Como se certificar de que seu site aparecerá de forma útil em tablets e telefones

Frederico José Otaviano Robalinho de Barros

Muitos comerciantes da Internet cometem o erro de pensar que, uma vez que seu site esteja funcionando, seu maior trabalho está concluído. Na verdade, está apenas começando. Para entender o porquê, responda esta pergunta: como você costuma acessar a Internet?

Se você é como a maioria das pessoas nos dias de hoje, você respondeu: “Através do meu celular” ou “Do meu tablet”. Por causa do Wi-Fi, quase universal, e da acessibilidade dos dispositivos de acesso móvel, a maioria dos usuários atualmente acessa seus sites favoritos através das páginas de seus dispositivos móveis portáteis em vez de seus laptops ou computadores de mesa.

Isso significa que o site que você acabou de criar é essencialmente obsoleto – pelo menos, se não for otimizado para dispositivos móveis.

Conteúdo crítico apresentado de forma concisa

Ao contrário dos usuários de computador, os usuários móveis não querem baixar sua página inteira. É muita informação, tanto para o usuário quanto para os próprios dispositivos. Em vez disso, eles procuram informações importantes que podem acessar rapidamente, sem ter que clicar em várias páginas diferentes.

Você já tentou clicar em um botão em um smartphone? É difícil, senão absolutamente impossível!

Isso significa que seu site precisa ter uma versão simplificada, de tal forma que os usuários móveis possam ser desviados para seu site. Em outras palavras, seu conteúdo precisa ser otimizado para dispositivos móveis.

As pessoas estão ligadas aos seus dispositivos móveis … literalmente!

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas não saem de casa sem o seu telefone celular. O usam especialmente quando o assunto é buscar na internet produtos e serviços que desejam enquanto estão na rua.

Se sua empresa tem apenas um site regular, você está essencialmente fechando a porta para a maioria dos clientes que usam a Internet.

Como os dispositivos móveis possuem telas pequenas, correm mais lentamente do que os PCs e possuem teclados sensíveis, dessa forma a versão móvel da sua página web precisa responder a essas desvantagens. As páginas otimizadas para dispositivos móveis devem ser fáceis de ler, fornecer conteúdo crítico no topo e ter fácil navegação, sem o uso do teclado, afirma o especialista Frederico José Otaviano Robalinho de Barros.

Vantagens da otimização móvel

Quando o seu conteúdo é otimizado para dispositivos móveis, você não só tem acesso a um pool maior de clientes potenciais, mas também possui um melhor acompanhamento graças às tecnologias integradas da maioria dos softwares geradores de páginas web móveis.

Obter as informações que você precisa pode te ajudar a entender como os visitantes da página se comportam, uma vez que eles alcançam suas páginas da web otimizadas em dispositivos móveis. Isto é, isso pode ajudá-lo a tornar suas páginas ainda mais eficazes e obter os resultados desejados.

É muito importante aprender outras técnicas de marketing móvel para aumentar o valor e a eficácia do seu negócio baseado na web.

Como se certificar de que seu site aparecerá de forma útil em tablets e telefones