Frederico José Otaviano Robalinho de Barros comenta sobre as principais tecnologias do Marketing

Em um mundo cada vez mais dinâmico e moderno, atribuímos grande parte do desenvolvimento e inovações dentro da área de comunicação à tecnologia. A internet é um bom exemplo, visto que, após seus avanços, permitiu que pessoas se comunicam-se a quilômetros de distância.

Dentro das indústrias, permitiu ainda que a internet se torna-se uma ferramenta de trabalho, influenciando não apenas na comunicação, através do marketing, mas sim nas linhas de produção, afirma Frederico José Otaviano Robalinho de Barros.

A seguir, listamos algumas das principais tecnologias usadas pelo marketing:

Marketing analytics

Está envolvido nos processos e tecnologias que propiciem que profissionais de marketing estimem seu sucesso através de seu desempenho – blogs, canais de comunicação, como redes sociais, por exemplo. O Marketing analytics informa como suas campanhas estão se desenvolvendo efetivamente.

CRM (Customer Relationship Management)

O principal objetivo do Customer Relationship Management é monopolizar todos os dados da entrada de clientes e concentrá-los. O seu fácil acesso a dados e a compreensão daquilo que seu cliente necessita, permite que você antecipe os próximos desejos de compra de novos e potenciais clientes.

BI (Business Intelligence)

É um sistema responsável por realizar, utilizar, analisar e organizar a coleta dos dados dos clientes, a fim de compreender quais são os investimentos que estão se encaminhando para lucros ou prejuízos. Neste sistema os dados mais relevantes ficam acessíveis, o que facilita a tomada de decisões pelos gestores das empresas, sendo capaz também de identificar futuras falhas nos processos, ou até seus desperdícios. 

Computação na nuvem

Este software de gestão, também conhecido como “Cloud computing”, simplifica o acesso a todos os recursos da empresa para tarefas diárias simples, a partir de servidores da web, como documentos e relatórios, reduzindo custos com papéis e processos de busca.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Esta ferramenta permite ao gestor que enxergue a organização como um todo, além de coletar dados de todas as atividades da empresa. A principal função deste software é auxiliar no controle, integração e gerenciamento total das informações, dos recursos e dos processos, para que as empresas sejam, para que as companhias sejam mais assertivas ao tomar decisões. Com ela é possível ter mais nitidez e segurança nos dados colhidos, além de reduzir os custos totais da empresa, bem como diminuir a quantidade de erros e empecilhos futuros nesses processos de gestão.

Frederico José Otaviano Robalinho de Barros comenta sobre as principais tecnologias do Marketing