DILMA BALBI -ūüďÉ Engenharia&gest√£o en Profissionais Administrativos, beBee em Portugu√™s, Neg√≥cios e Empresas Gestora Contratos - Coordena√ß√£o 13/11/2017 ¬∑ 3 min de lectura ¬∑ 2,3K

Qual √© o seu nome? ūüĎČDicas para voc√™ MEI, freela ou profissional liberal escolher um nome sensacional para o seu neg√≥cio.

Qual √© o seu  nome? ūüĎČDicas para voc√™ MEI, freela ou profissional liberal escolher um nome sensacional para o seu neg√≥cio.

Artigo de base: Gimena Flores


O nome √© da maior import√Ęncia.

São letrinhas que associadas carregam muita estória e nos destacam de todos os outros pares.

Ao ouvir nosso nome é impossível não dirigir o olhar naquela direção pois nos reconhecemos imediatamente naquele som.

Meu caso particular se constitui num exemplo claro: um nome simples, pequeno, comum no Brasil que, por ser o mesmo de uma personalidade da pol√≠tica, ganhou destaque nos √ļltimos anos. E quanto xar√°s temos, n√£o √©? Na pesquisa encontrei mais de 40.000 o que comprova a minha afirma√ß√£o anterior.



Os nomes que nos s√£o caros, quer por estima, quer por avers√£o tamb√©m nos impactam... 

Basta ouvir aquele som que há, de imediato, uma reação de nossa parte.


Com sua empresa como ser√°?.


Que nome você vai escolher para a sua empresa?


Dentre as in√ļmeras atividades que √© preciso adotar para o in√≠cio da opera√ß√£o, a escolha do nome, concorda comigo aqui, √© das mais importantes.

Acompanhe, logo abaixo, umas dicas para evitar que você empenhe muito tempo sem chegar a uma solução. E de desespero e "mufa queimada" ninguém quer falar, não é?

Dicas


1. Pesquise o nome de outras empresas que voc√™ aprecie. Como chegaram √†quele nome? Mecanismos de busca na internet costumam responder. Um exemplo: De onde vem o nome da XP investimentos (citada s√≥ por exemplo)

2. Faça uma nuvem de palavras, como por exemplo, 100 palavras que se associem ao seu negócio. Um exemplo para formar a nuvem você obtém clicando aqui : Criar nuvem de palavras e para acessar um passo a passo de como criar a nuvem clique aqui : Passo a passo para criar a nuvem

3. Construa uma lista dos aspectos em que sua empresa se diferencia das demais concorrentes. Quanto mais aspectos você encontrar, melhor!

4. Faça uma lista aleatória de nomes... vá escrevendo sem restrição o que for chegando à sua mente. Depois confira no dicionário se realmente existem aqueles nomes ou se você acabou de criar.

5. Fa√ßa uma lista dos sobrenomes dos s√≥cios ou se voc√™ for o √ļnico s√≥cio dos diversos sobrenomes da sua fam√≠lia.

6. Fa√ßa uma lista dos servi√ßos ou produtos que voc√™ oferece e veja se n√£o ‚Äúaparece‚ÄĚ algum nome que possa tamb√©m vir a ser um nome de empresa

7. Alguns nomes podem ser dobrados, como piu-piu ou pom-pom.. Será que algum dos nomes que você já mapeou também poderá ser justaposto criando outro?

8. Inverter a grafia de alguns nomes, escrevendo ao contr√°rio (‚Äúoa oir√°rtnoc‚ÄĚ) faz sentido? Fica bom?

9. Filtre os 5 melhores de cada etapa.... pelo som, pela grafia, pela estética do nome, pela possibilidade de tradução para outros idiomas, pela simpatia.

10. Filtre os 5 melhores finalistas e...

Você acabou por descobrir a sua lista Top5 de nomes para sua empresa

Quais os próximos passos ?

1. Pesquise restri√ß√Ķes dentre a sua lista de finalistas, como por exemplo, nome id√™ntico a algum outro no mercado;

2. Faça testes com seus amigos e parentes, submeta a eles a sua lista e peça para que escolham o melhor;

3. Esteja alerta ainda para a possibilidade de duplo sentido para o nome adotado, caso exista verifique se é interessante, ou seja, se é possível utilizar este duplo sentido como uma vantagem para o nome;

Lembretes importantes:

¬∑ Sua empresa n√£o tem data de validade. O que se deseja √© a perenidade dos neg√≥cios, logo o nome escolhido dever√° ter longa dura√ß√£o. √Č custoso e causa efeitos negativos a troca de nome de empresas.

· O nome deverá ser registrado, conforme a atividade desenvolvida. Este é requisito obrigatório.

¬∑ Como tratamos na introdu√ß√£o, existem diversos sentimentos que s√£o ‚Äúacionados‚ÄĚ ao se ouvir um nome. Quais s√£o estes sentimentos para o nome que voc√™ escolheu? Fazem sentido em rela√ß√£o ao seu neg√≥cio?

                            o                         Por exemplo, se uma empresa de manuten√ß√£o de eletrodom√©sticos se chama ‚ÄúSempre                                                               aqui ‚Äď seu melhor lugar para consertos‚ÄĚ voc√™ se interessa em pesquisar pre√ßos e                                                                         condi√ß√Ķes? Ou o nome lhe parece muito arrogante?

· Algum preconceito ou conotação pejorativa pode ser associada ao nome que você escolheu? Revise diversas vezes a pesquisa para se assegurar deste critério.

Testes finais

· Simplicidade : quais os nomes da sua lista diamante são os mais simples? E quais os mais complexos? O que você deseja associar ao seu negócio?

· Assimilação: desta lista quais os nomes que mais facilmente você pode se lembrar? Faça esta pergunta também para amigos e parentes.

¬∑ Facilidade de leitura: Existem dificuldades poss√≠veis para a grafia dos nomes? Por exemplo, pode gerar d√ļvida se o nome escolhido se escreve com ‚Äús‚ÄĚ, ‚Äú√ß‚ÄĚ, ou ‚Äúss‚ÄĚ; com al ou ao; ?

· Comprimento: quais nomes da lista são os mais curtinhos, que mais facilmente são pronunciados, escritos e memorizados?

Para concluir

Percorrido o roteiro, você encontrou muito provavelmente 2 nomes dentre os quais está difícil de decidir.

Quem sabe acolher uma dose de imponderável, de aleatório não seja o caso?


E você? Quais outras dicas pode ter para a escolha do nome da sua empresa?

Conte aí e ajude outros nesta etapa.