A escolha da área de atuação: sinta prazer!!

Começando do começo...

Quando você está na fase de escolher qual profissão seguir é normal que haja dúvidas, afinal, há identificação com várias áreas, há influência dos pais ou dos amigos e os "velhos" dilemas aparecem. É... Escolher não é nada fácil, ainda mais quando envolvem o profissional. Mas uma coisa vos digo, a escolha mais importante e mais difícil não é a escolha da profissão em si, é decidir a área de atuação dentro da profissão antes escolhida.

A escolha da área de atuação...

A escolha da área de atuação é algo muito importante, pois você vai dividir sua vida com o trabalho, vai dividir sua vida com um emprego onde se tem chefes e colegas, bem como passar a carreira toda fazendo o que escolheu. Vai ter que ter consciência de que não poderá pular de emprego em emprego toda vez que não gostar do trabalho e ter consciência de que se abandonar a carreira irá ter que recomeçar do zero. E ter consciência de que trabalhar com o que você não gosta ou não tem afinidades irá lhe trazer prejuízos a longo prazo, tanto em relação a saúde quanto de tempo.

Por isso, antes de escolher em qual área atuar leve em consideração os seguintes pontos:

1. Sua personalidade;

2. A afinidade pela área do conhecimento;

3. As habilidades cognitiva e comportamental;

4. A inteligência emocional;

5. A Resiliência;

6. A empatia;

7. O relacionamento interpessoal;

8. O gostar/ter paixão.

O principal propósito ao escolher a área de atuação deve ser o sentir prazer

A depender da área, o tempo que você passa trabalhando é maior que o tempo que você tem para si mesmo, para as pessoas que você gosta e para fazer as coisas que gosta de fazer. A depender da área, você tem que se dedicar muito mais para conseguir ser bem-sucedido e abrir mão de muita coisa. A depender da área, o tempo não para e nem espera por você (literalmente). E é aí que entra o sentir prazer. Quando você sente prazer no que faz a rotina não fica pesada e você ainda fica feliz e satisfeito com a vida profissional e pessoal.

Obs: Fazer ou continuar a fazer uma escolha somente pelo financeiro ou somente por influência de pessoas à sua volta só irá trazer consequências negativas a médio e longo prazos.

Ao sentir prazer no que faz, você...

  • Lida melhor com o estresse;
  • Trabalha bem sob pressão;
  • Aprende a não ligar para as críticas negativas;
  • Tem motivação para sair da cama cedo;
  • Prioriza a qualidade;
  • Procura novas formas de se reinventar;
  • Procura novas formas de adquirir novos conhecimentos e aprendizagens;
  • Se dedica a fazer sempre o melhor;
  • Ganha mais visibilidade no emprego e no mercado de trabalho;
  • Aprende a priorizar o que é realmente importante.

Mas atenção: Não jogue sua frustração por não conseguir se dar bem ou se manter bem na área escolhida em cima do emprego ou do negócio próprio. Você é o próprio recurso que faz você mesmo ser bem-sucedido na escolha.

Sinta prazer no que faz e não terás que se "sacrificar" um único dia em sua vida!
Franciane TorresFranciane Torres

Antes escolher uma área de atuação que tem a ver com você que escolher pelo salário ou por que os pais ou amigos influenciaram. Antes escolher uma área de atuação com motivação para trabalhar todo dia com um sorriso no rosto e a alegria de poder servir o próximo e a si mesmo que acordar todo santo dia desanimado e dizendo a si mesmo: "estou cansado de fazer a mesma coisa sempre no automático".

Artigo escrito por Franciane Torres.