Franciane Nunes Paciência Torres en beBee em Português, Desenvolvimento Humano Bebee • Brand Embassador 15/10/2016 · 1 min de lectura · +900

Biografia do professor Paulo Freire!!


15 de Outubro, dia dos professores, e nada mais justo que trazer a história de um professor. Com vocês, Paulo Freire, uma das figuras mais emblemáticas da educação brasileira, que mesmo formado em direito se tornou um dos professores mais marcantes do nosso Brasil. Espero que vocês se inspirem e tirem algum proveito desta história inspiradora.


Biografia do professor Paulo Freire!!

Paulo Freire nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Recife. Tinha preocupação com o grande número de adultos analfabetos. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, criou um método baseado no vocabulário de cada região. Tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.


Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para a sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
Paulo Freire. 


Suas primeiras experiências aconteceram no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias. 


O educador se eterniza em cada ser que ele educa.
Paulo Freire.


Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart, mas sua carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e em seguida partiu para o exílio. No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Nesse período, escreveu o seu principal livro: "Pedagogia do Oprimido" (1968).


Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard (Estados Unidos), e na década de 1970, foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional a governos de países pobres, a maioria no continente africano, que viviam na época um processo de independência.


Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.
Paulo Freire. 


No final de 1971 fez sua primeira visita a Zâmbia e Tanzânia. Em seguida, passou a ter uma participação mais significativa na educação de Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. E também influenciou as experiências de Angola e Moçambique.


Biografia do professor Paulo Freire!!


Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como fundamentais em sua obra: "Pedagogia da Esperança" (1992) e "À Sombra desta Mangueira" (1995). Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no Município de São Paulo, sob a prefeitura de Luíza Erundina.

Doutor Honoris Causa por 27 universidades, Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992). Faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997.


Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervir no mundo.
Paulo Freire. 




Paulo Freire foi é, e continua sendo um grande mestre mesmo. Ele inspira muitas pessoas, inclusive eu. @Luciano Carmo, gosto muito de trazer novas informações e partilhar conhecimentos. Fico feliz por ter gostado da publicação. Obrigada!!!

+1 +1
Luciano Carmo 15/10/2016 · #1

Mais uma aula que estou aprendendo com seus artigos @Franciane Nunes Paciência Torres parabéns pela informação e obrigado pela publicação desse grande mestre.

+2 +2