Flávio Trevisan Terrell de Camargo en Administração, Auxiliar - Assistente - Analista de Recursos Humanos (RH), Economistas e Financeiros Coordenador de RFx, Trabalhista e Homologação de Fornecedores (Programa Fellow) 19/2/2018 · 4 min de lectura · 3,5K

O que fazer em seu período de "Em Busca de Novas Oportunidades"

O que fazer em seu período de "Em Busca de Novas Oportunidades"


Estou "em busca de novas oportunidades" desde out/2017, apesar de o generoso aviso prévio de bancário marcar dez/2017 em minha carteira de trabalho. De lá para cá, aproveitei meu tempo com algumas "atividades" que creio que sejam interessantes para outras pessoas também.

Antes de mais nada, apesar do momento de frustração, com todo o esforço no trabalho sem o "devido" merecimento por parte da empresa, e da vergonha atrelados ao desemprego, entenda que provavelmente todos já passaram ou passarão por isto e que esta é uma oportunidade de tempo para si mesmo que você não deve ter em anos, portanto, aproveite muito bem este tempo.

Período pós-demissão (ou enquanto você espera para passar por toda a burocracia de homologação e pedido de seguro-desemprego)

1 - Atualize seu CV

A última vez que passei por um período destes, foi em 2013. Naquela época, bastava atualizar seu LinkedIn e seu CV no Vagas e esperar pelas ligações. O mercado estava aquecido e não havia tantos sites de emprego como hoje. Abaixo listo os sites que creio serem os principais nesta busca por emprego (por favor, me informem de outros nos comentários). Não esqueça de visita-los regularmente para buscar novas vagas.

2 - Ative sua Rede (ou simplesmente fale com os amigos)

Apesar da já citada vergonha de estar desempregado, é importante que seus amigos e ex-colegas de trabalho saibam que você está "em busca de novas oportunidades". Boa parte das oportunidades de emprego virão deles.

3 - Invista sua verba rescisória de forma inteligênte

Se você até o momento nunca pesquisou sobre investimentos, agora pode ser um bom momento para isto. Caso já tenha este conhecimento pule o próximo ítem.

Para aqueles que não conhecem o mundo dos investimentos e apenas deixam o dinheiro parado na poupança, vale a pena pesquisar um pouco. Você está com um diheiro nas mãos que provavelmente não verá novamente tão cedo. Além disto, ficará sem salário pelos próximos meses, portanto precisa tirar o maior proveito possível dele.

Em primeiro lugar, neste momento o ideal é manter a liquidez, pois você não sabe por quanto tempo estará nesta situação. Neste caso, a melhor rentabilidade atrelada a liquidez será um fundo de investimento líquido ou o Tesouro Direto Selic. Ambos o remuneram diariamente e lhe dão acesso a seu dinheiro em 1 ou 2 dias. Caso você seja mais conservador, o Tesouro Direto praticamente não apresenta risco. Para investir nele, basta abrir uma conta em alguma corretora (de preferência que não cobre taxas, como a easynvest, XP Investimentos, Rico ou Clear, por exemplo). Só não se esqueça de sacar o dinheiro com a antecedencia necessária para pagar as contas do mês.

4 - Tire aquelas férias atrasadas

Depois de anos de trabalho, você provavelmente possuia férias para serem tiradas, portanto, aproveite-as. Você foi pago por isto. Tirar alguns dias pós-demissão é importante para colocar a cabeça no lugar e refletir sobre quais deverão ser seus próximos passos de carreira. O que você gostava de fazer? O que não gostava? Que tipo de empresa quer trabalhar? Que tipo de trabalho quer ter?

Fazer isto enquanto aguarda toda as devidas datas para realizar toda a burocracia e enquanto aguarda as oportunidades provenientes dos sites e de seus contatos, faz com que você aproveite melhor o tempo "ocioso".

Período Pós-burocracia

5 - Reveja suas contas

Com a grana mais curta, hora de cortar alguns gastos. Como espera-se que este período não dure mais que alguns meses, não é necessário cortes drásticos, mas alguns serviços podem ser revistos com facilidade.

  • Plano de Celular - Você provavelmente ficará mais tempo em casa e poderá usufruir de sua wifi, portanto aquele plano de 10Gb de internet pode não ser mais tão necessário. Com uma pesquisa rápida no site de sua operadora e uma ligação (chata, mas apenas uma) você pode economizar algumas dezenas de reais.
  • Faxineira - Uma boa forma de se manter ativo é lavar uma louça ou varrer a casa. Reduzir a frequência de sua faxineira pode ser algo bom para o bolso, para sua saúde e para você não ficar o dia todo deitado no sofá jogando joguinhos de celular e assistindo a séries no Netflix.
  • Cozinhe em casa - aquela boa vida (ou enjoo) de almoçar fora todo dia já não existe mais. Planeje seu mercado semanal e tenha sempre um bife, um nuggets e, em emergências, um prato congelado em sua geladeira para serem feitos. Isto concerteza o deixará mais saudável e menos pobre do que pedir iFood todos os dias. Deixe isto para os fins de semana.

6 - Exercite-se

Quanto menos se faz, mais preguiça temos de fazer. Imagine o dia todo sem fazer nada? Voltar para a academia ou exercitar-se de qualquer outra forma regularmente o mantém o corpo e a mente ocupados para não perder o ritmo.

7 - Faça um curso

Este pode ser um bom momento para pesquisar e iniciar aquela sua pós. Além de aproveitar melhor o seu tempo para fazer os trabalhos que dela virão, ainda permite crescer seu network e evoluir seu CV, ampliando suas chances de recolocação.

Não é o momento de uma pós ou seu planejamento financeiro não permite, sem problemas, existem vários sites de cursos online que permitem manter-se atualizado ou conhecer novas áreas de forma superficial. Apesar de a maioria das vagas exigir experiência de especialista, o mundo está mudando e a maioria das empresas ainda não percebeu o valor dos generalistas. Conhecer de outras áreas o qualifica a ser convidado para participar de projetos (em sua maioria multifuncionais) e lhe dão contatos e oportunidades na empresa que normalmente um especialista não possui.

Abaixo alguns dos principais sites de cursos online (por favor, me informem nos comentários de outros).

8 - Leia livros

Sabe aquele livro que você sempre falar que quer ler mas nunca tem tempo, então, agora você tem. Aproveite.

Ler livros o torna mais interessante, o agrega outras visões de mundo e ainda poder responder a não tão incomum pergunta "qual foi o último livro que você leu e quando?" em entrevistas de forma mais... adequada.

9 - Assista a documentários

Entre as buscas de emprego e os exercícios, sempre é bom fazer uma pausa, normalmente no momento das refeições. Assistir a um bom documentário faz com que você aproveite também este tempo de repouso além de o agregar outras visões de mundo, assim como os livros. Abaixo alguns disponíveis no Netflix (por favor, me informem de outros nos comentários. Me desculpem caso algum já não esteja mais disponível).

  • We Are Legion: The Story of Hacktivists
  • Risk
  • Capitalismo - Uma História de Amor
  • Banco ou Bitcoin
  • What the Health
  • Minimalism: A Documentary About the Important Things
  • Requiem for the American Dream
  • Deep Web
  • Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo
  • Secret Life of Babies
  • Rotten
  • Salvando o Capitalismo
  • Na Rota do Dinheiro Sujo

10 - Aproveite sua Família

Em breve você conseguirá emprego e sabe que nem sempre vai conseguir chegar em casa a tempo de jantar com seu conjugue ou brincar com seus filhos, portanto, aproveite este tempo com eles o máximo que puder. Filhos crescem rápidos e seu conjugue logo vai estar reclamando que você não o(a) da mais atenção.



Juliana Queiroz Hace 7 d · #8

Bem completo

0
wagner santos 5/2/2019 · #7

Gostei!

0
nazareno ramos 4/2/2019 · #6

Bom

0
Vladimir Marques 29/1/2019 · #5

interessante,

0
Nilson de Mello Syllos 9/11/2018 · #4

Este usuario ha eliminado este comentario

0
Nilson de Mello Syllos 9/11/2018 · #3

Exatamente assim!!

0
Jeferson de Meira 18/7/2018 · #2

👏

0
Jeferson de Meira 18/7/2018 · #1

Show

0