Franciane Nunes Paciência Torres en Guia do Emprego & Carreira, Perfis operacionais, Comerciantes e Vendedores Bebee • Brand Embassador 23/9/2016 · 1 min de lectura · 2,9K

Seja antifrágil e evolua em meio à dificuldade!


Seja antifrágil e evolua em meio à dificuldade!

Primeiro vamos ao significado de frágil. Bom...frágil significa algo que não oferece resistência, que se rompe facilmente quando é pressionado pelo meio externo.

A palavra antifrágil significa que é a melhora do algo frágil quando este é pressionado pelo meio externo, havendo um ganho e uma evolução. Essa definição foi dada pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb e é observado que esta definição contradiz que fragilidade é o oposto de força ou resistência.

Antifragilidade X Resiliência 

Resiliência é uma característica inerte, ou seja, independente daquilo que aconteça com você, você continuará igual, sem aprender e sem evoluir. Já a antifragilidade significa ganhar e evoluir a cada vez que as dificuldades, desafios e pressões aparecem, significa aprender com cada um deles e evoluir a cada dia. Antifragilidade significa evoluir em meio à discórdia. 

Uma forma de mostrar a diferença entre resiliência e antifragilidade, são os mitos da Fênix e da Hidra. A fênix é aquele pássaro mitológico que toda vez que morre, arde em chamas e, depois, renasce das cinzas, continuando a ser o mesmo pássaro que era antes. A Hidra por sua vez, é um monstro de três cabeças, e que cada vez que tinha uma de suas cabeças decepadas, duas nasciam no lugar, a tornando cada vez mais forte. 

Antifragilidade X Crise

Como citado acima, ser antifrágil significa que é a melhora de algo frágil quando este é pressionado pelo meio externo, havendo ganho e evolução. Para melhor ficar o entendimento deste artigo, vou trocar esse algo frágil por crise.

Bom...é inegável que o crise faz pressão para que a gente logo contorne a situação ruim e voltemos a ficar na situação confortável.

Por que ser antifrágil??

Ser antifrágil é necessário e importante porque faz com que a gente enfrente os riscos e as incertezas presentes em cada crise.

A antifragilidade no mercado de trabalho... 

Como é sabido, o mercado de trabalho vem sofrendo com a crise e, se você nao for antifrágil, com certeza não irá resistir e ficará fora do mercado mesmo após essa crise passar.

Para ser antifrágil diante da crise é preciso...


bater de frente e aprender com essas situações, não devendo fugir ou se proteger, pois o objetivo é crescer e se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Analisar as próprias fraquezas.

Não ter medo de correr riscos. 

Utilizando a antifragilidade...


No agir mesmo achando que ocorrerá graves erros e riscos.

Ao receber feedbacks de maneira clara e positiva.

Ao desconfiar quando tudo está indo fácil e bem demais.

Ao não adiar os problemas. 

Algumas reflexões que vão te ajudar a perceber se você está sendo antifrágil na sua carreira...


Ao fazer seu planejamento, você procura considerar a existência de momentos inesperados ou apenas visualiza o mundo ideal?

Você prefere a estabilidade ou a instabilidade?

Os momentos difícieis te assusta ou traz motivação?

Você enxerga a crise como um problema ou como oportunidade?

Quando você está diante de algum projeto, gosta de ter tudo sob controle ou tem que saber se precisará se virar caso aconteça algo inesperado? 




Este texto foi com base neste artigos: Este modelo de pensamento reverte as crises a seu favor E Porque você não deve querer ser resiliente. 


#1 É comum confundirmos ou atribuirmos o significado de resiliência em antifragilidade por possuírem a mesma raiz, ou seja, as dificuldades, o caos. Mas é bom prestar atenção em ambas as palavras, saber o que elas querem dizer e saber mais sobre elas, para saber como agir em quaisquer situações. A antifragilidade, hoje, é mais importante que resiliência na vida pessoal e profissional. Obrigada, @Tifany Rodio, por comentar e dar sua opinião.

+1 +1
Tifany Rodio 23/9/2016 · #1

Eu sempre usei a palavra resiliência com o significado de antifragilidade. Obrigada por dar seu ponto de vista, @Franciane Nunes Paciência Torres! Sem dúvida essa é uma das habilidades mais importantes para um profissional.

+2 +2