Denise🐝 Da Vinha Ricieri en Estudantes, Professores e Educadores, Educação e Formação Professor e Pesquisador (colaboração técnica) • Universidade Federal do Ceará 22/9/2016 · 3 min de lectura · 1,7K

Design Instrucional e ciência: o impacto das emoções na aprendizagem

O processo de aprendizagem pode ser influenciado pela produção dos hormônios DOPAMINA, SEROTONINA E OCITOCINA? Como eles impactam na aprendizagem e no engajamento do estudante no processo de aprender-a-aprender?

Design Instrucional e ciência: o impacto das emoções na aprendizagemEsta é uma resposta relevante no momento de desenhar uma trilha de aprendizagem, em qualquer área onde se trabalhe o conhecimento no processo de formação de competências, habilidades e atitudes.

Uma trilha de aprendizagem (Design Instrucional) tem como objetivo planejar estratégias, recursos, elementos e atividades adequadas para os domínios do conhecimento envolvidos em uma aula, disciplina ou curso de formação. Essas trilhas são construídas pelos professores e capacitadores mas, em geral, elas trazem um viés importante: a seleção do desenho da trilha de aprendizagem é feito com base na experiência pessoal de quem ministra o curso.

Isso é um erro de princípio, porque as pessoas, em sua individualidade, reagem de modos diferentes aos mesmos estímulos. Então, como planejar uma trilha de modo a centrar o processo no estudante (ou em sua aprendizagem), e não no ensino (ou no que o professor acha relevante)? O princípio desse trabalho está na aplicação da EMPATIA.


Vamos dar um passeio e aprender mais sobre como desenhar trilhas de aprendizagem para resultados realmente efetivos para os estudantes.


  • DOPAMINA

A DOPAMINA tem muitas funções no cérebro, incluindo papéis importantes no comportamento e cognição, motivação e recompensa, sono, humor, atenção e aprendizagem. Um cérebro que recebe estímulos capazes de estimular a liberação de dopamina tem muito mais chance de estar motivado a aprender, e desenvolver um engajamento acima da média.

Design Instrucional e ciência: o impacto das emoções na aprendizagem

Mas dopamina demais não é bom. Ela também gera ansiedade, quando não está acompanhada dos outros dois hormônios. Essa é uma situação típica de dia de prova: como ela está ligada ao sistema de recompensa, a expectativa (ou necessidade) de alto desempenho na prova pode atrapalhar a concentr