Denise Da Vinha Ricieri en Rede Innovares de Conhecimento (Innovares Hive), Professores e Educadores, Médicos e profissionais da área da saúde Professor e Pesquisador (colaboração técnica) • Universidade Federal do Ceará 9/10/2016 · 1 min de lectura · 1,2K

Rede Innovares de Conhecimento: um projeto que nasceu das afinidades entre professores brasileiros e espanhóis

A Rede Innovares nasceu em 2015, entre amigos professores que atuam no ensino médio e superior, no Brasil e na Espanha. Ela nasceu das afinidades que temos face ao pensar de novas trajetórias, para construir melhores trilhas de aprendizagem para nossos estudantes, nas nossas salas de aula.

Juntos, amigos de longa data que somos, passamos a desenhar esse novo caminho colaborativo para nós, no Brasil e na Espanha, por meio daquilo que sabemos fazer de melhor: projetos de desenvolvimento de capital humano docente.

Rede Innovares de Conhecimento: um projeto que nasceu das afinidades entre professores brasileiros e espanhóis

Nossa iniciativa se transformou em uma rede colaborativa de troca de conhecimentos e de oportunidades na área da docência e do empreender na educação. Nossa rede é formada por universidades públicas e particulares nos dois países e, hoje, abraça projetos internacionais de capacitação de professores para metodologias ágeis e flexíveis no âmbito dos processos de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

Hoje temos, no Facebook, três frentes de atuação representadas pelas fanpages Rede Innovares (formação de professores para tecnologias inovadoras na Educação), Profa Vera Bahiense (métodos e modelos no Ensino Médio tecnológico), e Dra Denise da Vinha Ricieri (métodos e modelos na Educação Superior e na Pesquisa). 

Queremos estender nossa rede e nossa abrangência, para facilitar o intercâmbio de conhecimento, oportunidades, pesquisas e desenvolvimento. Queremos trazer também para o beBee a experiência bem sucedida de ampliar oportunidades e fortalecer a network entre profissionais da Educação (sala de aula e Gestão) que tenham o growth mindset como princípio de afinidade.


Rede Innovares de Conhecimento: um projeto que nasceu das afinidades entre professores brasileiros e espanhóis

No presente momento, a Educação no Brasil passa por profundas discussões e aponta para transformações que modificarão a atuação docente de todos. Serão novos paradigmas, muitas dúvidas e, principalmente, necessidade crescente de atualização de conhecimento por parte dos docentes, para sustentar desempenho de qualidade nas salas de aula. Independente do rumo exato (legal) dessas transformações, esse era um processo tão previsível quanto necessário, já há tempos, e a Rede Innovares foi concebida para atender a essas necessidades e aspirações dos docentes.

Aqui, no beBee, estamos estruturando uma nova colméia (Innovares Hive / Rede Innovares) para abrigar outros colegas que, igualmente, possuem afinidades para discutir o processo educacional em novas bases: bases empáticas, dinâmicas, significadas e que estimule o protagonismo na ciência, na profissão e na vida.

Convidamos aos colegas docentes de todas as áreas a juntarem-se a nós aqui na colméia da Rede Innovares, por essa grande afinidade que temos pelo pensar ampliado e transversal, pelo oferecer trilhas de aprendizagem significadas para os estudantes, pela busca de espaços para trocar experiências de forma colaborativa e crescer.

Traga seus colegas e amigos. Traga suas dúvidas e experiências. Troque figurinhas repetidas, ganhe novas figurinhas, complete seu álbum, faça diferente para fazer a diferença. Dividir para multiplicar sempre foi - e é - a visão dos profissionais que integram o time da Rede Innovares.


“Muito prazer, sou movida a projetos!”. Assim se apresenta Denise Da Vinha Ricieri no início da entrevista. Não tive dúvida de que estava conversando com uma mulher forte e decidida, confirmando o que ela já tinha mostrado em seus textos no Producer.


Rede Innovares de Conhecimento: um projeto que nasceu das afinidades entre professores brasileiros e espanhóis


Tifany Rodio 18/10/2016 · #1

A Espanha e o Brasil fazem um bom match 😁 Por mais colaborações entre os países 🇪🇸 🇧🇷

+1 +1