sabedoria e da prosperidade) certamente comportam mais conteúdo, ou mais produção colaborativa.

Admiro quem pensa seus conceitos e consegue expressá-los em sua marca de forma transparente. O time beBee sabe fazer isso muito bem.

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

4- A determinação em acreditar que seu produto é inovador e tem excelência

Quase todos que estão aqui desde 2015, certamente vieram pelo trabalho incansável, educado, mas arrojado do CEO, Javier - antes Cámara Rica - que finalmente incorporou na sua própria identidade o conceito do seu produto. Hoje, ele é conhecido (e famoso influenciador digital) Javier beBee, num exemplo bem sucedido do criador sendo abraçado pela criatura. Toda obra magistral e de sucesso ganha identidade própria, para além daqueles que a concebem, e com beBee isso vem se tornando uma evidência.

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

Já aqui, acabei conhecendo também - sou seguidora e fã - o outro nome dos bastidores: Juan Imaz. Menos falante que Javier (muuuuito difícil encontrá-lo em fotos!), mas não menos engajado, essa dupla dinâmica transformou o conceito de colmeia! De uma estrutura que na natureza é comandada por uma mulher (abelha-rainha), os criadores de beBee atuam de forma síncrona, leve e equilibrada, ressignificando - para os tempos digitais - o conceito de comando da colmeia, que tem dois abelhas-rei.


5- Uma storytelling contada com nota 10!

"Reza a lenda" (devidamente registrada pelas colmeias) que a ideia e parceria dos dois grandes mentores e autores do projeto beBee surgiu numa mesa, em torno do café. O café é um dos meus arquétipos (junto com a borboleta), quem me conhece bem, sabe disso.

Não apenas porque o café passa por um processo intenso de preparo, do pé de café até a bebida pronta, processo esse que acaba por lhe conferir variedade do paladar e qualidade, mas porque, depois de superar esse difícil processo e se tornar uma bebida de aroma e sabor reconfortante, é capaz de promover, em torno do ritual de ser degustado, um clima de laços, afetividade, proximidade e personalização.

Desconheço uma forma mais acolhedora, em qualquer clima, que a de se conversar e protagonizar novas relações profissionais, do que em torno de uma boa xícara de chá ou de café. Assim, seja pelo seu próprio berço, enquanto ideia, seja pela afinidade que uma xícara traduz para aqueles que a tomam nas mãos, a visão empática do time beBee não poderia deixar de fora esse conceito, e o mimo é simplemente perfeito!

Então, nota 10 para a ideia da xícara!

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes

6- Conectividade é a alma do negócio e da colmeia!

Vivemos tempos de conectividade global. Tudo (ou quase) está na palma da mão, a um clique de distância... Energia é o que nos move, e é o que move a tecnologia, que nos move. Por isso, haja bateria!

Pensar nesse detalhe, sendo beBee uma plataforma que quer estar presente na vida de pessoas (ou seja 24h por dia) e não apenas dos profissionais, no horário comercial (dos profissionais), faz com que energia seja um assunto central e sempre urgente a todos.

A equipe de marketing teve uma ideia iluminada, que agrega muito valor à marca, por traduzir essa sintonia com detalhes sutis, mas fundantes, relevantes a qualquer momento, dentro e fora do trabalho. Carregar essa "bee-tery" comigo vai ser uma alegria!

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes


7- Em solo verde-amarelo, temos um compromisso. Contem comigo!

Como disse ao início, sou pesquisadora e para me engajar em algum projeto, é necessário sentir que o que se faz é genuíno, e não marketeiro. A sintonia que se professa aqui na beBee é a mesma com que se atua. Não há discrepância, não há desarmonia.

Nesse 2016, o universo beBee está se descobrindo, tomando forma, se expandindo e ajustando-se em sintonia fina para um espaço inovador que foi aberto, em mares digitais nunca dantes navegados. Isso requer tempo, trabalho, participação, engajamento, coletividade e integridade, e eu consigo ver isso tudo acontecendo de forma espontânea e orgânica na plataforma beBee.

Um exemplo disso: a distância de fuso horário que separa Fortaleza/CE (Brasil) da sede, em Madrid (Espanha) é de 5 horas. Ou seja, estando eu 5 horas atrás do "hive-quarter" , não raro, quando me deito por volta de 22h (horário de Brasília), ainda acompanho compartilhamentos de posts dos abelhas-rei, na colmeia ou fora dela.

Sãoessas pessoas, incansáveis em estar alertas e atuantes, que dão credibilidade ao seu projeto e ao seu produto. Elas acreditam nas suas ideias, e movimentam-se para movimentar todos os outros, independente do horário. Quando vejo no outro, comportamentos que também são meus, me identifico com eles porque percebo no outro o mesmo sentido que me move... Assim, automaticamente me conecto, de forma igualmente engajadora. Para quem pergunta qual o segredo da grande expansão da beBee pelo mundo, a resposta é que não há segredo. Ou talvez esse seja o grande segredo!

 Por todas essas razões, e muitas outras ainda, deixo meu profundo agradecimento à generosidade que o time fundador teve e tem, em dividir conosco seu conceito de colmeias, abelhas, coletividade e processos colaborativos. De voar incansavelmente em busca dos seus sonhos, espelho de suas carreiras, como pode se perceber ao analisar seus perfis profissionais e como se descrevem neles.

Mais ainda, à equipe em língua portuguesa, que foi tão bem selecionada e que atua com maestria tomjobiniana, enchendo de orgulho a nós, brazucas, de nos vermos espelhados em importância, frente à expansão mundial.

Meu muito obrigada.

Hoje e aqui, essa fisioterapeuta, que é mestre de fisioterapia respiratória, doutora em pediatria, pós-doutora em engenharia biomédica, pode ser a Denise: uma profissional que sempre deixou sua marca pessoal em sala de aula, mas nunca teve espaço fora dela para mostrar aquilo em que acredita, muito acima das pesquisas que desenvolve.

A Dra. Denise, a profissional, nasceu de uma menina curiosa, falante e apaixonada por livros e tecnologias, que estudou muito e cresceu. Que fez da sua curiosidade uma alavanca para a carreira de pesquisadora. Transformou sua tagarelice em ferramenta para a carreira de docente e como consultora sênior em pesquisa e educação. Que fez da paixão pelos livros e pela tecnologia uma nova área de atuação para profissionais que atuam com movimento humano.

Mas faltava o espaço para essa Denise - a pessoa - poder mostrar que é o centro de todo o networking que a Dra. Denise realiza. E a beBee permitiu valorar esse princípio.

Um grande abraço a todos, e... let it be(e)!

beBee sob meu olhar: uma storytelling contada nos detalhes



Henri Galvão 20/10/2016 · #17

#16 bom trabalho, Deb! e, sim, a questão dos hexágonos é muito interessante mesmo!

+1 +1
Deb Helfrich 20/10/2016 · #16

#15 Na verdade, este foi um zumbido épica. Estou indo para ajudar a Denise poli-lo para que ela possa publicá-lo fora para as abelhas língua inglesa.

Eu estava iluminado por suas analogias com hexágonos sobre caixas

+1 +1
Henri Galvão 20/10/2016 · #15

esse buzz foi épico! é sempre um prazer se deparar com um texto que também expanda os horizontes de quem lê.

de tudo o que você mencionou, o que mais me chamou a atenção foi o livro Geometria Sagrada. Você leu ele todo? Em caso afirmativo, é bom?

0
Thiago Smicelato 18/10/2016 · #14

#12 Obaaaa! Espero que esse kit brasil tenha diamante negro e pao de queijo! hahahah! aqui esperamos vocês!

+2 +2
Denise Da Vinha Ricieri 17/10/2016 · #13

#6 @Deb Helfrich, I like very much to understand the meaning of things, and the hexagon, as a geometric shape, is full of it. There so many ways to see the obvious that we often missing the essence. Thanks for your reflection!

+2 +2
Denise Da Vinha Ricieri 17/10/2016 · #12

#9 @Thiago Smicelato, eu e @Vera Bahiense já combinamos que tão logo superemos nossos pequenos entraves e compromissos por aqui, iremos visitar o Big Quarter Hive em Madrid e levaremos um "kit Brazil" para que nosso verde-amarelo se espalhe por aí! Aguardem que 2017 vem sendo muito planejado! Mil obrigadas!

+4 +4
Denise Da Vinha Ricieri 17/10/2016 · #11

#8 @Tifany Rodio, minha semana não poderia ter tido melhor início! Obrigada!

+2 +2
Vera Bahiense 17/10/2016 · #10

I was just by her side when @Denise Da Vinha Ricieri received the gifts from Bebee and it was awasome her hapiness. Congratulations, my friend!

+6 +6