Fernando Magalhães Pereira en Geology & Mining, Angel Investors, Mining Brazil mining consultant | Prospection | Advanced mineral exploration | Geotechnical evaluation • Prospectus do Brasil - Principal Geologist 11/11/2016 · 1 min de lectura · +100

Um golpe de vista sobre a história do garimpo de ouro de Serra Pelada - Brasil.

Um golpe de vista sobre a história do garimpo de ouro de Serra Pelada - Brasil.

O que já foi o maior garimpo de ouro do mundo moderno hoje quase resumido a um lago de águas contaminadas e sem vida, aparentemente.

 A descoberta do ouro de Serra Pelada é uma estória que se multiplica no "mundo mineral" sob várias versões, às vezes até míticas.

 A estória contada pelos antigos garimpeiros é de que na Fazenda Três Barras, a esposa do capataz encontrou uma pedrinha com um brilho metálico de amarelo incomum no lugar a posteriori denominado Grota Rica.

 Genésio, dono da fazenda, levou a amostra até Marabá e lá foi confirmado se tratar de uma pepita de ouro.

 A rocha mineralizada era chamada "Burro Preto" e as rochas encaixantes eram também mineralizadas ainda que com teores menores.

 Não demorou muito até chamar a atenção do governo brasileiro (militares) e da Cia. Vale do Rio Doce (na época) detentora de direitos minerais na região.

O governo decide não paralisar o garimpo e tenta organiza-lo proibindo a prostituição e venda de bebidas alcoólicas, divide o terreno em Barrancos 2 x 2 metros, instala postos de saúde e policial e põe fim à tributação cobrada pelo dono das terras.

 A Cia Vale passa a ser a única compradora da produção de ouro em Serra Pelada e para combater o contrabando paga mais que a cotação do metal nas bolsas de valor.

 O garimpo funciona por mais alguns anos, é fechado por problemas técnicos ao atingirem o lençol freático e reaberto após, por ordem do presidente da república, fazerem o rebaixamento do lençol.

 As notícias sobre o formigueiro humano se espalham e com elas as evidências da total inconformidade com a segurança do trabalhador.

 Os problemas técnicos se agravam e as péssimas condições de trabalho e insalubridade colocam o garimpo de Serra Pelada insustentável no início dos anos 80 e no governo Collor é fechado.

 No fim da primeira década dos anos 2000 a empresa canadense Colossus Minerals entra em acordo com a Coomigasp (Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada) e realiza novos trabalhos de avaliação dos recursos da jazida que mostra resultados promissores.

 A Colossus reinicia as operações de lavra, agora subterrânea, mecanizada e planejada, mas em 2014, após vários episódios indesejáveis, a Colossus Minerals suspende as operações e abandona as instalações que são saqueadas.

No mercado, o ouro costuma brilhar mais em momentos de crise e pressão inflacionária. Ele funciona como uma reserva de valor, um porto seguro.

http://www.prospectusdobrasil.com/single-post/2015/01/08/Serra-Pelada-hist%C3%B3ria-do-in%C3%ADcio-ao-ser%C3%A1-o-fim

Um golpe de vista sobre a história do garimpo de ouro de Serra Pelada - Brasil.Fotos de nossa visita a atual Serra Pelada, 2016.