Flávio Rodrigues Vieira en Diretores e Executivos, Profissionais Administrativos, Recursos Humanos Analista de negócios / Business Analyst • Mainland 3 3/11/2016 · 3 min de lectura · 1,0K

Entenda por que a gestão de benefícios é importante para sua empresa!

Entenda por que a gestão de benefícios é importante para sua empresa!

Em tempos de crise e de desemprego, raramente o valor do salário bruto para vagas semelhantes em diferentes empresas chega a apresentar uma variação determinante para atrair um candidato logo de cara. Em nosso mercado de trabalho cada dia mais saturado, o que conta, na verdade, é a credibilidade do contratante — e, claro, a gama de benefícios que ele oferece.

Hoje, o que acontece é que, com a alta no preço da gasolina, por exemplo, benefícios como auxílio-combustível contribuem não só para garantir a vinda de bons profissionais, mas para retê-los na empresa. Pensando nisso, é interessante ficar por dentro de algumas das vantagens de fornecer benefícios diferenciados para seus colaboradores. 

Aumento da produtividade da equipe

O profissional que se sente desvalorizado continua sendo o principal entrave para a produtividade da equipe como um todo e, consequentemente, para os resultados que a empresa espera atingir. No entanto, ao alinhar os benefícios com as expectativas de crescimento desse profissional — por meio de inscrições gratuitas em cursos e seminários, por exemplo , a empresa só tem a ganhar.

Isso acontece porque, além de especializar o colaborador, esse mesmo profissional irá passar a compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colegas — e, como resultado de tudo isso, ele se sentirá valorizado por seus superiores.

Redução do turnover

Uma recente pesquisa realizada pelo LinkedIn levantou os seis principais motivos pelos quais o trabalhador pede demissão. São eles:

  • Pouco espaço para crescer;

  • Liderança ruim;

  • Péssima cultura de trabalho;

  • Falta de desafios;

  • Salário baixo;

  • Pouco reconhecimento.

Ora, uma gestão de benefícios eficiente é fundamental para evitar a taxa de rotatividade dos funcionários a partir do momento em que se antecipa a cada um desses seis pontos de insatisfação — atuando cirurgicamente para neutralizá-los.

Uma participação nos lucros da empresa, bônus, viagens de trabalho e prêmios por desempenho são apenas algumas das ações das quais os gestores de RH podem lançar mão para reduzir o turnover.

Aumento da integração entre empresa e colaborador

Uma empresa que se restringe ao básico no seu relacionamento com o quadro de funcionários — no caso, o pagamento do salário em dia — é uma empresa que corre sérios riscos de ampliar o grau de insatisfação interna. Ela passará a impressão, muitas vezes verdadeira, de que trata seus funcionários como números.

Portanto, ao promover alguns benefícios simples como café da manhã, almoço e lanche da tarde gratuitos, a empresa se humaniza — e, consequentemente, aumenta a integração com os colaboradores, suavizando os fluxos de trabalho.

Conforme a compatibilização de valores entre candidato e empresa vem se tornando uma realidade necessária no mundo corporativo, é preciso que o setor de Recursos Humanos proponha um pacote de benefícios que não só abranja os tradicionais cartão alimentação e vale-transporte – ambos determinantes para a escolha do candidato pela empresa – mas também aquele “algo a mais” que vá ao encontro da realidade do candidato.  

A gestão de benefícios deve ser proativa, ou seja, detectar os itens que os profissionais enxergam como vantagem em seu dia a dia — e não apenas o que o mercado estipula e padroniza. Uma startup cujo staff seja formado majoritariamente por jovens, por exemplo, pode concluir que descontos em hamburguerias locais gera uma percepção de valor muito maior do que um seguro de vida — o que não só resulta em economia para empresa, como também contribui para o clima de satisfação interno.

Como motivar os funcionários através de benefícios


Entenda por que a gestão de benefícios é importante para sua empresa!

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Mesmo assim, a área de Recursos Humanos tem omo um dos seus maiores desafios encontrar e reter talentos. Uma das maneiras de superar esta dificuldade com inteligência é motivar os funcionários através de benefícios.

Para acompanhar as tendências do mercado, as empresas buscam ter novos colaboradores para agregar conhecimento e injetar ânimo na equipe. Esta ação, por sinal, apenas terá os resultados esperados, se os futuros empregados estejam engajados com a cultura e a imagem da organização.

Uma forma de fazer isso é oferecer vantagens compatíveis com os anseios dos futuros funcionários e dos principais talentos da empresa. Neste post, serão abordados benefícios que ajudam a melhorar o ambiente organizacional. Confira:

Priorize a saúde dos empregados

Oferecer um excelente plano de saúde e assistência odontológica de qualidade é uma medida bastante recomendada, principalmente, quando esta vantagem é estendida para os dependentes e o cônjuge.

O funcionário vai ficar bem mais tranquilo caso tenha à disposição um serviço médico com uma grande oferta de especialidades e um atendimento qualificado.

Valorize o bem-estar dos funcionários

Muitos empregados se queixam do excesso de atividades durante a jornada. Este é um bom motivo para oferecer alternativas que possam propiciar um relaxamento, o que ajuda a aumentar a produtividade e a  qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Neste sentido, o ideal é que as empresas adotem iniciativas, como a ginástica laboral, a massagem e a acupuntura. Sem dúvida, são investimentos que contribuem para que os se sintam mais satisfeitos com a organização.

Pense na educação dos filhos dos empregados

Normalmente, os novos colaboradores são pais de primeira viagem ou pensam em ter filhos em curto prazo (dois ou três anos). Para recrutar os novos talentos, é interessante oferecer o auxílio-creche.

Com uma ajuda financeira para colocar o filho numa instituição de ensino de boa qualidade, o funcionário vai perceber que a empresa está preocupada com o bem-estar dos familiares, o que aumenta a motivação.

Invista na qualificação profissional para motivar funcionários através de benefícios

Qualquer organização deseja ser uma referência no mercado. Porém, é necessário investimento para contar com funcionários cada vez mais qualificados.

Para reter talentos, é muito importante oferecer bolsas de estudo em cursos de pós-graduação e de idiomas, por exemplo. Outra forma de manter profissionais de alto nível é contar com um bom plano de cargos e salários, com foco em valorizar os que buscam cursos de aprimoramento profissional.

Tenha preocupação com o futuro dos empregados

Muitas empresas têm adotado com sucesso o plano de previdência privada para os empregados. Mensalmente, a organização e o colaborador contribuem para o pagamento das parcelas.

Esta medida faz com que o funcionário tenha uma poupança que pode ser usada tanto para ter uma aposentadoria mais tranquila como para situações de emergência. Com certeza, as empresas que possuem este benefício estão na frente concorrência.

Não esqueça dos cartões de desconto

Inegavelmente, os empregados gostam muito de ter descontos em academias, farmácias e lojas. Ao fazer parceria com estes tipos de estabelecimentos, a organização mostra que se preocupa com a qualidade de vida dos empregados.

Outra medida interessante é investir no ticket alimentação, fundamental para controlar os gastos com o supermercado. Com bom planejamento, é possível ter resultados nas ações para motivar os funcionários através de benefícios.



Anderson Almeida 3/11/2016 · #1

excelente texto!

+1 +1