Orientadora de Carreira Franciane Torres

há 7 anos · 3 min. de leitura · 0 ·

Blogging
>
Blog por Orientadora de Carreira
>
Saiba como se vestir corretamente para uma entrevista de emprego!

Saiba como se vestir corretamente para uma entrevista de emprego!


Mbit(Imagem: Vagas.com)


Depois de passar meses entregando currículos nas empresas e se cadastrando em sites de emprego, finalmente você foi chamado para uma entrevista. Só que você fica tão eufórico e preocupado com o que vai dizer na hora das perguntas e na hora de falar sobre si mesmo, que nem dá tanta importância a roupa que vai e acaba pegando no guarda-roupa a primeira que vê ou aquela mais comportada. 


Mas sabia que a roupa que você escolhe influencia no modo como o entrevistador te analisa? É...você é analisado desde quando chega até quando sai, passando pelo comportamento até a vestimenta.  


E para ajudá-los, trago as dicas das consultoras de imagem corporativa Renata Mello e de moda Bia Kawasaki, de como montar o visual adequado. Elas deram dicas de onde as pessoas mais erram...As cores de roupas que devem ser evitadas...O visual para mulheres e homens em um ambiente formal...Como deve estar o cabelo (até o cabelo é importante), dicas também sobre o seu estilo e sobre ser jovem


Confiram as dicas...


Onde as pessoas mais erram


Sabe aquela história de "é melhor pecar pelo excesso?". Não é bem assim quando se trata de uma entrevista de emprego. Para a consultora Renata Mello, o maior erro dos profissionais é exagerar na hora da escolha da roupa e dos acessórios com o objetivo de "causar uma boa impressão". "As mulheres acabam usando certas roupas para se sentirem poderosas, abusando do decote e do comprimento da saia ou do excesso de maquiagem".

Já os homens pecam ao tentar "impor um estilo pessoal" que não necessariamente está de acordo com o exigido pela empresa. É achar, por exemplo, que podem dispensar uma gravata quando bem entender. "Conheci o caso de um profissional muito bom, competente, bem avaliado, mas que na entrevista final não usou a gravata. O gestor me disse: ele chegou, todo despojado, achando que o jogo já estava ganho. Não contratei", diz Renata Mello. Isso não quer dizer que é preciso estar sempre de gravata. Na dúvida, segundo a consultora, leve uma gravata na mala e a coloque se sentir falta na hora. 


Cores


Vermelho forte, laranja e amarelo reluzente. A dica é evitar essas cores durante a entrevista de emprego. Se o intuito é transmitir uma imagem de alguém que é dinâmico, vibrante e mais animado, aposte em acessórios metalizados. Para as mulheres, uma dica é combinar roupas com tons mais neutros a um colar prateado ou dourado, mas fosco, sem muito brilho. Pulseiras que não fazem barulho ou um anel de destaque também podem ser uma boa ideia. "Os acessórios favorecem o tom da pele e iluminam sem chamar muita atenção", diz Bia Kawasaki. Estampas não são um erro, caso não sejam exageradas e estejam acompanhadas de uma outra peça mais neutra, segundo Renata Mello. 


Ambiente formal


Mulheres: não é preciso ficar somente nas calças sociais. Investir em uma saia lápis ou em um vestido preto básico são boas alternativas. Para os dois casos, o comprimento indicado é na altura do joelho. A saia, segundo Bia Kawasaki, é uma opção bastante formal que favorece a todos os biótipos. Ela não pode ser muito agarrada. Para mulheres que têm o tronco mais largo, Bia indica utilizar uma blusa de seda que cubra os ombros e seja mais solta. Na combinação com a saia, um blazer é a opção indicada. De preferência em cores mais sóbrias e escuras.

Em ambientes formais, Bia também aconselha as mulheres a apostarem em unhas com cores mais neutras — deixando de lado o vermelho, pink ou desenhos. O salto é indicado por ela para qualquer combinação. "O salto muda a identidade da mulher, aumenta a estatura, deixa a coluna mais ereta e a postura mais bonita", diz. O único cuidado a se ter, segundo Bia, é optar por um salto confortável que não traga dificuldades para caminhar, o que poderia causar o efeito contrário ao desejável. 

Homens: o bom e tradicional terno é a opção mais indicada. A cor, contudo, não precisa ser preta. Bia aconselha escolher tons mais escuros no inverno, como azul, e no verão, um cinza mais claro. Ela não recomenda o uso de  gravatas de cores fortes, como pitanga. Com relação à meia, é preciso combinar com o sapato — preto com preto, por exemplo. Para a consultora, vestir meias coloridas ou brancas pode "queimar o filme". 


Cabelo


Algo que poucos se atentam antes da entrevista e que pode fazer a diferença: o cabelo. "O corte de cabelo traduz nossa identidade", diz Bia. Uma dica é, se possível, passar no cabeleireiro para deixá-lo com um corte mais definido e que valorize seu rosto. Se for ao salão, já aproveite e peça dicas de maquiagem. Para os homens, o cuidado com a barba também é importante.


E o meu estilo?


As duas consultoras aconselham os profissionais a seguir o estilo da empresa, antes de tentar impor o seu — ao menos durante a entrevista de emprego. O indicado é ir mais formal, mesmo que não seja assim que você está acostumado a trabalhar — ou com um estilo informal que esteja de acordo com o da empresa. "Há chefes que não dão tanta importância ao que você veste na entrevista. Mas a grande maioria pensa: eu consigo enxergar essa pessoa com a cara da empresa? E é claro que nesta análise entra a roupa que você está vestindo naquele momento", diz Renata Mello.

Depois, se a contratação ocorrer, o agora funcionário poderá entender melhor como as pessoas se vestem na empresa, talvez ouvir do gestor que uma roupa tão formal não é necessária todos os dias ou ainda que a calça jeans é aceitável. "Você pode colocar pitadas do seu estilo pessoal no profissional. Só não pode tornar o profissional totalmente pessoal", afirma Renata. 


Sou muito jovem. E agora?


A roupa correta pode ajudar a passar uma impressão de maturidade que, muitas vezes, só o julgamento do rosto não leva a crer, segundo as consultoras. Uma mulher muito nova, por exemplo, pode optar por um colar de pérolas e acessórios que a ajudem passar uma imagem mais adulta. Já um homem muito novo que concorre a uma vaga sênior deve optar pela gravata e por um traje formal. Cabelo raspado e barba mal feita podem pegar mal. 





Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/01/com-se-vestir-para-uma-entrevista-de-emprego.html

"
Comentários

Artigos de Orientadora de Carreira Franciane Torres

Ver blog
há 5 anos · 1 min. de leitura

(Imagem - · SENAC/MA) · O mercado de trabalho atualmente está exigente, isso é notável! É qualificaç ...

há 2 anos · 2 min. de leitura

Quando você vai fazer um currículo é natural querer mostrar ao recrutador que quer um emprego, o que ...

há 5 anos · 1 min. de leitura

(Imagem - Pixabay) · A entrevista de emprego é o momento mais importante e decisivo para aqueles que ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos


  • Cronoshare São José dos Pinhais (Paraná), Brasil

    Fazer cobertura para churrasqueiraQual móvel/item você procura? · Cobertura, pergolado de madeira · Que serviço precisa? · Fabricação sob medida · Tipo de material · Imbuia · Quando começará o serviço? · Próximos 30 dias · Qual o horário de preferência para o serviço · O dia inte ...

  • Cronoshare

    Babá por hora para 1 criança

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 1 dia


    Cronoshare Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Brasil

    Preciso de babá na zona sul do rio de janeiroQuantas crianças estarão sob os serviços da babá? · 1 criança · Indique a idade da(s) criança(s) · 0 a 12 meses · Atividades a serem realizadas · Fazer a comida da(s) criança(s), levar e buscar a(s) criança(s) nos locais a pé · Perfil ...

  • Coodesh

    Data Engineer

    Encontrado em: beBee S2 BR - há 4 dias


    Coodesh State of São Paulo, Brasil OTHER

    Esta é uma vaga de um parceiro da plataforma Coodesh, ao candidatar-se você terá acesso as informações completas sobre a empresa e benefícios. Fique atento ao redirecionamento que vai te levar para uma url com o pop-up personalizado de candidatura. · Buscamos Data Engineer (Sên ...