Felipe Thomé en Portal Administradores, Zoom Digital, Marketing e Produto Professor de Marketing Digital no MBA de Marketing e Vendas • Faculdade Sant'Ana 27/9/2016 · 1 min de lectura · 2,0K

Invista mais na experiência dos seus clientes do que em propaganda

Invista mais na experiência dos seus clientes do que em propaganda

O acesso rápido e fácil a informação que as tecnologias digitais proporcionam vem mudando completamente a dinâmica do marketing. Tradicionalmente no marketing as ações ocorriam sempre partindo da marca para o consumidor. Hoje esse vetor se inverteu. Quem procura a marca é o consumidor. Isso se mostra presente nos mecanismos de buscas, nas redes sociais e nos inúmeros fóruns e sites de avaliações de produtos.

Observando essa mudança, o Google realizou um estudo chamado ZMOT, onde comprova que o comportamento do consumidor mudou. Se antigamente a decisão de compra era tomada no ponto de venda, hoje ela é tomada antes mesmo de irmos até a loja. A decisão de compra começa no momento em que você pega seu smartphone ou computador e começa a buscar informações sobre o produto ou serviço que está pensando em adquirir. Essas informações podem ser avaliações em sites especializados, conversas em redes sociais, análises de especialistas e até mesmo o próprio site da empresa.

Aliado a isso, uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2013 mostra que 77% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto quando ouvem um amigo ou familiar falando sobre ele. Isso demonstra que cada vez é mais importante para as marcas possuírem consumidores falando sobre suas experiências positivas no ambiente digital, pois é isso que influenciará na jornada de compra.

Para a marca ter clientes felizes e que falem positivamente de seus produtos é preciso oferecer uma ótima experiência com sua marca. Isso inclui um produto que supere as expectativas, um atendimento memorável, responsabilidade social, entre outros.

Se você proporcionar uma experiência surpreendentemente positiva aos seus clientes, você estará criando uma legião de embaixadores, que indicará seu produto aos amigos, compartilhará suas experiências em redes sociais e levará sua marca a milhares de pessoas, o que diminuirá sua dependência em mídias pagas.

O maior exemplo de como isso funciona é a Apple, empresa mais valiosa do mundo atualmente, que pouco investe em propaganda, mas destina grande parte dos seus recursos para oferecer produtos de alta qualidade e entregar uma experiência excepcional aos seus clientes. Com isso, a Apple criou um exército de defensores da sua marca que recomendam os produtos para seus pares e compartilham sua paixão pela marca em todos os canais possíveis.

Com essas ações, todo mundo sai ganhando. O consumidor que se beneficiará de produtos e experiências melhores e as marcas que poderão diminuir seus gastos com mídia.

E você? Como enxerga essa mudança no Marketing? Quais experiências sua marca está entregando aos seus clientes?



Henri Galvão 28/9/2016 · #9

Muito bom! Talvez o exemplo mais claro disso que você fala é a Zappos. Algumas histórias de como a empresa lida com as pessoas já são quase lendas urbanas a essa altura!

+4 +4
Sylvia Ferreira 27/9/2016 · #8

O melhor do Mkt de Experiências é justamente esta proximidade da marca-cliente. Excelente material Felipe!

+5 +5

A melhor forma de se fazer marketing hoje é através das redes sociais, até porque, quando alguém gosta do que tem, logo espalha através das redes. Fora, quando espalha entre os amigos e familiares. Um bom marketing é aquele que acerta "em cheio" o que o cliente quer e precisa, quando uma marca consegue fazer isso, os custos com propaganda diminuirão. Outro ponto que acho importante é a empatia junto aos consumidores, quando me coloco no lugar deles, sei como eles se sentirão ao consumir algo que os satisfaçam. Taí duas palavras chaves que defininem um bom marketing: Empatia e satisfação. Ótimo producer Felipe Thomé.

+5 +5
Augusto Santos 27/9/2016 · #6

Seu buzz retrata com clareza a nova realidade do Marketing nos tempos de hoje @Felipe Thomé. Empresas consolidadas, e até mesmo novas empresas, devem estar atentas e preparadas para proporcionar experiências únicas aos consumidores. Eu também acredito que este seja o fator de maior relevância para captar e manter clientes para o futuro, acompanhado do marketing de conteúdo extraordinário.

+5 +5
Winicius Braz 27/9/2016 · #5

Muito bom o post Felipe Thomé, o relacionamento é ponto crucial nas estratégias do MKT hoje em dia, o poder dos clientes aumentou, com isso a oferta x demanda também.

+5 +5

Perfeito @Felipe Thomé! Mais do que nunca as empresas dependem das pessoas que difundem sua opinião sobre uma marca ou um produto através de blogs e redes sociais. É quase como uma evolução daquele velho boca a boca que já existia em um período pré internet, só que agora com um poder cada vez maior nas mãos daqueles que consomem.

+5 +5
Tifany Rodio 27/9/2016 · #1

O mkt de experiências vem sendo tendência há alguns anos e existem muitas pesquisas que indicam que é a única chance de sobrevivência das marcas hoje em dia, contando com as gerações a partir da millenials como clientes. Talvez seja uma visão um pouco radical, mas baseado nos exemplos que temos visto, realmente as empresas que seguem crescendo são as que oferecem este diferencial em sua comunicação e posicionamento.

+5 +5