DILMA BALBI -Contratos e Gestão en Profissionais Administrativos, Gestão de Projetos, Negócios e Empresas Gestora Contratos - Coordenação 19/10/2016 · 1 min de lectura · 1,1K

E o seu CNAE ?

E o seu CNAE ?


“Se você inicia uma empresa com o código de atividade errado, você sofrerá uma série de implicações”, explica Antonio Carlos Pela, vice-presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e coordenador do CPU (Conselho de Política Urbana). 

Pronto! Encrenca no horizonte..... 

Especialmente no momento da abertura das empresas é relevante pensar sobre CNAE que nada mais é, em resumo resumido, do que uma listagem de códigos. 

A listagem unifica as atividades econômicas para o enquadramento tributário. Assim, dentre a cesta de serviços ou produtos que a empresa proporciona deverá ser adotado apenas um deles. E este escolhido como ator principal receberá o código CNAE. 

Se o código está errado, a determinação dos tributos a serem recolhidos também estará equivocada o que pode acarretar sofrimento ao caixa da organização e/ou descumprimento de obrigações. 

Eventos totalmente indesejados.... 



E o seu CNAE ?

 Um exemplo prático da importância do CNAE : 

Em São Paulo, após a revisão da LPUOS (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), também conhecida como Lei de Zoneamento, sancionada em março deste ano, há mudança importante: a vinculação de atividades não-residenciais, como comércio e serviços, à listagem de códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) o que anteriormente não ocorria, ou seja, um dado código CNAE não estava vinculado à classificação não-residencial (estipulada pela Lei de Zoneamento). 

Portanto, atenção ao numerito do CNAE! 

Materia base   da jornalista MARIANA MISSIAGGIA