Franciane Nunes Paciência Torres en Cidade de São Paulo, beBee em Português, Comerciantes e Vendedores Bebee • Brand Embassador 24/11/2016 · 2 min de lectura · 2,2K

Autoconhecimento: um dos elementos para você alcançar o sucesso!


Autoconhecimento: um dos elementos para você alcançar o sucesso! (Imagem: Barão de Mauá)


Sucesso...aquilo que sucede; algo bem sucedido. Há um tempo atrás eu havia escrito um artigo falando que não há receita pronta para o sucesso, porque, realmente, acredito que não exista uma receita pronta. O sucesso é uma combinação de vários elementos, como: autoconhecimento, persistência, propósitos, determinação, proatividade e planejamento. 


Eu li uma matéria no site da Exame.com, chamado: Se existe sucesso para o sucesso profissional, é este elemento, onde a fundadora e presidente do Conselho do grupo DMRH e Cia de talentos, Sofia Esteves, fala sobre o autoconhecimento e o impacto que causa no sucesso. E aqui compartilho com vocês, abelhas! Mas lembro que é para não esquecerem os outros elementos acima citados. 


Eis a matéria...


O autoconhecido vem a partir da reflexão sobre quem você é, quais são seus objetivos de vida, que legado você quer deixar e o que é sucesso para você, entre outras questões. Você já parou para pensar com calma sobre tudo isso?


Não é algo simples, principalmente porque o ritmo acelerado em que a maior parte das pessoas vive hoje não favorece essa reflexão. Ao final do dia não é raro estarmos tão cansados que a única coisa que queremos é descansar e não pensar em mais nada, não é verdade? Mas o esforço de reservar um tempinho para pensar a respeito de si mesmo e avaliar se está com as rédeas de sua carreira nas mãos vale muito a pena. É o que vai garantir que se sinta realizado e conquiste o que considera ser sucesso profissional.


E não é tarefa que se faz uma vez na vida apenas, não. É fundamental fazermos essa autoavaliação de tempos em tempos. 


Para ajuda-lo nesses momentos, Sofia Esteves fez o roteiro abaixo.


1) Quem eu sou?

– Relembre sua história de vida e carreira.
– Elenque os seus valores, o que é verdadeiramente importante para você em sua atividade profissional. Ex.: liderar, servir, dar poder aos outros, inspirar, relacionar-se, status e prestígio, ambiente amistoso, variedade e diversidade de tarefas etc.
– Elenque também suas competências.


2) Quais são meus objetivos de vida?

– Quais são suas metas?
– Imagine como você estará daqui a cinco anos em relação à sua carreira, sua família, sua vida espiritual, sua saúde, seu patrimônio, sua comunidade, seu lazer, sua vida cultural e novas habilidades.
– Relacione o que você quer e como pode conseguir isso em cada uma dessas áreas.


3) O que você quer deixar como marca neste mundo? Como você gostaria que as pessoas lembrassem de você?

– Ex.: Foi muito hábil em ganhar dinheiro e adquirir bens materiais; era uma pessoa de família, que zelava pela união de seus parentes; foi um executivo de sucesso; foi um bom líder; contribuiu para um mundo mais justo etc.


4) O que é sucesso profissional para você?

– Ex.: Ser famoso; ser reconhecido em sua área como referência; ter um salário alto; ter uma posição de liderança; ganhar o suficiente para viver e trabalhar em casa e/ou ter tempo para a família independentemente do cargo que ocupar, etc.


Há quem sinta dificuldade para encontrar essas respostas. Se este for o seu caso, pode procurar um especialista em orientação de carreira para ajudá-lo. A orientação de carreira também pode ser muito positiva mesmo para quem já tem uma ideia mais clara a respeito de si porque ela oferecerá uma abordagem bastante profunda sobre sua personalidade e o modo como se relaciona com as pessoas e com o ambiente que o cerca. O que lhe dará sacadas muito valiosas para o direcionamento de sua vida em todos os aspectos.


Espero que através deste artigo vocês possam refletir e as perguntas sirvam como base para o autoconhecimento.


Carlos Souza Ribeiro 24/11/2016 · #3

Lembro-me na minha separação @Thiago Smicelato, passei por momentos tristes e, com certeza partiria para uma depressão, foi quando, comecei a ter conhecimentos de muitos processos de Autoconhecimento e pesquisar como nossa mente trabalha a nosso favor e também contra, se não soubermos refletir corretamente

+2 +2
Gilberto Rodrigues 24/11/2016 · #2

E não somente o sucesso! O autoconhecimento também é a chave para uma vida mais feliz!!

+1 +1
Bárbara Fernandez Lima 24/11/2016 · #1

Excelente artigo, compartilho! Somente se conhecemos bem a nós mesmos podemos identificar nossos pontos fortes e destacá-los!

+1 +1