Denise🐝 Da Vinha Ricieri en Projetos de inovação, Professores e Educadores, Educação e Formação Professor e Pesquisador (colaboração técnica) • Universidade Federal do Ceará 20/5/2016 · 5 min de lectura · 1,8K

Educação e Mudanças: trending topics do momento

Em tempos de trends da educação focadas para o momento político de mudanças profundas da Educação Básica à Superior, quero pontuar três questões claras, simples e diretas, nesse universo profissional.

1- Déjà vu


“Você sabe o que é ser professor e gestor dentro dos contextos regulatórios modernos do ensino superior brasileiro? Do desenho de um PPC e as diferentes estratégias de peritagem e seleção de inserção de metodologias ativas, ao alinhamento do PPC com o PDI da IES, considerando PNE e Lei 10.861 para definição das ações retroalimentadoras em ensino, pesquisa e extensão.”


No dia 3 de Março publiquei na minha Bio do LI uma trajetória de vida acadêmica que me dava experiência para sustentar a hipótese de que o modelo educacional brasileiro – de modo geral, como o conhecemos – estava esgotado e que era necessário repensar o papel de todos os atores do cenário da Educação.

Como não sou de criticar o sistema (seja ele qual for) sem apresentar soluções claras e factíveis, anunciei que estava terminando um projeto de formação docente avançada e conclamei interessados no assunto para um contato, discussão, até troca de ideias!

Surpreendentemente, ZERO retorno (exceto os amigos de fé e irmãos camaradas) define bem o impacto. Seria, afinal, uma proposta descolada de empatia? Estaríamos somente eu, e mais alguns no meu entorno profissional, incomodados com uma sala de aula que trocou o giz e a lousa pelo slide e quadro branco (ou digital, isso não muda a essência)?

Essa questão me perseguiu, mas como sou brasileira e acredito que sempre podemos fazer melhor, prossegui com o projeto. Afinal, havia muito movimento entre os “grandes” da Educação, falando, propondo, formando, debatendo, promovendo novos modelos, processos, metodologias e projetos educacionais.

Fora da Educação o cenário era semelhante: muitos empreendedores (de palco e de verdade) arregimentando legiões de diplomados, a altos investimentos individuais (mas, veja, com muitos bônus, vídeos, sacadas, lances e lives também. Linguagem peculiar essa do mundo empreendedor... Mas a gen