Franciane Nunes Paciência Torres en Guia do Emprego & Carreira, beBee em Português Bebee • Brand Embassador 17/7/2017 · 2 min de lectura · +700

7 formas de como você pode usar a timidez a seu favor durante o networking e em diferentes situações profissionais


7 formas de como você pode usar a timidez a seu favor durante o networking e em diferentes situações profissionais

Timidez...mãos geladas, coração acelerado, boca seca, suor frio, tremedeira, vergonha de falar e de se expor, corpo encolhido e a cabeça baixa. Timidez....vergonha de expor as ideias, as convicções, os comentários, medo de ser julgado, criticado e exposto, vontade de fugir quando todos olham em sua direção.


Timidez que atrapalha a interação social, que impede de expor opiniões, que traz o medo de falar em público, que impossibilita de falar sobre si mesmo e que faz você se fechar em um casulo. Timidez confundida com introversão. Timidez situacional, crônica e proposital.


Timidez que afeta...

§ O ser profissional e a vida profissional;

§ O networking e o relacionamento interpessoal;

§ O desempenho na entrevista de emprego;

§ Os negócios;

§ O relacionamento com o chefe e com os colegas de trabalho;

§ O happy hour com os colegas de trabalho;

§ O falar em público. 



Mesmo sendo a timidez um problema que afeta nossa vida pessoal e profissional, podemos tirar proveito e usá-la a nosso favor.



Veja 7 formas de como você pode usar a timidez a seu favor durante o networking e em diferentes situações profissionais...


1. Esteja aberto e dê abertura: 

Networking é feito por e com pessoas. Embora a timidez seja marcada pelo desconforto e pela tensão de se estar em situações sociais e marcada também pelo medo do que as pessoas vão achar e pensar de você, você não pode e nem deve se fechar, isso não só prejudica o networking como também o desempenho nas entrevistas de emprego, no ambiente de trabalho, nos negócios e na profissão. Respire fundo, tente relaxar e só pense em coisas boas, inclusive, pense que as pessoas estão pensando super bem de você.


2. Primeiro ouça: 

As pessoas gostam de serem ouvi