Franciane Nunes Paciência Torres en Recursos Humanos, beBee em Português, Desenvolvimento Humano Bebee • Brand Embassador 27/2/2018 · 1 min de lectura · 2,1K

Trabalho voluntário: competências e habilidades desenvolvidas.


Trabalho voluntário: competências e habilidades desenvolvidas.(Imagem: Geralt - Pixabay) 


Quando pensamos em trabalho voluntário logo visualizamos, na maioria das vezes, pessoas nas ruas ajudando outras em situação de risco ou de abandono, seja dando palavras de incentivo para estas saírem delas ou com distribuição de alimentos e outras atividades com o propósito de trazer algum alento.


Quando pensamos em trabalho voluntário visualizamos somente o ajudar o próximo sem a compreensão do real sentido de ser voluntário, sem a compreensão do real sentido do que significa o trabalho, sem a compreensão da real importância deste gesto tão significativo para nós mesmo e para as pessoas ajudadas.


Ser voluntário é mais que ajudar, é mais que fazer qualquer ação voluntária. Ser voluntário é se colocar no lugar do outro, é ser solidário, é respeitar o outro, é compreender o que o outro está passando, é ajudar sem esperar e querer nada em troca, é ter compaixão, é ter um olhar complacente, é servir sem julgar, é ser um bom ouvinte, é ser humilde, é buscar sempre o melhor de si mesmo e fazer o outro buscar o que ele tem de melhor, é motivar. É amar o ser humano.


O trabalho voluntário te faz crescer como ser humano, te faz enxergar e pensar "fora da caixa", te faz ter empatia, te faz ter ideias criativas e inovadoras, te faz tomar iniciativa e adquirir novos conhecimentos, te faz saber trabalhar em equipe em prol de um propósito maior, te faz saber lidar com as diferenças e te faz ser um solucionador de problemas. O trabalho voluntário ainda te faz adquirir habilidades e competências pessoais, interpessoais e profissionais.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO.

> Empatia

> Trabalho em equipe

> Facilidade de aprendizagem

> Resolução de problemas

> Persuasão

> Autoconfiança e automotivação

> Raciocínio lógico

> Liderança

> Engajamento

> Proatividade

> Criatividade, inovação

> Autodesenvolvimento

> Foco nas questões humanas

> Facilidade para encontrar soluções

> Sensibilidade

> Capacidade de lidar bem com os momentos ruins

> Senso de organização

> Inteligência emocional

> Capacidade de analisar situações

> Coragem e assertividade

> Curiosidade


FALANDO EM PROFISSIONAL..

Você sabia que pode colocar no currículo que faz ou fez trabalhos voluntários? Você sabia que as habilidades e as competências adquiridas ao realizar trabalhos voluntários ajudam na entrevista de emprego? E mais, você sabia que o empregador/chefe prioriza quem coloque na prática estas habilidades e competências? Isso mesmo!!


NO CURRÍCULO

Caso você não possua experiência profissional pode e deve colocar que fez ou faz trabalhos voluntários. Se você possui experiência, o trabalho voluntário também deve ser citado, isso irá atrair e "encher os olhos" do recrutador.


NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Você deve citar as habilidades e as competências adquiridas. As empresas estão carentes de profissionais que pensem nas pessoas, que tenham empatia, que saibam lidar com a adversidade e que gostem e tenham facilidade de trabalhar em equipe.


NO AMBIENTE DE TRABALHO

O trabalho voluntário permite você adquirir várias habilidades, isso já foi aqui citado. O empregador prioriza quem coloca na prática estas habilidades, o que faz você ser muito bem visto e ganhar mais oportunidades de crescimento. 




O trabalho voluntário tem o poder de multiplicar o bem, o amor ao próximo, a empatia - capacidade de extrema sensibilidade de se colocar no lugar do outro - , formando uma verdadeira rede de crescimento mútuo.
Rodrigo Moreira





Artigo escrito por Franciane torres.  


Lenice Rocha 1/3/2018 · #3

É maravilhoso quando você ajuda alguém, com amor tudo fica ainda mais gratificante. Parece que a gratidão do outro te enche de esperança e compaixão. Parabéns

0
Almiro Alves de Souza 27/2/2018 · #2

Muito bom, isto e muito gratificante. E melhor voce da, que as vezes receber, e sem olhar quem.

+1 +1
Hector Fong 27/2/2018 · #1

👍👍👏👏🆗✔

+1 +1