Franciane Nunes Paciência Torres en Guia do Emprego & Carreira, beBee em Português, Perfis operacionais Bebee • Brand Embassador 15/10/2016 · 1 min de lectura · 1,6K

Networking para os tímidos!!


Networking para os tímidos!!

Todo mundo sabe que networking significa ter ou fazer parte de uma rede de contatos profissionais através de conexões pessoais, a fim de conquistar um emprego...melhorar as relações interpessoais...mudar de carreira, etc. E a melhor forma de fazer essas conexões é através das afinidades. Mas para quem é tímido, criar conexões nem sempre é fácil, pois tem que ter disponibilidade e estar aberto para se aproximar e deixar que as pessoas se aproximem. Para criar conexões pessoais é preciso "fazer uma social", ou seja, sair com os amigos...participar de eventos profissionais...participar dos encontros familiares...ir ao shopping, cinema, supermercados, padarias, praias...enfim, frequentar lugares que permitam a aproximação das pessoas.


Estar aberto e dar abertura para as pessoas se aproximarem é o primeiro passo para os tímidos fazerem networking.


Agora, trago algumas dicas do que os tímidos devem fazer para ter um networking eficiente e de qualidade: 


1. Esteja aberto e dê abertura: Networking é feito por e com pessoas. Embora a timidez seja marcada pelo desconforto e pela tensão de se estar em situações sociais e marcada também pelo medo do que as pessoas vão achar e pensar de você. Você não pode e nem deve se fechar, isso não só prejudica o networking como também a vida profissional. Respire fundo, tente relaxar e só pensar em coisas boas, inclusive, pensar que as pessoas estão pensando super bem de você.


2. Primeiro ouça: As pessoas gostam de serem ouvidas, aproveite a timidez para ouvir. 


3. Fale sobre a pessoa: Assim como as pessoas gostam de serem ouvidas, elas também gostam de falar sobre elas mesmas, aproveite a timidez para focar nas pessoas fazendo perguntas e dando opiniões. 


4. Quando você estiver mais relaxado, fale sobre si mesmo: Ao focar na outra pessoa, sua timidez vai ficando para escanteio, aproveite para falar sobre si mesmo, fale sobre seus gostos, sobre o que você gosta de fazer, sobre assuntos que "deem pano para manga". 


5. Cuidado ao falar dos propósitos e objetivos profissionais: Fale de um jeito simples e objetivo sobre o que você quer, mas não é porque você é tímido, que vai economizar palavras. O ponto chave é passar o brilho no olhar e falar da vontade de fazer a diferença no trabalho futuro. 


6. Esteja preparado: Os tímidos não gostam muito de passar horas em situações sociais por se sentirem desconfortáveis. Por isso, esteja preparado com currículo e tenha todas as informações profissionais na ponta da língua quando a oportunidade surgir. 



7. Tenha cartões de visita sempre em mãos: Este cartão deve ser simples e deve conter seu nome, telefone, as redes sociais e o email, e deve ser entregue quando já estiver conversando sobre assuntos profissionais (este cartão também deve ser entregue por quem não é tímido).



Networking para os tímidos!!



Texto de Franciane Nunes.


#2 Fico feliz que tenha, gostado, Joelson! Espero que você aproveite as dicas. Obrigada por comentar.

+1 +1

#1 Espero que as dicas te ajudem de alguma forma, @Luciano Carmo. Obrigada pelo comentário!

+2 +2
Joelson Madeira 15/10/2016 · #2

Muito bom!

+1 +1
Luciano Carmo 15/10/2016 · #1

Excelentes dicas @Franciane Nunes Paciência Torres . Serve até para quem não é tímido. ;)

+2 +2