Fabio Umpierre in Comunicação e Jornalismo, Marketing e Produto, Negócios e Empresas CEO • Fabio Umpierre Empreendimentos Digitais Jun 2, 2020 · 3 min read · +300

10 Dicas de Email Marketing. Será que Ainda Funciona?

10 Dicas de Email Marketing. Será que Ainda Funciona?

O email marketing é um método confiável e lucrativo para gerar leads. Não é de admirar que essa plataforma tenha se tornado muito valiosa para os profissionais de marketing na Internet, especialmente agora que os orçamentos de marketing estão sofrendo devido à recessão econômica. Embora o marketing por e-mail seja geralmente econômico, há várias coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo sua campanha. Para ajudá-lo a obter taxas ideais de abertura, leitura e resposta, siga as vinte dicas discutidas abaixo:

1) Oferecer incentivos para atrair assinantes

A maioria dos usuários da Internet não se inscreve apenas em algo apenas porque vê um formulário de inscrição. Muitas pessoas hesitam em fornecer seus endereços de e-mail porque acreditam que podem estar arriscando sua privacidade e segurança ao fazê-lo. Por esse motivo, você precisa fornecer um bom motivo para se inscrever. Oferecer incentivos, como e-books gratuitos ou cupons de desconto, pode ajudar. O que quer que você ofereça, verifique se é algo que os levará a assinar e manter a assinatura.

2) Simplifique o processo de registro

Verifique se o formulário de inscrição está visível no seu site e forneça detalhes sobre os benefícios que os assinantes podem obter com a inscrição. Além disso, não peça muita informação. Quanto menos campos você solicitar no formulário de inscrição, maior será a probabilidade de seus visitantes preenchê-los. Se possível, peça apenas nomes e endereços de email.

3) Consiga que os assinantes optem duas vezes

Embora o processo de registro deva ser o mais simples possível, é melhor fazer com que seus assinantes optem duas vezes. Isso permitirá que você garanta a qualidade da sua lista de e-mails. Para fazer isso, basta enviar um email a todos os que se inscreverem na sua página de inscrição. Nesse email, inclua um link no qual os destinatários devem clicar para confirmar sua assinatura. É claro que existem outras maneiras de fazer isso, mas simplificar o processo para os assinantes os incentivará a executar a ação desejada.


4) Seja consistente com a linha do remetente

Quando as pessoas recebem novos emails, normalmente verificam a linha "De" para descobrir quem é o remetente antes de verificar a linha "Assunto" para saber do que se trata o email. Sempre que um nome desconhecido aparecer na linha do remetente, é provável que os destinatários excluam o e-mail sem nem se importarem em descobrir do que se trata. Ser consistente com o nome que você coloca na linha do remetente é importante porque você precisa familiarizar seus destinatários com quem você é. Se o nome usado despertar reconhecimento, é mais provável que seus destinatários leiam seus e-mails.

5) Desenvolver uma Persona

Muitos empresários usam o nome de sua marca, empresa ou serviço na linha do remetente. No entanto, o uso do nome real de uma pessoa geralmente é recomendado, pois torna os emails mais personalizáveis. Ao permitir que seus assinantes saibam quem você realmente é e ao se comunicar com eles como uma entidade individual e não corporativa, é mais provável que confiem em você. As grandes empresas também encontraram benefícios no desenvolvimento de um personagem fictício com o qual os assinantes possam se relacionar. Esse personagem fictício pode eventualmente se tornar uma persona que as empresas podem alavancar quando começar a ser conhecido como especialista em um determinado nicho.

6) Use linhas de assunto que chamam a atenção

Os usuários comuns de email levam menos de um segundo para decidir se um email deve ou não ser ignorado ou excluído. Por esse motivo, é importante que você use manchetes que não apenas prendam a atenção dos destinatários, mas também lhes dê uma idéia dos benefícios que podem obter ao ler seu e-mail. Oferecer uma promessa atraente ou um benefício em sua linha de assunto fará com que seus assinantes se interessem mais pelo que você tem a dizer.

7) Use bem o conteúdo acima da dobra

A maioria dos clientes de email agora oferece aos usuários uma opção para exibir trechos de novos emails sem precisar abrir sua caixa de entrada. Esses trechos geralmente incluem o nome do remetente, o assunto do email e as primeiras linhas do texto principal. Existem também softwares que apresentam painéis de visualização que permitem aos usuários dar uma olhada no conteúdo de novos emails para ajudá-los a decidir se devem ou não abri-lo. Sabendo disso, você precisa garantir que o que aparece nos trechos de correio e nos painéis de visualização seja suficiente para capturar o interesse de seus leitores. Você pode fazer isso posicionando outro cabeçalho ou outro conteúdo interessante na parte superior de cada email e colocando as informações de suporte abaixo.

8) Personalize seus e-mails

Lembre-se sempre de que as pessoas geralmente não gostam de receber e-mails que não têm nada a ver com elas. Eles não gostam de gastar seu tempo lendo conteúdo que não lhes trará nenhum benefício. Ao abordar seus assinantes pelo nome, você dá a impressão de que o que você tem a dizer é relevante. Simplesmente adicionando o nome do destinatário na linha de assunto e no texto principal do seu email, você pode aumentar drasticamente sua taxa de abertura. Observe, no entanto, que você realmente precisa ter certeza de que seu conteúdo é relevante para os destinatários antes de abordá-los pelo nome. Caso contrário, você pode desapontá-los facilmente e fazer com que eles optem por não participar.

9) Escreva em tom de conversação

Além de abordar seus destinatários pelo nome, componha seu conteúdo de maneira a tornar seus e-mails mais pessoais. Seu estilo de escrita deve ser casual e de conversação, assim como você escreveria para um amigo para compartilhar algumas informações interessantes. Ao escrever dessa maneira, seus e-mails parecerão mais uma conversa individual com seus destinatários do que uma transmissão enviada a milhares.

10) Envie informações relevantes

À medida que você avança com sua campanha de marketing por e-mail, mantenha um registro das respostas e compras de seus assinantes. Ao fazer isso, você começará a aprender mais e mais sobre eles e usará o que sabe para tornar seu conteúdo mais relevante para o interesse deles. Você também obterá muitas informações que ajudarão a aprimorar sua campanha de marketing por e-mail para melhor atender seu público-alvo.



Tema Avenger