Franciane Nunes Paciência Torres en Recursos Humanos, beBee em Português, Comerciantes e Vendedores Bebee • Brand Embassador 10/10/2016 · 1 min de lectura · 2,8K

Ficar anos na mesma empresa ou buscar sempre por novos desafios??


Ficar anos na mesma empresa ou buscar sempre por novos desafios??

Quando um profissional desempregado passa por uma seleção, o recrutador analisa o tempo em que ele trabalhou em cada empresa descrita no curriculum. Se o profissional passa pouco tempo nas empresas, é visto como não comprometido e que tem dificuldade de adaptação, por outro lado, se passa anos é valorizado pelo fidelidade e pela assertividade em suas escolhas. A fidelidade é uma característica muito apreciada no ambiente corporativo.

Não há um fator determinante que leve o profissional a ficar ou não muitos anos em uma empresa, o que conta é a satisfação com o desempenho de suas atividades e enxergar crescimento para sua carreira. O segredo é não se acomodar e com medo de sair da zona de conforto provocado pela estabilidade do emprego. 


A zona de conforto é inimiga do crescimento profissional, da constante atualização e da sempre busca pelo conhecimento. 
Franciane Nunes.


Em se tratando de vida corporativa, é altamente recomendável encarar novos desafios, para isso, o profissional precisa refletir e analisar sua participação na empresa através da satisfação. A partir daí, se vê a motivação pelo cargo ou a busca por novos desafios.


Ficar anos na mesma empresa provoca efeitos negativos como...

  • A zona de conforto provocada pela acomodação e segurança.
  • A não adaptação do que está acontecendo no mundo corporativo.
  • A falta de aprimoramento das atividades desempenhadas. Quando há acomodação, não há a busca pelo aprimoramento e pela busca de novos conhecimentos. 

Ficar anos na mesma empresa traz vantagens como... 

  • Segurança- Todo mundo busca segurança no trabalho, essa segurança anda em falta no mercado de trabalho, 
  • Adaptação- Se busca se adaptar ao ambiente, já que nem sempre é fácil se adaptar a vários ambientes.
  • Uma especialização naquilo que faz. O profissional acaba se tornando um especialista.
  • Subida de cargos. Ao passar anos na mesma empresa, o profissional acaba conhecendo bem a organização, fazendo com que ele esteja apto a ocupar cargos mais altos.



Fonte: Prós e contras de ficar anos na mesma empresa. 

#1 @Bruno Pinto, você citou dois fatores que influenciam na hora de ficar ou não, anos na mesma empresa: Crise e fazer o que não diz respeito ao que tanto sonhamos ou estudamos. Eu, particularmente, sou a favor que a pessoa faça aquilo que gosta, e se permanecer na empresa por muitos anos, que permaneça por gostar e por ter chances de crescimento. O impulso pode levar a caminhos sem volta.

+2 +2
Luciano Carmo 10/10/2016 · #2

Muito bom Franciane Nunes Paciência Torres.

+2 +2
Bruno Pinto 10/10/2016 · #1

Boa análise! Muitas vezes entramos em uma empresa onde o que fazemos não diz respeito ao que tanto sonhamos ou estudamos, então vale mesmoa pena arriscar novos desafios até encontrar o que realmente lhe faz feliz, só atento com a famosa "crise" e dificuldade para encontrar um novo emprego, não agindo por impulso!

+3 +3