Franciane Nunes Paciência Torres en Guia do Emprego & Carreira, Recursos Humanos, Formação Profissional Bebee • Brand Embassador 26/09/2016 · 1 min de lectura · 4,0K

Criar afinidades é a melhor forma de se fazer networking. Saiba como criá-las nos encontros profissionais!!


Criar afinidades é a melhor forma de se fazer networking. Saiba como criá-las nos encontros profissionais!!

Todo mundo sabe que ter e fazer parte de uma rede de contatos é essencial para a vida profissional. E ter e fazer parte de uma rede de contatos baseado em afinidades é o ideal, pois, é através das afinidades que o caminho se abre para conquistarmos nossos objetivos profissionais. 


As pessoas fazem negócios com pessoas com quem tem afinidade. 
Autor desconhecido. 


Durante os encontros profissionais você deve mostrar sua personalidade, cativar as pessoas e gravar nomes e detalhes sobre quem você conhecer. Você também deve fazer desses encontros uma oportunidade para fazer networking por afinidade e criar laços pessoais. As afinidades se dão através de assuntos que despertam a sintonia, os mesmos gostos e as mesmas ideias, tanto pessoal quanto profissional. 

Aqui, trago algumas dicas de como você pode criar afinidades para se beneficiar profissionalmente: 

  •  Ao chegar no encontro profissional: 

# Antes de mais nada, crie empatia com as pessoas ao seu redor. 

# Não fique na sua zona de conforto conversando o tempo todo com quem você já conhece. Procure se entrosar com outras pessoas. 

#  Caso haja timidez, peça para alguém que você conheça te apresentar a outras pessoas.

  • Durante o encontro: 

# Ao se apresentado a outras pessoas, não fale sobre trabalho e, muito menos, sobre seu currículo. 

# Fale sobre assuntos que criem afinidades, por exemplo: viagens, arte, culinária...enfim, assuntos que rendam além do encontro profissional. 

Criar afinidades é a melhor forma de se fazer networking. Saiba como criá-las nos encontros profissionais!!

# Ao entrar no assunto de trabalho, fale de forma ampla, destacando suas características profissionais. 

# Ao receber o receber cartões de visita, leia, comente ou pergunte sobre o que está escrito no cartão, isso é uma forma de demonstrar interesse. 

# Não tenha medo de dizer o que espera do encontro profissional. Por exemplo, se você procura parcerias profissionais, exponha seu desejo.

  • Depois do encontro: 

# Procure entrar em contato com quem você conversou, demonstre interesse sincero pela pessoa, e não interesse pelo que ela pode fazer por você. 




Texto de Franciane Nunes.


Eu, particulamente, gosto de estar sempre em contato com pessoas, inclusive em ambientes virtuais, assim como no ambiente do beBee, entrando em contato com vocês. Pessoas ajudam pessoas se estas demonstram real interesse, tanto pela pessoa em si, quanto pelas afinidades. E este artigo foi inspirado na filosofia e nos valores do beBee. Obrigada equipe brazuca, obrigada Javier, e obrigada Gelson por comentarem e por espalhar o networking por afinidades.

+2 +2
Gelson Bastos 27/09/2016 · #5

É bem por aí! Confiamos mais em pessoas com as quais nos identificamos e reconhecemos interesses em comum.

+1 +1

Por isso é importantíssimo ser curioso e se interessar por uma grande variedade de assuntos! Quanto mais coisas se conhece, mais possibilidades de encontrar afinidades com outras pessoas!

+3 +3
Tifany Rodio 27/09/2016 · #2

Mais um artigo top! Obrigada Franciane. Com certeza é mais fácil fazer negócios com pessoas que temos algo em comum... quantos contratos já foram fechados durante partidas de golf, conferências, ciclismo, etc...? São ambientes propícios para falar de lazer mas, também de business 😃

+3 +3
Thiago Smicelato 27/09/2016 · #1

Ter contatos sempre foi uma das melhores maneiras de ter exito na vida, o beBee só facilitou as coisas :)

+5 +5