☢ ᗩᒪᕮ᙭ ♛ ᒎᑌᔕƬƗᘉ〇 ☢ en Profissionais Administrativos, Cidade de São Paulo, Marketing e Produto CEO - CoFundador • Fabrica De Ideias 5/7/2016 · 1 min de lectura · 2,1K

6 Ferramentas Incríveis e Essenciais Para Seu Marketing

6 Ferramentas Incríveis e Essenciais Para Seu Marketing

Qualquer profissional de marketing sabe que existem planos e estratégias para serem traçados antes de iniciar qualquer projeto de negócios de compra e venda. É preciso estudar, fazer análises e se dedicar ao máximo para que tanto clientes quanto consumidores fiquem satisfeitos.

Mas como ser mais produtivo e eficaz na elaboração de tantos projetos? Uma boa dica é usar as ferramentas de marketing. Elas irão te ajudar a traçar as melhores estratégias para as suas campanhas, e a otimizar os seus esforços. Confira 6 delas a seguir:

Benchmarking

É o método de comparação dos melhores processos, ideias e procedimentos mais eficazes de outras empresas e/ou concorrentes do mercado. É importante lembrar que o verdadeiro benchmarking tem como princípio a inovação e não a cópia de ações desenvolvidas pela concorrência. Por isso, a sua prática não se deve restringir apenas ao setor de atuação da empresa.

CRM (Customer Relationship Management)

É um sistema integrado de gestão, com foco no relacionamento com o cliente. A ideia é aumentar a sua satisfação e, consequentemente, torná-lo fiel. Isso é feito a partir do reconhecimento prévio das suas necessidades e desejos, e da oferta de produtos adequados. O importante, nesse caso, é compreender as expectativas do cliente, se baseado nas informações colhidas. Para a empresa, isso resultará em uma maior lucratividade.

SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

SWOT é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, também é conhecimenta como FOFA, em português. Esse sistema de análise de ambiente é utilizado em diversos negócios. O objetivo é entender o cenário e identificar o posicionamento de marcas ou produtos.

Segmentação de mercado

Em resumo, o processo de segmentação de mercado agrupa clientes com necessidades semelhantes para que você possa identificar subgrupos cujos desejos e/ou recursos são diferentes. A ideia é identificar como eles respondem de forma diferenciada a determinados estímulos de marketing.

Plano de marketing

O plano de marketing é essencial para o seu setor. Ele consiste em um documento formal que resume o entendimento sobre o mercado com as suas tendências e peculiaridades. Ele mostra como empresa quer atingir os seus objetivos