Franciane Nunes Paciência Torres en Arrasta São Paulo, beBee em Português Bebee • Brand Embassador 4/11/2016 · 1 min de lectura · 4,6K

A importância de se ter amigos na saúde e na vida profissional!!


A importância de se ter amigos na saúde e na vida profissional!!

Ninguém é sozinho, podemos até estarmos sozinhos...mas ser, ninguém é. Todo mundo tem amigos ou pelo menos um amigo, aquele(s) com quem podemos contar e contar nossos segredos. Fazer amizades traz benefícios tanto para nossa saúde quanto para nossa vida profissional, isso sem falar na vida pessoal. No producer: De acordo com estudos, há 3 modelos de amizades. Qual modelo você usa?? A professora de sociologia, Janice McCabe, realizou um estudo a fim de de descobrir como se dá as amizades. Ela descobriu que as pessoas usam 3 modelos para fazer amizades: Agregador, compartimentalizador e amostrador. 


A amizade se começa pelas afinidades pessoais.  
Franciane Nunes. 


O producer de hoje vai destacar a importância de se ter amigos nas vidas, pessoal e profissional, e para a saúde. Até porque é preciso ter saúde para desempenharmos as atividades do dia a dia e as atividades profissionais. 


A universidade de Harvard começou em 1937 um estudo que tenta responder a pergunta: O que faz uma pessoa ser saudável? O projeto acompanha até hoje milhares de pessoas que têm suas vidas analisadas e passam por entrevistas e exames períodicos, e acredite: a amizade é o fator que mais influi no nível de saúde das pessoas. 


Segundo pesquisadores da universidade de Duke, pessoas com menos de 4 amigos têm risco dobrado de doenças cardíacas, isso porque a ocitocina, um hormonio que estimula e desenvolve o apego e empatia entre as pessoas, age no corpo como o oposto da adrenalina, enquanto a adrenalina aumenta o nível de stresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, o que diminui a probabilidade de ataques cardíacos e derrames. 


E olha só!! Quem tem um amigo no trabalho se sente 7 vezes mais envolvido com o que faz, 50% mais satisfeito e até duas vezes mais contente com o que recebe. O economista, Andrew Oswald, juntou as informações de que as pessoas se consideram mais felizes quando ganham aumento de salário e fazem um novo amigo, e ai ele criou uma fórmula para calcular quanto dinheiro é preciso para compensar a falta de amigos, o resultado foi equivalente a 134 mil reais a mais de salário anual por amigo. Mas calma lá!! Existe um limite de número de amigos que nosso cérebro consegue assimilar, baseado em um estudo feito na universidade de Oxford, e são divididos nesses grupos: 


  • Amigos do peito: 

São os mais íntimos, confiáveis e com quem você mais fala. O filósofo Aristóteles afirmou que 5 é o número máximo de amigos verdadeiros que alguém poderia ter.


Oração da amizade: Que as pulgas de mil camelos infestem o fundilho daquele que estragar seu dia e que os braços sejam muito curtos para coçar. 


  • Grupo de empatia: 

São pessoas que você gosta e considera. Este grupo pode incluir colegas do trabalho ou amigos de amigos e, em geral, é composto por cerca de 15 pessoas. 


  • A média: 

É a quantidade de pessoas mantidas pela maioria das pessoas, cerca de 50 amigos, que também era o tamanho médio dos bandos de caça e agrupamentos dos humanos primitivos.


  • O limite: 

150 amigos, esse é o máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo, são as pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar e acionar caso seja necessario. 




Este producer está em forma de animação no vídeo abaixo, do canal Mega Curioso, no YouTube

A importância de se ter amigos na saúde e na vida profissional!!

Tifany Rodio 8/11/2016 · #6

#5 Verdade... sentir saudades do que não se tem mais é triste :( mas acredito que a gente não tem saudades daquilo que nunca teve ou que nunca viveu... talvez não sentir saudades de nada seja então a "falta de sentimento" mais triste que exista... porque significaria que a gente não viveu momentos bons, não viu coisas bonitas e não conheceu pessoas especiais ao longo dessa louca caminhada :)

+2 +2

#3 @Tifany Rodio, imagino a "festa" que você faz quando reencontra seus amigos brazucas, hehehe...Pior que sentir saudade dos amigos que estão longe, é sentir saudade dos amigos que não se teve ou que não se tem.

+1 +1

#2 Bela frase do poetinha, @Marcos Vinicius Fernandes Ferreira. Traduziu bem a essência deste artigo!!

0
Tifany Rodio 8/11/2016 · #3

Que interessante a pesquisa de Harvard! Para mim, não há dinheiro que pague uma amizade :-) "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração...!" Saudade dos meus amigos brazucas hehe :)

+3 +3

Ótimo @Franciane Nunes Paciência Torres! E como diria o poetinha, Vinícius de Moraes: “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

+4 +4