DILMA BALBI -Contratos e Gestão en Profissionais Administrativos, beBee em Português, Redes Sociais Gestora Contratos - Coordenação 21/9/2016 · 1 min de lectura · 2,7K

Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR?

Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR?

A ideia da metodologia é reunir um conjunto de objetivos que estabeleçam um inter-relacionamento. Nesta cadeia de objetivos, quando um deles é alcançado o objetivo maior da empresa também se beneficia.

Numa visão prá lá de simples, vamos associar objetivos individuais aos "vagões" de uma mesma locomotiva que existe para realizar viagens (objetivo macro da empresa).

Se nesta locomotiva, inventada aqui e agora, cada vagão tivesse seu próprio maquinista cada um deles deveria entender todo o percurso da viagem pois suas ações podem, por um lado, contribuir ou, por outro lado, comprometer a viagem. Isto se dá pela compreensão de que cada um deles pertence à mesma locomotiva e que este trem existe para que se possa chegar a um dado destino.

Seguindo nesta linha de raciocínio: se é para ser entendida por todos deve ser simples o bastante para permitir observar os resultados. Cada maquinista pode e deve mensurá-los (Key results) para o bem de toda a locomotiva.

Para adotar a mensuração, estes números devem ser acertados em conjunto, ou seja, por cada "músico" (integrante do time) e pelo "maestro" (gestor, líder, gerente ou denominações similares) com poucos objetivos e resultados mensuráveis para cada "músico".

A gestão objetiva de OKRs concorre para que boas condições no ambiente corporativo se estabeleçam . Reconhecendo em qual parte do todo cada integrante deverá dirigir seus esforços, a própria visão de valor de seu trabalho é recuperada.

Saindo do trem e encerrada a apresentação da orquestra, que tal maiores informações?

Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR? artigo em português

Objectives and Key Results artigo em inglês

OKR Alliance site em ingês