Franciane Nunes Paciência Torres en Guia do Emprego & Carreira, Recursos Humanos, beBee em Português Bebee • Brand Embassador 22/9/2016 · 2 min de lectura · 1,3K

Estórias de ficção podem ajuda na sua carreira profissional!


Estórias de ficção podem ajuda na sua carreira profissional!

O psicólogo cognitivo e escritor de ficção Dr. Keith Oatley e outros pesquisadores, descobriram que as estórias de ficção não somente ativa, como também aprimora as funções cognitivas que nos permitem conviver melhor em sociedade.

No livro Such Stuff As Dreams: The Psychology Of Fiction, que trata, fundamentalmente, de "eus num mundo social", e cujo assunto principal é "o que as pessoas querem umas das outras", Dr. Keith Oatley afirma que da mesma forma que o seu conhecimento na sua área de atuação aumenta ao ler vários livros, ao se qualificar e ao fazer networking; estórias de ficção aumentam sua compreensão sobre as relações sociais e seu pensamento sobre o que as outras pessoas estão pensando. 

Dr. Keith Oatley ainda diz que a ficção é uma simulação do mundo social que nos permite experimentar, por meio da imaginação, uma variedade de circunstâncias sociais com diferentes tipos de pessoas que nós podemos encontrar no cotidiano. Transportando este conceito para o mundo corporativo, significa dizer que é possível encontrar um personagem fictício que tenha, digamos, as mesmas características que o seu colega de trabalho.

O papel dos escritores na ficção sobre o trabalho

O pensador, Alain de Botton, em artigo no Boston Globe, pede uma nova literatura que “proclame a inteligência, as peculiaridades, a beleza e o horror do local de trabalho”. Os ficcionistas têm um papel fundamental nesta empreitada.

“Contamos com escritores para ajudar a nos explicar o mundo. São eles que nos dão a sensação de como é se apaixonar, que nos dão palavras para descrever a paisagem ao nosso redor, e que nos ajudam a interpretar as dinâmicas de nossas famílias. (…) Escritores são nossos cartógrafos. Entretanto, muitos autores contemporâneos mantêm-se notoriamente em silêncio diante de uma área central de nossas vidas: o trabalho.

O universo do trabalho é considerado, de forma geral, um detalhe na ficção. 


Extra

10 frases da ficção que podem estimular o protagonismo na sua carreira. 

Imaginação é a sua própria forma de coragem. 
Frank Underwood, personagem da série The House Of Caras.


Não se esqueça de quem você é, porque o mundo não se esquecerá. Use como uma armadura e isso não poderá nunca ser usado para machucá-lo. Uma vez que você tenha aceitado suas falhas, ninguém poderá usá-las contra você.  
Tyrion Lannister, personagem da série Games Of Thrones. 


Passei a vida inteira com medo, medo das coisas que poderiam acontecer e das que não poderiam acontecer. O que eu descobri foi que o medo é a pior parte. Esse é o verdadeiro inimigo.
Walter White, personagem da série Breaking Bad.


Se você não gosta do que está sendo dito, mude a conversa.
Don Draper, personagem da série Mad Men.


Pense cuidadosamente, tudo o que vier após este momento vai não só determinar a sua carreira, como também a sua vida.
Annalise Keating, personagem da série How To Get Away With Murder. 


Ninguém vai bater mais forte do que a vida. Não importa como você vai bater e, sim, o quanto aguenta apanhar e continuar lutando. 
Rocky Balboa, personagem dos filmes Rocky. 


Nossas vidas são definidas pelas oportunidade. Até mesmo aquelas que perdemos.
Benjamin Button, personagem do filme O curioso Caso de Benjamin Button. 


Não existem ideias ruins; existem apenas ótimas ideias que dão horrivelmente errado.
Jack Donnaghy, personagem da série 30 Rock.


Se você está preparado para se adaptar e aprender, você pode transformar. 
Harry Hart, personagem do filme Kings Man - Serviço Secreto. 


Eu não faço nada ou o que é impossível. Eu, friamente, faço cálculos sobre situações difíceis e não assumo nada que eu saiba que não possa ganhar. 
Olivia Pope, personagem da série Scandal. 




Fontes: Literatura de ficção e a sua carreira E 10 frases da ficção que valem para o sucesso no mundo real.